Legitimidade ativa na recuperação judicial
1 – condição regular (inscrição dos atos constitutivos na junta)
2 – exercer a atividade a mais de 2 anos
3 – não pode ser falido e, se já foi falido algum dia, deve provar que as suas obrigações estão extintas por sentença, não pode o empresário ter sido condenado por crime falimentar para poder se valer da recuperação, e não pode ter se valido de igual benefício nos últimos cinco anos, ou a menos de 8 anos caso seja uma recuperação de plano especial
A legitimidade ativa da recuperação extrajudicial é a mesma da recuperação judicial
Abraços
GABARITO LETRA C
A) Art. 173 da lei 6.404/76. A assembléia-geral poderá deliberar a redução do capital social se houver perda, até o montante dos prejuízos acumulados, ou se julgá-lo excessivo
B) Art. 890 do CC. Consideram-se não escritas no título a cláusula de juros, a proibitiva de endosso, a excludente de responsabilidade pelo pagamento ou por despesas, a que dispense a observância de termos e formalidade prescritas, e a que, além dos limites fixados em lei, exclua ou restrinja direitos e obrigações.
Faltou na alternativa, uma indicação de onde se tratava tal regra como um " de acordo com Código Civil), pois temos diversas leis esparsas que excetuam o dispositivo em uma interpretação sistemática.
C) Artigo 165, §1º da Lei 11.101/05
Art. 165. O plano de recuperação extrajudicial produz efeitos após sua homologação judicial.
§1º. É lícito, contudo, que o plano estabeleça a produção de efeitos anteriores a homologação, desde que exclusivamente em relação à modificação do valor ou da forma de pagamento dos credores signatários.
D) RESOLUÇÃO 2309/2006 do BC:
Art. 7º Os contratos de arrendamento mercantil devem ser formalizados por instrumento público ou particular, devendo conter, no mínimo, as especificações abaixo relacionadas:
I - a descrição dos bens que constituem o objeto do
contrato, com todas as características que permitam sua perfeita identificação;
III - o valor das contraprestações ou a fórmula de cálculo das contraprestações, bem como o critério para seu reajuste;
Obs. A questão versa sobre diversos temas do Direito Empresarial e busca confundir o candidato, com uma questão incorreta e outra incompleta ou mal redigida.
#continuefirme
Instagram: @kellvinrocha