SóProvas


ID
2560033
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRE-RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A reforma do Estado dos anos 1990 modificou a administração pública, implementando uma cultura gerencial calcada em uma gestão voltada para ferramentas e métodos provenientes da iniciativa privada. A adesão à cultura gerencial, oriunda dessa reforma, estimula cada vez mais a participação de consultorias privadas com o intuito de gerar informações imprescindíveis para a tomada de decisões dos gestores públicos e apoiar a elaboração de programas de gestão. No caso brasileiro, quais foram os resultados mais visíveis da reforma do Estado no âmbito do controle das privatizações?

Alternativas
Comentários
  • Agências Reguladoras

  • Gabarito B

     

    As Agências Reguladoras surgem quando o estado deixa de prestar um serviço e passa a responsabilidade pra iniciativa privada, elas deveriam fiscalizar essas atividades pra essas empresas privadas não sairem da linha.

     

     

    Na prática as agências reguladoras servem pra criar tanto empecilho à iniciativa privada que poucas empresas conseguem entrar no mercado, é por isso que temos poucas empresas de telecomunicação e o serviço é muito ruim. Não escrevam essa parte na prova.

  • Nicolas Milheiro,

    a sua observação é recorrível muito em consequência do aparelhamento das Agências feitas por gestão política.

  • GABARITO B

     

    As agencias reguladoras desempenham a função gerencial, fiscalizadora, típica do modelo de administração pública gerencial. Descentralizada.

  • Na história e teoria está certo, na vida real as Ag Regul. têm outra finalidade hoje em dia, política. :)
  • Eu, por mim, privatizaria tudo, começando pelo Executivo, Legislativo e imprescindível o Judiciário. Tudo o mais funcionaria perfeitamente aqui.


  • Isso! é assim! cobrem a matéria de forma objetiva, Consulplan ! :)

  • Não deveria ser controle das privatizações, mas controle das empresas privatizadas.

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento da reforma do Estado de 1990 que modificou a administração pública.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    A motivação da reforma foi o esgotamento do modelo anterior que era centralizado pelo Estado e altamente burocrático. Neste novo modelo, iniciado no governo Collor, ocorreram várias privatizações, a fim de recuperar a economia

    Neste contexto, ocorreu a priorização do Plano Nacional de desestatização (PND), que tinha como objetivos: contribuir para o redesenho do parque industrial, consolidar a estabilidade, reduzir a dívida pública.

    Com a redução do Estado, em meio a um processo de privatizações, ocorreu o surgimento de pessoas jurídicas responsáveis pelo disciplinamento e pela fiscalização de setores do mercado.

    Deste modo, tem-se o surgimento das agências reguladoras que advém da política econômica adotada no Brasil na década de 90 do século XX, quando ocorreram privatizações decorrentes do Plano Nacional de Desestatização.

    Com efeito, as agências reguladoras criadas a partir dos anos 90, são principalmente voltadas para acompanhar as delegações feitas através de concessões, ou seja, estão associadas às delegações de serviços públicos, para os quais a administração pública contínua responsável.

    Contudo, as agências reguladoras ganharam mais força no país com o governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC). Elas tinham o objetivo de defender os interesses do consumidor, assegurar o cumprimento dos contratos, estimular níveis adequados de investimento e zelas pela qualidade do serviço.

    Por fim, cabe ressaltar que o novo sistema regulatório brasileiro, criado a partir do surgimento das agências reguladoras, durante a reforma da década de 1990, encontra-se ainda em fase de consolidação.

    Questionamentos sobre a legitimidade das agências reguladoras são frequentes e refletem o ineditismo desse arranjo para o ajuste de seu desenho institucional e de sua atuação regulatória.

    Ante o exposto, é correto afirmar que, no caso brasileiro, o resultado mais visível da reforma do Estado no âmbito do controle das privatizações foram as agências reguladoras.


    Gabarito do Professor: Letra B.