SóProvas


ID
2574415
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Quem escreve deve trabalhar com o máximo possível de atenção, adotando todos os cuidados necessários à eficácia da boa redação tanto em relação à forma, como em relação à clareza do que se afirma. Neste sentido, atente aos enunciados abaixo:


I- Os filhos de seu Francisco, que estudaram, tiveram sucesso na vida.

II- Os filhos de seu Francisco que estudaram tiveram sucesso na vida.

III- Vi uma foto sua no ônibus.

IV- O motorista infligiu a lei, ao estacionar em fila dupla, e foi multado. O guarda lhe infringiu uma multa de 270,00 reais.

V- As questões ligadas à assessoria parlamentar devem ser meticulosamente avaliadas afim de que não se cometam injustiças.

VI- Desculpem-me, mas não dá para fazer uma cronicazinha divertida hoje. Simplesmente não dá. Não tem como disfarçar: esta é uma típica manhã de segunda-feira. A começar pela luz acesa da sala que esqueci ontem à noite. Seis recados para serem respondidos na secretária eletrônica. Recados chatos. Contas para pagar que venceram ontem. Estou nervoso. Estou zangado. (CARNEIRO, J. E. Veja, 11 set. 2002) (fragmento).


Com base nas sentenças acima assinale a alternativa que julgar VERDADEIRA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

  • ambiguidade na questão III Vi uma foto sua no ônibus, quer dizer que a pessoa estava no ônibus e viu a foto, ou a foto estava no ônibus?

  • Letra D - CORRETA

    (explica também a letra A)

    IV- O motorista infligiu a lei, ao estacionar em fila dupla, e foi multado. O guarda lhe infringiu uma multa de 270,00 reais.

    V- As questões ligadas à assessoria parlamentar devem ser meticulosamente avaliadas afim de que não se cometam injustiças.

     

    Infringir  x  inflingir

    Infringir se refere ao ato de transgredir, desobedecer ou desrespeitar: infringir a lei, infringir a regra, infringir a ordem.
    Exemplo: O aluno infringiu as regras da escola.

    Infligir se refere ao ato de aplicar um castigo ou pena, causando dano, prejuízo ou sofrimento a alguém: infligir dor, infligir tortura, infligir pena. 
    Exemplo: Os ataques conseguiram infligir medo na população.

     

    Afim  x  a fim de 

    Afim, quando substantivo masculino que indica afinidade, parentesco, amigos íntimos, adeptos.

    A fim de é uma locução prepositiva que indica uma finalidade e equivale a “para”, “com o propósito de” e “com a intenção de”

     

    b) ERRADA - A I e II ficam com sua clareza e compromete o sentido com o uso das vírgulas.

    I- Os filhos de seu Francisco, que estudaram, tiveram sucesso na vida. ( o.s.a.explicativa, dá a idéia de que todos os filhos estudaram)

    II- Os filhos de seu Francisco que estudaram tiveram sucesso na vida.( o.s.a.restritiva, restringe afirmando que somente os que estudaram tiveram sucesso na vida.

     

    c) ERRADA - ambíguidade sim

    Quem viu a foto estava dentro ou fora do ônibus?

     

    e) ERRADA -  Função Fática 

    Tem por finalidade estabelecer, prolongar ou interromper a comunicação. É aplicada em situações em que o mais importante não é o que se fala, nem como se fala, mas sim o contato entre o emissor e o receptor. Fática quer dizer "relativa ao fato", ao que está ocorrendo. Aparece geralmente nas fórmulas de cumprimento: Como vai, tudo certo?; ou em expressões que confirmam que alguém está ouvindo ou está sendo ouvido: sim, claro, sem dúvida, entende?, não é mesmo? É a linguagem das falas telefônicas, saudações e similares.

     

  • A letra C: A foto era dela ou era um retrato sobre ela.

  • Gisele disse tudo..

  • Complementando:

    Em relação ao item III - a foto vista dentro do ônibus tanto poderia estar pregada em algum lugar do ônibus, quanto poderia ter visto uma foto "sua" em um aparelho celular quando a pessoa estava no ônibus. Esse é o duplo sentido da frase.

  • Qual é o erro da VI?
  • Creio que a função de linguagem correta para VI seja a Emotiva

  • COM RELAÇÃO AO ITEM IV: entre as funções da linguagem temos a  função emotiva/expressiva que está relacionada com a figura do EMISSOR.  Com utilização de verbos e pronomes na 1ª pessoa; uso de adjetivos e advérbios; escolha de vocábulos de forma que se possa identificar o emissor.

     

    A título de complemento, as demais funções da linguagem são:

    ·         Função referencial: coloca em evidência o CONTEXTO. Dá ênfase aos fatos do mundo, são textos que informam algo. Comum em notícias de jornais e artigos científicos.

     

    ·         Função poética: para destacar a MENSAGEM usando técnicas de composição literária e figuras de linguagem. Toda linguagem literária tem função poética.

     

    ·         Função metalinguística: é usada para explicar o próprio CÓDIGO. Está presente quando se precisa explicar ou resumir o sentido de algo que o outro não entendeu.

     

    ·         Função conativa/apelativa: é destina para convencer o RECEPTOR. Emprego de verbos no imperativo e de pronomes. Comum nas campanhas publicitárias.

     

    ·         Função fática: coloca em foco o CANAL. Usado para verificar se a mensagem está sendo recebida.

  • I- Os filhos de seu Francisco, que estudaram, tiveram sucesso na vida. Oração subordinada adjetiva EXPLICATIVA (Todos filhos de seu Francisco estudaram e tiveram sucesso.)

    II- Os filhos de seu Francisco que estudaram tiveram sucesso na vida. Oração subordinada adjetiva RESTRITIVA (Alguns filhos de seu Francisco estudaram e tiveram sucesso.)

  • Galera, convém ressaltar que a palavra INFLINGIR não existe.

     

    O correto é INFLIGIR (sem a letra 'n' antes do 'g')  que vem do latim infligere e se refere ao ato de aplicar uma pena, um castigo, uma multa;

    ou INFRINGIR (aí sim com a letra 'n' antes do 'g') vem do latim infringere se refere ao ato de desobedecer, desrespeitar uma lei, regra ou ordem.

     

    Erro até comum de se ver e já foi cobrado em provas.

  • Não percebi erro nenhum em relação à letra A. Está em sintonia com a literatura sobre variantes linguísticas e, covenhamos, a frase original é, mesmo com os desvios, perfeitamente compreensível. A intenção comunicativa é depreendida com facilidade, ao contrário do que diz a letra D, a qual dá a entender que a frase original está quase noutra língua.

  • Diego Faria, eu descartei a alternativa "A", pois no final dela existe a redação: "conforme os sentidos propostos autorizados nos enunciados." e no enunciado da questão está expresso: "adotando todos os cuidados necessários à eficácia da boa redação tanto em relação à FORMA..." e a alternativa "A", mesmo mantendo a capacidade de transmitir a mensagem, apresenta desvios quanto à forma. Será que faz sentido?

  • Na assertiva VI - Se configura a função emotiva, esqueci, estou ; remetem a 1º pessoa.

  • Análise:

    a) E - afim diferente de a fim - compromete o sentido.
    b) E - com uso de vírgula teremos um aposto explicativo, sem uso de vírgulas teremos um aposto restritivo - em ambos os casos os sentidos são alterados.
    c) E - infrigir = transgredir, infligir = aplicar um castigo. Na oração os termos estão trocados.
    d) C. Veja comentário da alternativa 'a'.
    e) E.