SóProvas


ID
2592187
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Porto Ferreira - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito dos conceitos de opinião pública, é correto afirmar que ela

Alternativas
Comentários
  • Opinião pública não é a soma das opiniões do público em geral, muito menos a confluências das mesmas. Não se elabora, no plano coletivo, um consenso, não se forma uma única opinião. O que temos são vários públicos, que dispõem de opiniões e até mesmo informações diferenciadas para o mesmo fato. Estes públicos diversos não chegam em um acordo. O que acontece é que estes tentam disseminar suas opiniões por meio da mídia. É certo que nem todos os grupos ou públicos possuem a mesma visibilidade midiática, mas são aqueles que conseguem tornar pública uma determinada opinião que saem ganhando. É uma espécie de “acordo forjado”. Ou seja, opinião pública nada mais é do que a opinião de um determinado grupo. Em razão das influências dos grupos que formam a opinião dominante, o seu caráter público significa, na verdade, a expressão desta dominância e não a discussão descompromissada de temas com vistas a extrair a melhor posição. Por tudo isso, a opinião pública funciona como uma expressão estratégica e fundamentalmente voltada muito mais a encobrir – interesses particularistas e privados – do que a revelar. Em outras palavras, a mídia movimenta-se e nutre-se desse ambiente indefinido constituído pelo interesse e pela opinião privados, mas que se manifestam como públicos. O que acaba por formar-se, então, nada mais é do que a opinião do público ao invés de uma opinião pública. Corrêa define opinião pública como sendo uma opinião autorizada, ou qualificada; enquanto faz entender que a existência de uma opinião do público seja apenas uma popularização da opinião. Cândido Teobaldo de Souza Andrade caracteriza a opinião pública como sendo:

    -> uma opinião composta, formada das diversas opiniões existentes no público;

    -> normalmente diferente da opinião de qualquer elemento do público;

    -> não é, necessariamente, a opinião da maioria;

    -> não é uma opinião unânime;

    -> está em contínuo processo de formação das diversas opiniões existentes no público;

    -> está em contínuo processo de formação e em direção a um consenso completo, sem nunca alcançá-lo. 


    https://revistas.ufpr.br/vernaculo/article/download/20423/13603


  • a OPINIÃO PÚBLICA está em constante mudança diante da complexidade das questões sociais.

  • Lembrando, que para Pierre Boudieu, a opinião pública não existe.

  • Os estudiosos do tema “opinião pública" não chegaram a um consenso quanto à sua definição. Existem quatro fatores que podem explicar isso: origem/processo de formação, forma, objeto e sujeito. No que diz respeito à origem, o conflito ocorre entre como a opinião pública é formada: ela é fruto da discussão implícita ou explícita, ou deve necessariamente ser discutida publicamente? O segundo aspecto de discórdia é a forma.  Todos os assuntos tornados públicos devem ser discutidos pelas pessoas com base no mesmo grau de conhecimento, interesse e envolvimento? O terceiro ponto é o objeto. O assunto a ser discutido é realmente relevante para gerar a discussão pública? Sobre o último item, sujeito, qual o peso de cada opinião individual, seja ela da elite ou da massa, seja ela racional ou emocional?

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Errado. Segundo Bourdieu (1973), a chamada “opinião pública" não é a opinião do público, ou a vontade popular, mas é a opinião dos ilustres, dos que importam, dos que podem ter opinião ou têm condições de dá-la.

    B) Errado. Habermas (2003) afirma que os meios de comunicação de massa têm um papel fundamental na esfera pública, pois influenciam diretamente a formação da opinião pública e o comportamento das pessoas em sociedade.

    C) Certo. A opinião pública está em processo contínuo de formação a partir das diversas opiniões existentes no público.

    D) Errado. A opinião pública é um produto coletivo; logo, não constitui uma opinião unânime e pode ser diferente da opinião de qualquer integrante do grupo individualmente.

    E) Errado. Para Andrade (1983), a opinião pública não é a opinião da maioria ou da minoria, mas é a opinião mesclada de todas as opiniões individuais ou grupais presentes na discussão pública.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa C é a certa.

    Gabarito do Professor: Letra C.

    Bibliografia:

    - Andrade, Cândido Teobaldo de Souza. Para entender relações públicas. Edições Loyola. 1983.

    - Habermas, Jürgen. (2003b). Mudança Estrutural da Esfera Pública: Investigações quanto a uma categoria da sociedade burguesa. 2.ed. Trad.: Flávio Kothe. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro.

    - Bourdieu, Pierre. A Opinião Pública não existe. Les Temps Modernes, 318, janeiro de 1973.

  • A) opinião pública não deve ser confundida com a vontade popular

    B) a opinião pública é sim influenciada pelos meios de comunicação de massa. Os conteúdos difundidos pela mídia colaboram par formar a opinião pública e influenciam no debate de determinados temas na sociedade.Agenda Setting ajuda a entender o motivo da letra B estar certa.

    C) CERTO: está em processo contínuo de formação a partir das diversas opiniões existentes no público.

    D) normalmente ela é sim diferente da opinião de qualquer integrante do público. Pense: o público é formado por pessoas que tem diferentes formas de pensar, então é certo que uma delas terá uma opinião diferente da opinião pública, que não deve ser confundida como opinião da maioria, opinião unânime ou a vontade popular.

    E) opinião pública não é a opinião da maioria do público. Até mesmo uma minoria dentro de um grupo terá opinião manifestada de forma pública.