SóProvas


ID
2644822
Banca
COMPERVE
Órgão
SESAP-RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca do desenvolvimento histórico e das tendências da seguridade social brasileira, observa-se que os compromissos assumidos pelo Estado brasileiro nessa área, durante a ditadura militar, ao tempo em que criou as condições para incluir os trabalha dores excluídos da previdência também propiciou a abertura do mercado privado de serviços sociais complementares, a exemplo dos planos de saúde e da previdência completar. Essa iniciativa fragiliza a proteção coletiva dos trabalhadores, com o firme propósito de criar, no Brasil, os meios para a construção de um modelo de proteção social constituído por

Alternativas
Comentários
  • Nos últimos anos as políticas sociais têm vivido um processo de mercantilização, sob o discurso falacioso de que o mercado garante maior efetividade às ações que deveriam ser de responsabilidade do Estado. Mota (2009) vai ressaltar que o caminho assumido pela Seguridade Social brasileira ao criar condições para incluir alguns trabalhadores excluídos da previdência, também promoveu a abertura de mercado privado de serviços sociais considerados complementares, como planos de saúde e da previdência, o que fragmentou a proteção coletiva dos trabalhadores, com modelos de proteção social composto pelos serviços próprios das empresas, pelos seguros sociais privados, oferecidos por banco e serviços públicos. Com isso, os trabalhadores dirigiram suas reivindicações às empresas em acordos coletivos, com solicitações de garantias de saúde e previdência, enfraquecendo então, a luta por políticas públicas de proteção social.

     

    MOTA, Ana Elisabete. Seguridade Social Brasileira: Desenvolvimento Histórico e Tendências Recentes. Serviço Social e Saúde Formação e trabalho Profissional. Cortez. São Paulo,2009.

     

  • Resumindo a questão.

    Enfraqueça a assistência social e a saúde, assim as empresas dos bancos vendem mais planos de saúde e apenas quem estiver quase morto vai conseguir a assistência social.