SóProvas


ID
2644873
Banca
COMPERVE
Órgão
SESAP-RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na realidade brasileira, sobretudo a partir da Constituição de 1988, convive-se com o tensionamento constante entre a defesa de direitos sociais e a mercantilização e refilantropização do atendimento a necessidades sociais. Nesse contexto , destaca-se a atuação do assistente social em Conselhos de Políticas Sociais, como espaços de disputa e da luta por direitos, dentre os quais os Conselhos de Saúde. A esse respeito destaca-se, no debate profissional, a importância estratégica dessa inserção, enfatizando-se

Alternativas
Comentários
  • C- 

    articulação política no âmbito da sociedade civil organizada que contribua para a construção de estratégias comuns ao campo democrático, de ações voltadas ao fortalecimento de sujeitos coletivos e construção de alianças com os usuários dos serviços.

  • Sobre esta temática Raichelis (2009) tem o seguinte entendimento: “o Serviço Social tem uma rica trajetória de trabalho direto com a população e proximidade com o seu modo de vida no cotidiano. Nesses últimos anos, porém, com o refluxo dos movimentos populares e o enfraquecimento das instâncias coletivas de representação política, o trabalho de mobilização e organização popular cedeu lugar a formas institucionalizadas de participação. Sem abandonar os espaços institucionais como Conselhos e Conferências, é preciso extrapolá-los e combiná-los com outros mecanismos de ação coletiva, capazes de impulsionar a participação popular em múltiplos espaços onde possam manifestar suas visões, expectativas, necessidades e reivindicações. Impactos e avanços na esfera pública somente serão possíveis pela articulação dos variados sujeitos e organizações governamentais e não-governamentais, como os conselhos de direitos, tutelares e de gestão, os fóruns e órgãos de defesa dos direitos, o poder judiciário, o Ministério Público, as defensorias e ouvidorias públicas, em uma efetiva cruzada pela ampliação de direitos e da cultura pública democrática em nossa sociedade”.

     

     

    Raquel Raichelis - O trabalho do assistente social na esfera estatal . 

  • A) mobilização pelo atendimento as necessidades sociais no âmbito da sociedade civil organizada, o fortalecimento de estratégias comuns ao controle do Estado (FALSO) e a difusão de experiências bem sucedidas de trabalho comunitário.


    B) difusão do trabalho comunitário no âmbito da sociedade que contribua com estratégias para o fortalecimento do Estado, para a construção de alianças com os gestores e para a difusão de experiências bem sucedidas de trabalho voluntário. (FALSO)


    C) articulação política no âmbito da sociedade civil organizada que contribua para a construção de estratégias comuns ao campo democrático, de ações voltadas ao fortalecimento de sujeitos coletivos e construção de alianças com os usuários dos serviços.


    D) articulação política no âmbito da sociedade civil organizada que contribuam para a construção de estratégias comuns ao campo democrático, para a difusão de experiências bem sucedidas de trabalho voluntário (FALSO) e para a construção de alianças com os usuários dos serviços.