-
Uma intercalação dupla (vírgula e travessão), mas está correto.
-
Creio que o emprego das vírgulas nesse caso, se trata de uma enumeração, sendo que na segunda das enumerações, acontece um aposto explicativo, separado por travessão, o que não deixa de estar correto. A frase está perfeita.
-
Colocando na orde direta:
A lei pode ser considerada uma vitória da cidadania brasileira, apesar de espertezas,(e) de alguns ajustes acordados e embutidos na última hora - caso.....
-
QUESTÃO CORRETA
Só pra tentar esclarecer o uso das vírgulas e travessões, trata-se de um APOSTO RESUMITIVO x APOSTO ORACIONAL, observem:
Apesar de espertezas, de alguns ajustes acordados e embutidos na última hora — caso da emenda que tornou confuso o prazo de enquadramento dos fichas-sujas — e da divisão surgida no Supremo Tribunal Federal, a lei pode ser considerada uma vitória da cidadania brasileira.
Vejam que, "de alguns ajustes acordados e embutidos na última hora ... e da divisão surgida no Supremo Tribunal Federal" é um aposto resumitivo, é como se disséssemos: Apesar de TUDO (ajustes acordados/embutidos na útima hora e da divisão surgida no STF) a lei pode ser considerada uma vitória da cidadania brasileira.
Já a oração "— caso da emenda que tornou confuso o prazo de enquadramento dos fichas-sujas —" é uma oração explicativa/aposto oracional que faz referência a parte do aposto resumitivo "de alguns ajustes acordados e embutidos na última hora".
RESUMINDO, seria: Apesar de espertezas, (aposto resumitivo) — (aposto oracional) — (aposto resumitivo), a lei pode ser considerada uma vitória da cidadania brasileira.
ATENÇÃO!!!
Aposto Explicativo: NÃO TEM VERBO.
Aposto Oracional ou Oração Explicativa: TEM VERBO.
-
Corretíssima...apesar de confusa e de achar, particularmente, feio. Tem gente que gosta, mas eu acho desnecessário. Não conheço o texto original, mas olha como fica lindo e claro da forma como o Gilberto colocou. Eu escreveria:
"Apesar de espertezas e de alguns ajustes acordados e embutidos na última hora, a exemplo da emenda que tornou confuso o prazo de enquadramento dos fichas-sujas e da divisão surgida no Supremo Tribunal Federal, a lei pode ser considerada uma vitória da cidadania brasileira.
-
Neste tipo de questão, temos que focar nas regras gramaticais. O fato de o texto está - ou não - visivelmente bonito, não deve influenciar o candidato.
-
Errei a questão por conta do "fichas-sujas" e fui pesquisar sobre...
No caso, o termo é um substantivo, por isso foi para o plural.
Segue, abaixo, a explicação do site:
"A regra, que também serve para você, leitor, diz o seguinte:
1. Quando for substantivo e significar “pessoa que tem ficha limpa ou suja”, a expressão terá hífen e flexão no plural: “Os fichas-limpas do Congresso”; “Os fichas-sujas da política”; “Eleitor diz não aos fichas-sujas”.
2. Quando for adjetivo e tiver o mesmo significado acima referido, a expressão será invariável: “Eleitor diz não aos candidatos ficha-suja”; “Precisamos eleger os políticos ficha-limpa”.
3. Quando significar “ficha que reúne as informações sobre a conduta de uma pessoa”, será sem hífen e variará normalmente no plural: “Ele tem uma ficha limpa”; “A questão da ficha limpa é importante”; “Lei da Ficha Limpa”; “Os políticos planejam apagar suas fichas sujas”.
Observe que a lei é “da” ficha limpa (= “da ficha que reúne as informações sobre a conduta de uma pessoa”), e não “do” ficha limpa.
- http://www.portuguesnarede.com/2010/07/ficha-os-fichas-e-ortografia.html#sthash.BlCJR9in.dpuf"
(PS.: discordo da regra 2, pois, pelo menos no livro que tenho de Mauro Ferreira "Aprender Gramática", ele leciona que quando for um adjetivo composto ligado por hífen, o correto é o segundo termo ir para o plural se ele sozinho for um adjetivo...ou, ficar no singular se não for adjetivo. A primeira palavra fica sempre no singular.
Ex.: crises político-sociais (o termo social, sozinho, é um adjetivo, por isso vai para o plural. Se não o fosse, ficaria no singular))
-
Porque não é "Apesar das espertezas"?
-
Odeio esses tipos de questões kkk
-
Esse "Apesar de espertezas" que me confundiu. Achei que caberia Apesar das...
-
E o paralelismo, Cespe?
Apesar de espertezas, de alguns ajustes acordados e embutidos na última hora — caso da emenda que tornou confuso o prazo de enquadramento dos fichas-sujas — e da divisão surgida no Supremo Tribunal Federal, a lei pode ser considerada uma vitória da cidadania brasileira.
"Apesar de espertezas, de alguns ajustes e da divisão"
Usou apenas a preposição nos dois primeiros termos e determinou o último termo. Ora o examinador leva em conta o paralelismo, ora não o considera.
Tenso.