-
Nesse texto temos ocorrência de crase como junção da preposição a com o artigo definido a(s). Ao representar graficamente a ocorrência da crase, usa-se o acento agudo: à.
Vejamos os períodos:
-A lei impede a justiça eleitoral de conceder registro a candidatura à cargos eletivos dos condenados (...) - Não se justifica a ocorrência de crase nesse caso porque há apenas a preposição a, não há artigo definido.
-(...) em decisão colegiada por crimes contra a vida, o patrimônio e a administração pública, a economia popular, o meio ambiente, a saúde pública e o sistema financeiro (...) - Não há ocorrência de crase porque não se demanda o uso de preposição.
-(...) assim como por abuso de autoridade, lavagem de dinheiro e atentado à dignidade sexual, entre outros. (...) - Não há ocorrência de crase porque não se demanda o uso de preposição.
Logo, não há correção gramatical no período.
-
Errado. A frase seria reescrita corretamente assim: A lei impede a justiça eleitoral de conceder registro à candidatura a cargos eletivos dos condenados em decisão colegiada por crimes contra a vida, o patrimônio e a administração pública, a economia popular, o meio ambiente, a saúde pública e o sistema financeiro, assim como por abuso de autoridade, lavagem de dinheiro e atentado à dignidade sexual, entre outros.
-
desculpa mas eu nao entendi nada ,se puderem mim explicar melhor ,agradeço.
-
Não pode ter crase antes de substantivos masculinos. Por isso, candidatura a cargos não tem o acento grave, pois o A é apenas uma preposição. Se colocar o artigo, ficaria assim: "candidatura aos cargos"
-
Creio que em " à dignidade sexual" há caso de crase sim.
-
Eu concordo com o colega Paul St James. Eu entendo que somente está errada a crase antes de cargos, visto que não se tem crase antes de palavra masculina.
Abraço !
-
Pessoal,
"a" antes de plural - crase passa mal.
-
Alguém pode explicar o que está errado??
-
"a" no singular antes de palavra no plural não usa crase
-
Nico, há outro erro além de "à cargos" sim. O verbo "conceder", por ser transitivo direto e indireto, também rege a preposição "a"; portanto no caso o correto seria: "conceder registro (OD) à candidatura (OI).
Minha dúvida foi quanto a um 3° erro na questão, mas segundo o site Português para Concursos a preposição "contra" NÃO rege preposição, portanto está correta na questão.
"Outra construção que merece atenção é a formada pelas palavras contra, ante, mediante e perante,todas elas classificadas como preposições, situação que automaticamente rejeita o uso da preposição “a” diante de tais palavras. Assim, podemos dizer que à frente de contra, ante, mediante eperante, por não haver a preposição “a”, nunca ocorrerá crase: perante a juíza, ante a dúvida, mediante a multa, contra a idéia."
Fonte: http://portuguesparaconcursos.damasio.com.br/?p=19
-
cargos é palavra masculina: " os cargos" ,portanto, não é possível crasear.
-
Lendo à cargos, já não completei a leitura, grande errado.
cargos palavra masculina, logo não tem o por que por crase.
-
A lei impede a justiça eleitoral de conceder registro à candidatura a cargos
-
Juarez, além de ser palavra de gênero masculino nunca usaremos crase diante de palavras no plural. Vou à festas -> isso é um erro mesmo havendo uma palavra de gênero feminino. Diferente seria se estivesse escrito: Vou às festas de toda a cidade.
-
GABARITO: ERRADO
Veja a frase corretamente transcrita e as justificativas:
A lei impede a justiça eleitoral de conceder registro da candidatura a cargos eletivos aos condenados em decisão colegiada por crimes contra a vida, o patrimônio e a administração pública, a economia popular, o meio ambiente, a saúde pública e o sistema financeiro, assim como por abuso de autoridade, lavagem de dinheiro e atentado à dignidade sexual, entre outros.
O verbo “impede” é transitivo direto e indireto (impedir alguém de alguma coisa). Assim sua transitividade está correta neste excerto. O substantivo “registro” rege preposição “de” (registro da candidatura); deve-se retirar o acento grave indicativo de crase em “à cargos eletivos”, pois o substantivo encontra-se no plural e masculino. O verbo “conceder” é também transitivo direto e indireto, seu objeto direto (“registro”) é seguido por dois complementos nominais (“da candidatura a cargos eletivos”) e seu objeto indireto é “aos condenados”.
Prof. Décio Terror - Estratégia Concursos
-
O erro que encontrei nessa questão está no emprego da Crase antes de cargos quando sabemos que não ocorre diante de palavras masculinas.
-
Há dois equívocos observados: é necessário haver crase antes de "candidatura", uma vez que ocorre a fusão da preposição "a" - exigida pela regência de "conceder"(conceder algo a alguém) - com o artigo definido "a" - solicitado pelo nome "candidatura"; é incorreto o emprego da crase antes de "cargos", haja vista que este é substantivo masculino, não exigindo, portanto, o artigo "a".
-
Pensava que era questão de legislação mas é de português .
-
Gabarito: Errado.
Não se pode usar crase antes de palavras masculinas. Além disso, uma construção com o uso da preposição a + artigo a no singular não pode ser sucedida por uma palavra flexionada no plural.
Bons estudos.
-
....à (a) cargos....
...conceder registro a (à) candidatura....
-
à cargos.....
-
a cargos
-
- Não se usa crase antes de palavras masculinas.
- Além disso, uma construção com o uso da preposição a + artigo a no singular é equivocada.
-
FALTA UMA CRASE ANTES DE "CANDIDATURA" PEDIDA PELA REGÊNCIA DO VERBO "CONCEDER" ONDE HÁ PREPOSIÇÃO+ARTIGO A DA PALAVRA. JÁ A CRASE ANTES DE "CARGOS" É PROIBIDA, VISTO QUE É UMA PALAVRA MASCULINA.
GABARITO, ERRADO, PORTANTO.
-
E eu que nem fazia ideia que a questão era de português kkkk
-
A no singular palavra no plural crase nem a p.#!$*
-
Primeiro que NÃO HÁ CRASE DIANTE DE MASCULINO
Segundo que A + AS NÃO HÁ CRASE.
Uma questão totalmente bisonha!
-
ERRADO
registro a candidatura à cargos eletivos.
* ÀS + PLURAL = CERTO
* A + PLURAL = CERTO
* À + PLURAL = ERRADO
-
parei de ler em: à cargos kkk