SóProvas


ID
2676655
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Um evento com risco de dano consistente à imagem institucional de uma empresa pública veio à tona. De acordo com os manuais de gerenciamento de crise, é necessário tomar a dianteira e abastecer a mídia com informações, a fim de evitar boatos, bem como atuar com transparência e agilidade. A área de Comunicação Organizacional Integrada avaliou que é importante convocar para as próximas horas uma coletiva de imprensa. Normalmente, o presidente da empresa pública atua como porta-voz. Contudo, por motivo de saúde, ele está impossibilitado de comparecer à coletiva. Também não há tempo hábil para qualquer media training.


Nesse caso, a tarefa de participar da coletiva e preservar a imagem institucional deve ser delegada:

Alternativas
Comentários
  • Questionável o gabarito. No caso deveria ser outro diretor da empresa, um vice-presidente ou um diretor da sequência hierárquica de alguma outra área como relações institucionais, de marketing, de relações públicas, enfim, menos o assessor de imprensa.

  • Não vejo nos manuais a recomendação de colocar o assessor de imprensa como porta-voz em uma coletiva. Com base em qual autor/manual a banca considerou essa possibilidade?

  • GABARITO E

    apesar de ser questionável o assessor de imprensa responder pela instituição, acredito que entre as opções apresentadas na assertiva pela banca, essa seria a melhor opção para o gabarito. Devemos escolher a menos errada. Em tese, dentre as outras opções apresentadas, o assessor estaria melhor preparado para atender a imprensa.

    "O assessor é o responsável pelos contatos e pela organização de todos os detalhes para a realização das entrevistas, porém, na hora de responder às questões dos repórteres, é o ASSESSORADO quem precisa ter autonomia e iniciativa, para atender satisfatoriamente às necessidades dos jornalistas e ter um bom desempenho, mesmo diante das perguntas mais embaraçosas."

    FONTE: ASSESSORIA DE IMPRENSA - TEORIA E PRÁTICA - Elisa Kopplin Ferraretto e Luiz Artur Ferraretto, pg. 57, 7ª edição.

  • Media training é o nome dado para o treinamento que porta-vozes da organização recebem para lidar com jornalistas (inclusive em coletivas de imprensa), para se sentirem aptos a falar com segurança e objetividade sobre lançamentos de produtos, estratégias comerciais, tendências de mercado e até mesmo gerenciar inesperadas crises que envolvam a marca da sua organização. Cada vez mais comum no Brasil, essa preparação contribui para preparar as lideranças para manter um relacionamento cotidiano e saudável com os profissionais da imprensa.

    É recomendável que, além do presidente, outros profissionais também recebam esse treinamento. No enunciado da questão, isso não ocorreu. Diante desse fato, a tarefa de participar da coletiva e preservar a imagem institucional deve ser delegada ao assessor de imprensa. Esse comunicador já está acostumado a lidar com a imprensa nos bastidores; sua atuação é mais genérica e ampla; e sua principal preocupação é com a imagem organizacional.

    Gabarito do professor: Letra E.

    Fonte:

    - Lucas, Luciane. Media Training. Editora Summus. 1ª. edição. 2007.