SóProvas


ID
2747581
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

      Aprender a avaliar é aprender conceitos teóricos sobre avaliação, mas, concomitantemente a isso, aprender a praticar a avaliação, traduzindo-a em atos do cotidiano. Aprender conceitos é fácil, o difícil mesmo é passar da compreensão para a prática.

Cipriano Carlos Luckesi. Avaliação da Aprendizagem Escolar: Estudos e Proposições. São Paulo: Cortez, 2011.

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente, relativo a avaliação.


Na seleção do tipo de avaliação a ser adotado, o professor deve evitar provocar frustrações do aluno, que impediriam o aprendizado do discente.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

  • A frustração é importante na escola da vida, entretanto, não entendem assim os estudiosos pedagógicos

  • Jonas, a questão explica que se deve evitar frustrações que impeçam o aprendizado. Você pode/deve provocar e desestabilizar o seu aluno no sentido pedagógico, para promover o aprendizado. Agora, provocar frustrações que impeçam ou diminuam o aprendizado não é a função da avaliação.

    Espero ter ajudado. Bons estudos!!

  • Não é objetivo da avalição frustrar e nem constranger o aluno.

  • A frase acima, ao optar pelo uso de uma oração adjetiva explicativa, afirma que toda a frustração impede o aprendizado do aluno. Por isso, apesar de ter ficado na dúvida, marquei como errada. Afinal, mesmo concordando que se deva evitar frustrações, acredito que elas sejam inevitáveis no processo de ensino e aprendizagem. Mas, pelo visto, só eu penso assim.