SóProvas


ID
2828284
Banca
IBFC
Órgão
Câmara Municipal de Araraquara - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I


O açúcar


O branco açúcar que adoçará meu café

nesta manhã de Ipanema

não foi produzido por mim

nem surgiu dentro do açucareiro por milagre.


Vejo-o puro

e afável ao paladar

como beijo de moça, água

na pele, flor

que se dissolve na boca. Mas este açúcar

não foi feito por mim.


Este açúcar veio

da mercearia da esquina e tampouco o fez o Oliveira,

dono da mercearia.

Este açúcar veio

De uma usina de açúcar em Pernambuco

ou no Estado do Rio

e tampouco o fez o dono da usina.


Este açúcar era cana

e veio dos canaviais extensos

que não nascem por acaso

no regaço do vale.


Em lugares distantes, onde não há hospital

nem escola,

homens que não sabem ler e morrem de fome

aos 27 anos

plantaram e colheram a cana

que viraria açúcar.


Em usinas escuras,

homens de vida amarga

e dura

produziram este açúcar

branco e puro

com que adoço meu café esta manhã em Ipanema.

GULLAR, Ferreira. Toda poesia (1950-1980). São Paulo: Círculo do Livro, 1983, p.227-228.

Caso a primeira estrofe do texto fosse estruturada em prosa e organizada em um parágrafo, a redação que apresentaria correção em relação à organização sintática e à pontuação seria:

Alternativas
Comentários
  • Gaabarito: A

  • Fui pela organização da frase.

  • Acertei mas gostaria de saber o erro da letra "D"

  • ACREDITO Q O ERRO DA ALTERNATIVA "D" SERIA QUE O ADJUNTO ADVERBIAL FOI DESLOCADO PARA O INICIO DA FRASE, ALTERANDO ASSIM A ORDEM DO TEXTO. PORÉM, A PONTUAÇÃO ESTÁ CORRETA, POIS SE TRATA DE ADJ. ADVERBIAL DE LONGA EXTENSÃO.


    LOGO, A ALTERNATIVA "A" ESTÁ MAIS COMPLETA PQ SEGUE A ORDEM DO TEXTO E O ADJ. ADVERBIAL DA FRASE ESTÁ CORRETAMENTE PONTUADO POR DUAS VÍRGULAS.

  • Essa questão caberia recurso, a D também estaria certa, porque ela não pede que os termos da frase fiquem na ordem direta, a ordem indireta também está sintaticamente correto.

  • a) O branco açúcar que adoçará meu café, nesta manhã de Ipanema, não foi produzido por mim, nem surgiu dentro do açucareiro por milagre. Faltou incluir a vírgula antes do pronome relativo "que". Entendo que a assertiva está errada por esse motivo.

  • na letra D não é porque há uma virgula que separa o sujeito do verbo? Pode se dizer também que deveria haver uma virgula depois de ´´açucar`` tornando a parte ´´que adoçara meu café`` um aposto explicativo.

  • GAB:A


    Ao meu ver, a letra D apresenta o seguinte erro: separa o sujeito do verbo .

    Nesta manhã de Ipanema, o branco açúcar que adoçará meu café, não foi produzido por mim, nem surgiu dentro do açucareiro por milagre. O que foi produzido por mim ? o branco açúcar que adoçará meu café.

    Passando para a voz ativa: Nesta manhã de Ipanema, eu não produzi o branco açúcar que adoçará meu café.....

    Mesmo assim, é uma questão complicadinha.

  • Acho que na letra D a virgula está separando sujeito de predicado, não ?

  • Isso mesmo, Felipe Miranda. Não se separa o sujeito do verbo. O correto seria sem a virgula.

    Nesta manhã de Ipanema, o branco açúcar que adoçará meu café, não foi produzido por mim, nem surgiu dentro do açucareiro por milagre

  • Eu acertei porque fui pelo que pede a questão. (-Na mesma ordem sintática) A letra D, foi descolado o adjunto adverbial para o início da oração. Questão assim, é ir pelas regras básicas de pontuação, sempre identificando os verbos... Espero ter ajudado.
  • B- O branco açúcar nesta manhã de Ipanema, que adoçará meu café, não foi produzido, por mim, nem surgiu dentro do açucareiro por milagre.

    Não acham que deveria ter uma vírgula depois de açúcar para intercalar o adjunto adverbial longo e deslocado? Reparem que em todas as outras ele está intercalado por vírgula.

  • Letra A

    A alternativa D muda a estrutura sintática da oração.

  • O erro da letra D são as vírgulas que mudaram sintaticamente uma das orações, visto que a oração subordinada adjetiva restritiva "que adoçará meu café" (sem vírgulas) passou a ser oração subordinada adjetiva explicativa (com vírgulas).

  • D) Nesta manhã de Ipanema, o branco açúcar que adoçará meu café, não foi produzido por mim, nem surgiu dentro do açucareiro por milagre. ( ERRADO ).

    Tem gente se equivocando sobre a alternativa (D).

    " Nesta manhã de Ipanema, o branco açúcar que adoçará meu café, não foi produzido por mim, nem surgiu dentro do açucareiro por milagre".

    Para encontrar o sujeito, basta fazer as seguintes perguntas :

    O quê ? ( para coisas ) OU quem? ( para pessoas ). A resposta dessas perguntas será o sujeito!

    O que não foi produzido por mim ? Resposta: o branco açúcar que adoçará meu café ( sujeito ).

    O erro da alternativa ( D) é porque tem vírgula separando o sujeito do predicado.

    O correto seria :" Nesta manhã de Ipanema, o branco açúcar que adoçará meu café não foi produzido por mim, nem surgiu dentro do açucareiro por milagre".

    Lembrando que uma locução adverbial pode ser deslocada, com o uso da pontuação adequada, sem causar prejuízo na oração!

    EX:

    Nesta manhã de Ipanema, o branco açúcar que adoçará meu café não foi produzido por mim, nem surgiu dentro do açucareiro por milagre. ( CORRETO ).

    O branco açúcar que adoçará meu café não foi produzido por mim, Nesta manhã de Ipanema , nem surgiu dentro do açucareiro por milagre. ( CORRETO ).

  • felipe, vc está equivocado. A letra D é uma oração subordinada adjetiva explicativa

  • O ÚNICO ERRO da alternativa D foi separar o sujeito do verbo. O deslocamento do adjunto adverbial está corretíssimo. Temos que ficar atentos quando tiver um sujeito grande, pois dá uma tremenda vontade de tacar uma vírgula. Espero ter ajudado!

  • Letra A – CERTA – O termo “nesta manhã de Ipanema” é isolado por vírgulas por se tratar de um adjunto adverbial deslocado da ordem direta. Em tese, não se deve empregar vírgula antes do aditivo “nem”. A justificativa para tal vírgula se dá por razões de estilo, não sintáticas.

    Letra B – ERRADA – O adjunto adverbial deslocado “nesta manhã de Ipanema” não está isolado por duas vírgulas. Além disso, há vírgula entre a locução verbal passiva “foi produzido” e o agente da passiva “por mim”, o que configura erro.

    Letra C – ERRADA – Não pode haver vírgula entre o nome “manhã” e o adjunto adnominal “de Ipanema”.

    Letra D – ERRADA – A vírgula após “café” isola sujeito e verbo. Para corrigirmos, devemos inserir uma vírgula depois de “açúcar”, transformando a oração “que adoçará meu café” em adjetiva explicativa. Outra possibilidade de correção é retirar a vírgula após “café”, transformando a mesma oração em adjetiva restritiva.

    Resposta: A