SóProvas


ID
2838259
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Os índios das florestas tropicais, que habitavam a região amazônica antes da chegada dos europeus, a cerca de quinhentos anos, proviam a sua subsistência com a caça e a pesca, além da agricultura. Nos primeiros tempos da era europeia, a caça e a pesca eram muito importantes para o sustento dos colonizadores e seus escravos. Foi o índio que ensinou o europeu a viver no estranho ambiente amazônico. Era ele o caçador e o pescador. Os métodos de caça e pesca da cultura regional contemporânea são de origem fundamentalmente aborígene. Embora o habitante moderno do vale cace com uma espingarda ou uma carabina e pesque com um anzol de ferro ou uma rede do tipo europeu, exerce essas atividades com o conhecimento da fauna local que lhe foi transmitido pela herança cultural indígena. Além disso, utilizam-se ainda numerosas técnicas antigas e ainda persistem muitas crenças populares indígenas a respeito da caça e da pesca. Hoje em dia, nem uma nem outra dessas atividades é de grande importância para a economia regional. Ao longo das principais artérias do sistema fluvial do Amazonas, a caça já não constitui uma ocupação lucrativa. Depois de séculos de ocupação humana, a fauna da região foi devastada e quase todo tipo de vegetal foi mal utilizado.

      Em muitas comunidades amazônicas, a caça tornou-se quase exclusivamente um passatempo; ninguém depende, para viver, do produto da caça. A pesca, entretanto, é de relativa importância para a subsistência. Embora, nos rios principais, os peixes sejam hoje menos abundantes do que anteriormente, a maioria das famílias amazônicas pesca para o consumo próprio; algumas, porém, frequentemente dispõem de um excedente para vender.

(Do livro Uma comunidade amazônica, de Charles Wagley, p. 86-87. Texto adaptado.)

Coloque V para verdadeiro e F para falso nas afirmativas a seguir, feitas a propósito de aspectos diversos do texto:


( ) A expressão “a cerca de quinhentos anos” (no primeiro período) NÃO está correta e deveria ser substituída por “há cerca de quinhentos anos”.

( ) O termo “aborígene”, constante de “são de origem fundamentalmente aborígene” (no primeiro parágrafo), significa “selvagem, inculto”.

( ) Na expressão “foi mal utilizado” (final do primeiro parágrafo), a palavra “mal” está ERRADA, já que o correto seria “mau”.

( ) Na oração “utilizam-se ainda numerosas técnicas antigas” (no primeiro parágrafo), o “se” é pronome apassivador.

( ) Em “Os índios das florestas tropicais, que habitavam a região amazônica” (no início do texto), o pronome relativo “que” exerce a função sintática de sujeito.


Assinale a alternativa que relaciona a sequência CORRETA de V e F de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • A expressão “a cerca de quinhentos anos” (no primeiro período) NÃO está correta e deveria ser substituída por “há cerca de quinhentos anos”.

    >> USA O " HÁ'' QUANDO TEM TEMPO DECORRIDO, ENTÃO ESTÁ CERTO ( VERDADEIRO )

     

    ____________________________________________________________________________________________________

    ( ) O termo “aborígene”, constante de “são de origem fundamentalmente aborígene” (no primeiro parágrafo), significa “selvagem, inculto”.

    >> "aborígene",Que foi o primeiro a habitar ou pertenceu aos primitivos habitantes. PORTANTO NÃO SIGNIFICA SELVAGEM ( FALSO)


    ______________________________________________________________________________________________________________

    ( ) Na expressão “foi mal utilizado” (final do primeiro parágrafo), a palavra “mal” está ERRADA, já que o correto seria “mau”.

    >>  Depois de séculos de ocupação humana, a fauna da região foi devastada e quase todo tipo de vegetal foi MAL utilizado. FALSO

    MAL É CONTRARIO DE >> BEM ( ADVERBIO

    MAU É ADJETIVO

    EXEMPLO:

    Pode ser um advérbio e significa “irregularmente”, “erradamente”, “de forma inconveniente ou desagradável”, “pouco”, o contrário de bem. Exemplos:

    A seleção brasileira jogou mal, por isso sofreu derrota fragorosa diante da Alemanha.

    Mau

    É um adjetivo e significa “ruim”, “de má índole”, “de má qualidade”. Opõe-se a bom, e apresenta a forma feminina “má”, diferente de “mal”, que não tem forma feminina. Exemplos:

    Trata-se de um mau elemento, pois distorce as verdades.

    __________________________________________________________________________________________________________________

    ( ) Na oração “utilizam-se ainda numerosas técnicas antigas” (no primeiro parágrafo), o “se” é pronome apassivador. VERDADEIRO

    >> O QUE UTILIZAVAM>      NUMEROSAS TÉCNICA..  ( NUMEORSAS TÉCNICA ERAM UTILIZADAS )

    O SE É PA ( PRONOME APASSIVADOR )

    >> SÃO 6 FUNÇÕES QUE O SE TEM

    ______________________________________________________________________________________________________

    ( ) Em “Os índios das florestas tropicais, que habitavam a região amazônica” (no início do texto), o pronome relativo “que” exerce a função sintática de sujeito.

    >>que(INDÍOS ) habitavam a região amazônica ( NOTEM QUE TROCANDO QUE POR ÍNDIOS DÁ CERTO TANTO QUE HABITAVAM CONCORDA COM INDÍOS ) >> ( VERDADEIRO )

    ___________________________________________________________________________________________________________

    c V – F – F – V – V 

     

  • BIZU


    (V.T.D) + PRONOME "SE"-> VOZ PASSIVA COM PARTÍCULA APASSIVADORA (SE)

  • Gabarito letra C


    A cerca de (repare que o "a" ta "longe" da cerca, logo é distância)


    acerca = sobre, a respeito.

    há cerca = tempo decorrido

  • Mau(bom)

    Mal(bem)

    Foi mal(bem)utilizado:Faz sentido!!

    Foi mau(bom)utilizado.Foi bom utilizado?NÃO FAZ SENTIDO!!

    Logo,Foi bem utilizado.(mal)

  • Para diferenciar MAL e MAU sempre me lembro da expressão Há MALES que vem para o BEM,

    então consigo associar MAL- BEM, e sei que o que sobrou é MAU- BOM.

  • (V) A expressão “a cerca de quinhentos anos” (no primeiro período) NÃO está correta e deveria ser substituída por “há cerca de quinhentos anos”.

    (F) O termo “aborígene”, constante de “são de origem fundamentalmente aborígene” (no primeiro parágrafo), significa “selvagem, inculto”.

    (F) Na expressão “foi mal utilizado” (final do primeiro parágrafo), a palavra “mal” está ERRADA, já que o correto seria “mau”.

    (V) Na oração “utilizam-se ainda numerosas técnicas antigas” (no primeiro parágrafo), o “se” é pronome apassivador.

    (V) Em “Os índios das florestas tropicais, que habitavam a região amazônica” (no início do texto), o pronome relativo “que” exerce a função sintática de sujeito.

  • Resposta para Makelle Silva

    Você está confundido conceitos. Lembre-se das diversas funções da palavra "que".

    1) QUE com função de pronome relativo - pode ser substituído por o qual e suas variações - inicia oração subordinada adjetiva, que pode ser restritiva ou explicativa.

    Exemplo: Os índios das florestas tropicais, que habitavam a região amazônica. Nesse caso podemos trocar o quepor os quais, tratando-se então de pronome relativo e de uma oração subordinada adjetiva explicativa (entre vírgulas).

    Para ficar mais didático a verificação do pronome oblíquo, você também pode substituir o sujeito pelo que e verificar se há sentido: os índios das florestas tropicais habitavam a região amazônica.

    2) QUE com função de conjunção integrante - pode ser substituído por isso - inicia oração subordinada substantiva, dentre as quais há a subjetiva.

    Exemplo: Sabe-se que os índios das florestas tropicais habitavam a região amazônica.Nesse caso podemos substituir o trecho que se inicia pelo que por disso (quem sabe, sabe de alguma coisa), tratando-se então de uma conjunção integrante e de uma oração subordinada substantiva. Invertendo-se a ordem da oração: disso se sabe, verifica-se que a oração subordinada tem a função de sujeito (subjetiva).

    Espero que tenha entendido ;)

  • Um bizu que sempre usei para não confundir MAL e MAU é pensar em MEL que tem a letra E de BEM. Funciona pra mim há anos.

  • V – F – F – V – V 

  • Observação importante:

    Partícula apassivadora indica que o sujeito do verbo sofre a ação.

    Ex: utilizam-se ainda numerosas técnicas antigas

    As técnicas são utilizadas.