Bom dia !
Darei minha contribuição em complemento à resposta do colega Heitor.
Vejamos:
De acordo com o MCASP 8ª Edição
Entendamos: NOTAS EXPLICATIVAS :
"Notas explicativas são informações adicionais às apresentadas nos quadros das DCASP e são
consideradas parte integrante das demonstrações.
Seu objetivo é facilitar a compreensão das demonstrações contábeis a seus diversos usuários.
Portanto, devem ser claras, sintéticas e objetivas.
Englobam informações de qualquer natureza exigidas pela lei, pelas normas contábeis e outras
informações relevantes não suficientemente evidenciadas ou que não constam nas demonstrações".
NOTAS EXPLICATIVAS DO BALANÇO FINANCEIRO :
Efetuamos o lançamento em NOTAS EXPLICATIVAS sempre que um procedimento afetar o resultado final. No caso do Balanço Financeiro, algumas operações podem interferir em sua elaboração. Portanto, sempre que a utilização de um procedimento afetar o resultado financeiro apurado neste demonstrativo, tal procedimento deverá ser evidenciado em notas explicativas.
QUESTÃO :
Tomando-se por base o Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público, nas notas explicativas do Balanço financeiro, devem constar:
A) a origem de todas as retenções contabilizadas, e os saldos em espécie. ERRADA
RESP: Vimos que só evidenciaremos em notas explicativas operações que afetarão o resultado. Portanto , a depender da forma como as retenções são contabilizadas, só serão evidenciadas AS RETENÇÕES que houverem a necessidade de ter seu saldo em espécie ajustado, a fim de demonstrar que há um saldo vinculado a ser deduzido posteriormente.
" Dessa forma, ajustes relacionados às retenções, bem como outras operações que impactem significativamente no Balanço Financeiro, deverão ser evidenciados em notas explicativas".
B) todas as origens que compõem o saldo do exercício anterior apresentado no balanço. ERRADA
RESP: Justificativa letra A, somente o que impactem significativamente no Balanço Financeiro, deverão ser evidenciados em notas explicativas.
C) todas as aplicações que compõem as despesas orçamentárias realizadas no exercício, pelo seus valores totais. ERRADA
RESP: Justificativa letra A,somente o que impactem significativamente no Balanço Financeiro, deverão ser evidenciados em notas explicativas.
D) as receitas orçamentárias líquidas de deduções. CERTA
RESP: "As receitas orçamentárias serão apresentadas líquidas de deduções. O detalhamento das deduções
da receita orçamentária por fonte/destinação de recursos pode ser apresentado em quadros anexos ao
Balanço Financeiro e em Notas Explicativas".
E) a retenção como paga apenas na baixa da obrigação. ERRADA
RESP: Compelemtando a justificativa A "...se o ente considerar a retenção como paga apenas na baixa da obrigação, nenhum ajuste será promovido".
LETRA D
3.3. NOTAS EXPLICATIVAS
Algumas operações podem interferir na elaboração do Balanço Financeiro. Sempre que a utilização de um procedimento afetar o resultado financeiro apurado neste demonstrativo, tal procedimento deverá ser evidenciado em notas explicativas.
É o caso, por exemplo, da forma de contabilização de retenções. A depender da forma como as retenções são contabilizadas, os saldos em espécie podem ser afetados. Se o ente considerar a retenção como paga no momento da liquidação, então deverá promover um ajuste no saldo em espécie a fim de demonstrar que há um saldo vinculado a ser deduzido. Entretanto, se o ente considerar a retenção como paga apenas na baixa da obrigação, nenhum ajuste será promovido. Dessa forma, eventuais ajustes relacionados às retenções, bem como outras operações que impactem significativamente o Balanço Financeiro, deverão ser evidenciados em notas explicativas.
As receitas orçamentárias serão apresentadas líquidas de deduções. O detalhamento das deduções da receita orçamentária por fonte/destinação de recursos pode ser apresentado em quadros anexos ao Balanço Financeiro e em Notas Explicativas.
MCASP 9ª edição