SóProvas


ID
2903797
Banca
VUNESP
Órgão
UFABC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                 Millennials são iguais aos pais,

                                porém mais pobres, conclui Fed


      A turma nascida entre 1981 e 1997 não tem tantas particularidades assim na análise dos gastos com automóveis, alimentação e moradia. Aos olhos da opinião pública americana, os jovens da geração Millennial são assassinos em série — responsabilizados pela morte lenta do queijo processado, do cartão de crédito, do táxi, do peru de Ação de Graças e até do divórcio. Poucos setores saíram ilesos da matança cultural promovida pela juventude americana.

      Agora surgiram argumentos em sua defesa. Um novo estudo do banco central dos EUA (Federal Reserve) afirma que a turma nascida entre 1981 e 1997 — famosa por adorar aplicativos — não é tão diferente dos pais. Essa geração é apenas mais pobre nesta mesma etapa da vida, já que muitos de seus integrantes chegaram à idade adulta durante a crise financeira.

       “Encontramos pouca evidência de que lares de millennials têm gostos e preferências de consumo inferiores aos de gerações passadas, quando se leva em conta idade, renda e uma maior variedade de características demográficas”, escreveram os autores Christopher Kurz, Geng Li e Daniel J. Vine. As conclusões deles se baseiam em uma análise de gastos, renda, endividamento, patrimônio líquido e fatores demográficos de várias gerações.

      A impressão de que os millennials não têm tantas particularidades assim também se revela na análise granular dos gastos deles com automóveis, alimentação e moradia. “São principalmente as diferenças de idade média e então as diferenças de renda média que explicam grande parte da diferença de consumo entre os millennials e outros grupos”, segundo o estudo.

(Jeremy Herron e Luke Kawa. Exame. 01.12.2018.https://exame.abril.com. br. Adaptado)

Atente para as passagens do texto enumeradas a seguir:


1. Um novo estudo do banco central dos EUA (Federal Reserve) afirma que a turma nascida entre 1981 e 1997 — famosa por adorar aplicativos — não é tão diferente dos pais. (2° parágrafo)

2. As conclusões deles se baseiam em uma análise de gastos, renda, endividamento, patrimônio líquido e fatores demográficos de várias gerações. (3° parágrafo)

3. “São principalmente as diferenças de idade média e então as diferenças de renda média que explicam grande parte da diferença de consumo entre os millennials e outros grupos”, segundo o estudo. (4° parágrafo)


Os travessões, em 1, as vírgulas, em 2, e as aspas, em 3, servem, respectivamente, aos propósitos de

Alternativas
Comentários
  • Essa era fácil. Bastava saber o uso das aspas enunciando uma citação que acertava.

  • GABARITO: E

    Comentário:

    #USO DO TRAVESSÃO:

    a) para indicar o início da fala de um personagem. 

    b) para indicar a mudança de interlocutor.

    c) para isolar, num contexto, palavras ou frases de natureza explicativa. Neste caso, em que desempenha uma função análoga à dos parênteses, ou das vírgulas, usa-se geralmente o travessão duplo. (CASO EM TELA)

    #USO DA VÍRGULA:

    a) separar termos que exercem a mesma função sintática, quando não vierem ligados pelas conjunções e, ou e nem. (CASO EM TELA)

    b) separar o aposto (ou qualquer outro termo ou oração de valor meramente explicativo).

    c) separar os predicativos de valor explicativo antepostos.

    d) separar o vocativo.

    e) separar nomes de lugares, em indicações de datas.

    f) indicar a elipse de palavra ou de sintagma nominal.

    g) separar o adjunto adverbial deslocado de sua posição

    habitual.

    h) separar palavras e expressões de natureza explicativa, continuativa, conclusiva, ou enfáticas de um modo geral, como além disso, aliás, a saber, assim, com efeito, então, isto é, ou seja, por assim dizer, por exemplo, ou melhor, etc.

    i) separar orações coordenadas sindéticas ou assindéticas.

    j) separar as orações subordinadas adjetivas explicativas.

    k) separar orações subordinadas adverbiais deslocadas.

    l) separar as orações intercaladas.

    m) separar os membros paralelos de um dito proverbial.

    #USO DAS ASPAS:

    a) isolar palavras alheias que se estejam citando.

    b) para realçar termos, expressões, conceitos, definições. (CASO EM TELA)

    c) para salientar palavras e expressões que se deseja pôr em evidência (irônicas, em sentido figurado, termos populares ou de gíria, etc.)

    d) para isolar do contexto falas ou pensamentos dos personagens.

    e) para destacar títulos de artigos de periódicos e de capítulos ou partes de livros, bem como de títulos de poemas, contos e crônicas.

  • o problema está ai, a vunesp pega leve com as questões, por isso que a cada concurso aquele que erra uma questão se quer pode se ferrar muito na hora da aprovação o jeito é gabaritar

  • Alguém pode dar um conceito do que seja um comentário técnico?

    Agradecerei bastante!

  • Pedro Henrique, seria uma citação!

  • Vunesp ativa o modo super sayajin quando faz concursos de grande porte, não acho que seja "fácil". Só é, ao contraria das outras bancas "grandes", condizente com os cargos.