- ID
- 2943586
- Banca
- VUNESP
- Órgão
- Câmara de Sertãozinho - SP
- Ano
- 2019
- Provas
- Disciplina
- Português
- Assuntos
Leia o texto para responder à questão.
Karl Marx romancista e dramaturgo?
É preciso levar a sério a filha de Marx, Eleanor, quando
disse que seu pai “era o mais alegre e divertido de todos os
homens”. Em outubro de 1837, com apenas dezenove anos,
o jovem Karl compôs uma peça de teatro e um breve romance
satírico, inacabados, nos quais ridiculariza e condena as convenções burguesas, o moralismo filisteu, a aristocracia e o
pedantismo intelectual.
Naquele ano, por indicação médica – pois adoecera
por excesso de trabalho –, Marx deixou Berlim e estabeleceu-se, para repousar, em Stralow, uma vila de pescadores.
Mas, em vez do descanso, optou por trabalhar intensamente. Foi nesse momento que escreveu as duas operetas
contidas no livrinho que a Boitempo oferece agora aos leitores brasileiros: Escorpião e Félix e Oulanem.
Essas pequenas obras remetem à atmosfera cultural
da Alemanha no período posterior ao Congresso de Viena,
com a rejeição romântica do classicismo e a grande difusão
da obra de Laurence Sterne, principalmente do seu Tristram
Shandy. Esse romance, publicado entre 1759 e 1767, cobre
de ridículo os estereótipos literários então dominantes. É dessa fonte literária, além de pitadas de E. T. A. Hoffmann, que
o jovem Karl bebe em seu romance Escorpião e Félix, dissolvendo os lugares comuns narrativos num divertido desprezo
pela lisura formal do romance clássico. Já Oulanem é um
drama fantástico em versos, um suspense gótico. Na criação
desse poema-tragédia, ambientado numa aldeia na Itália, o
jovem filósofo estava sob a influência dominante de Goethe
e, sob essa luz, delineava sua visão da história e sua ideia
de que o mundo precisava ser completamente revolucionado.
Esse Karl ainda não é o Marx que conhecemos melhor,
mas são claros os indícios do futuro filósofo materialista que
despontam.
(Carlos Eduardo Ornelas Berriel.
https://blogdaboitempo.com.br. Adaptado)
Os travessões empregados no segundo parágrafo servem ao propósito de isolar uma expressão com função