SóProvas


ID
3009055
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Quanto às barreiras possíveis de existir no processo comunicativo, assinale a alternativa que associa corretamente os números do primeiro bloco de palavras à(s) letra(s) do segundo bloco.


1. Barreiras mecânicas

2. Barreiras fisiológicas

3. Barreiras semânticas

4. Barreiras psicológicas


A. Estão relacionadas aos equipamentos, instrumentos e meios de comunicação.

B. Estão ligadas aos valores, ideias e culturas das pessoas.

C. Pode-se citar como exemplos a surdez e a gagueira.

D. Refere-se à incompatibilidade entre o repertório de emissor e do receptor.

Alternativas
Comentários
  • Conceito: São os problemas que interferem no processo de comunicação e a dificultam. São “ruídos” que prejudicam a eficácia comunicativa. As barreiras gerais ou comuns poder ser de natureza mecânica, fisiológica, semântica ou psicológica.

    Barreiras Mecânicas ou físicas: Estão relacionadas com os aparelhos de transmissão, como o barulho, ambientes e equipamentos inadequados que podem dificultar ou mesmo impedir que a comunicação ocorra. A comunicação é bloqueada por fatores físicos. Microfones com falhas, acústica do local.

     

    Barreiras Fisiológicas: Dizem respeito aos problemas genéticos ou de malformação dos órgãos vitais da fala. A surdez, a gagueira e não articulação fonética são exemplos possíveis.

     

    Barreiras Semânticas: São as que decorrem do uso inadequado de uma linguagem não comum ao receptor ou a grupos visados. Isto é, os códigos empregados não fazem parte do repertório do conhecimento em determinado ambiente comunicacional.  Uso de jargões específicos de um campo profissional ou de palavras e expressões coloquiais específicas de uma região. Por exemplo, um médico explicando um diagnóstico a um paciente irá transmitir a mensagem de forma menos eficaz se usar exclusivamente a terminologia médica. Utilização de termos desconhecidos do ambiente organizacional. Dificuldades devido a cultura, falas e expressões. A linguagem utilizada como gírias, regionalismos ou dificuldades de verbalização podem criar uma barreira também.

     

    Barreiras Psicológicas e sociais: São os preconceitos e estereótipos que fazem com que a comunicação fique prejudicada. Estão relacionadas com atitudes, crenças, valores e a cultura das pessoas. São percepções equivocadas de acordo com determinadas experiências e distintos marcos de referência. 

     

    Barreiras Pessoais: Nível de conhecimento na qual pode gerar maior ou menor credibilidade do emissor. Tem pessoas que por conhecerem profundamente um assunto se incomodam em conversar com pessoas que não tem o mesmo domínio e vice-versa. A aparência no vestir provoca primeiras impressões. A postura corporal e o movimento corporal, contato visual e expressão facial e a articulação das palavras. as interferências decorrentes das limitações, emoções e valores de cada pessoa. No ambiente de trabalho as mais comuns são a deficiência para ouvir, as percepções, as emoções e os sentimentos pessoais.