SóProvas


ID
3040372
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                O motorista do 8-100


      Fui convidado por um colega da redação de jornal, outro dia, a ver um belo espetáculo. Que eu estivesse pela manhã bem cedo junto ao último edifício da Avenida Rio Branco para assistir à coleta de lixo. Fui. Vi chegar o caminhão 8-100 da Limpeza Urbana e saltarem os ajudantes que se puseram a carregar e despejar as latas de lixo. Enquanto isso, que fazia o motorista? O mesmo de toda manhã. Pegava um espanador e um pedaço de flanela, e fazia o seu carro ficar rebrilhando de beleza.

      É costume dizer que a esperança é a última que morre. Nisso está uma das crueldades da vida: a esperança vive à custa de mutilações. Vai minguando e secando devagar, se despedindo dos pedaços de si mesma, se apequenando e empobrecendo, e no fim é tão mesquinha e despojada que se reduz ao mais elementar instinto de sobrevivência e ao conformismo.

      Esse motorista, que limpa seu caminhão, não é um conformado, é o herói silencioso que lança um protesto superior. A vida o obriga a catar lixo e imundície; ele aceita a sua missão, mas a supera com esse protesto de beleza e dignidade. Muitos recebem com a mão suja os bens mais excitantes e tentadores da vida; e as flores que vão colhendo no jardim de uma existência fácil logo têm, presa em seus dedos frios, uma corrupção que as desmerece e avilta. O motorista do caminhão 8-100 parece dizer aos homens da cidade: “O lixo é vosso: meus são estes metais que brilham, meus são estes vidros que esplendem, minha é esta consciência limpa”.

(Adaptado de: BRAGA, Rubem. O homem rouco. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1963, p. 145-146) 

Está clara e correta a redação desta observação apoiada no texto:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    A) O motorista referido no texto constitui, aos olhos do autor, o exemplo de uma dignidade que não cede às mais duras circunstâncias. → não cede a alguma coisa (preposição) + artigo definido "as" = Às, estando em perfeita sintonia com a norma-padrão.

    B) O autor foca-se no lugar-comum de um provérbio ao qual se deseja dar uma nova versão menos otimista do que a habitual. → vejo erro de clareza e também erro no uso do hífen, posso estar errado nessa.

    C) Quanto mais nos promete a esperança, em seu processo degradativo, à medida em que nos tornamos presas fáceis de sua sujeição. → "degradativo" não existe e o corrento seria "à medida que → proporcional, seria o correto", "na medida em que → causal".

    D) O conformismo, em cujo pendor a gente acaba se postando, pode ser o derradeiro degrau aonde se aloja a esperança. → "aonde → a (preposição) + pronome (onde)", o correto seria "onde → em que", se aloja EM algum lugar e não a algum lugar.

    E) Tanto mais limpas são as dádivas na proporção mesma em que as recebamos com a condecendência de toda a nossa dignidade. → o correto é: CONDESCENDÊNCIA.

    FORÇA, GUERREIROS(aS)!! ☺

  • Na letra b: o verbo focar é transitivo direto, logo o erro da frase é o uso da preposição em

  • Letra B: Quem foca, foca alguma coisa; e não em alguma coisa.

    Não se deve confundir com o substantivo "foco". No caso desse, há necessidade de preposição: (mantém-se o foco em alguma coisa). As pessoas tendem a estender a preposição ao verbo, o que está errado.

  • GABARITO: A.

    A letra A está correta. A crase se justifica pela fusão de ceder A + AS duras circunstâncias.

    b) Incorreto. Aqui, o problema principal é a falta de clareza. A nova versão não é dada ao provérbio, mas sim a uma visão otimista da esperança, à interpretação do provérbio. Além disso, o autor “foca”, não há motivo para o pronome. Também é inadequado esse “se deseja dar”, o autor é que deseja dar, ele é o sujeito, não cabe esse pronome também.

    c) Incorreto. O vocábulo “degradativo” não existe oficialmente em língua portuguesa; a palavra seria “degradante”. Além disso, não existe a expressão “à medida em que”; temos “na medida em que”, indicativa de causa, e “à medida que”, com sentido de proporção.

    d) Incorreto. Aonde só deve ser usado se houver algum verbo que peça a preposição “a”; aqui o verbo é “alojar”, que pede preposição “em”.

    e) Incorreto. Além da redação confusa, há erro crasso de ortografia. A palavra é “condescendência”.

    -

    Prof. Felipe Luccas - Estratégia Concursos

  • Tem que ter olho de águia!

  • Não confundir à medida que com na medida em que:

     

     

    á medida que: locução conjuntiva que exprime ideia de proporção; trocar por "à proporção que"

     

    na medida em que: locução conjustiva que exprime ideia de causa; trocar por "uma vez que', "porque", 'visto que", etc.

     

     

    Importante: a expressão "à medida em que" não é aceita pela língua portuguesa

     

  • A letra A não estaria errada por separar o verbo do seu objeto indireto?

    Minha interpretação foi que Constitui era verbo bitransitivo (constitui algo A alguém) e por isso não caberia as virgulas no período. Viajei legal, foi? kkkkk

    "O motorista referido no texto constitui, aos olhos do autor, o exemplo de uma dignidade que não cede às mais duras circunstâncias."

  • Thiago Santos, não, porque é uma oração deslocada. Nesse caso pode.

    A oração direta seria: aos olhos do autor, o motorista referido constitui o exemplo de uma dignidade que não cede às mais duras circunstâncias

    Outros exemplos:

    Eu quero, assim que possível, passar no concurso.

    Mamãe, me traga, por favor, a toalha.

  • acertei após meia hora de reflexão......mas vou chegar lá.

    obrigado aos colegas por compartilharem conhecimento

  • A letra A não está errada porque não está separando o verbo do seu complemento, vejam só:

    O motorista referido no texto constitui o quê?

    o exemplo de uma dignidade que não cede às mais duras circunstâncias.

    Percebe-se que o termo "aos olhos do autor" é acessório, ou seja, um advérbio, podendo ser removível e a oração ainda continuaria a fazer sentido.

  • Onde está?

    Aonde vai?

  • @Rosilene Romão por que você está falando que "à medida que" não existe?

    Ela é um conector da oração subordinada adverbial de proporção.

    Explica melhor aí!?!

  • @Hélder Andrade, foi um equívoco da minha parte! Pesquisei e, realmente, existe sim!

    Peço desculpas pelo comentário errôneo que, inclusive, já excluí.

    Obrigada pelo seu esclarecimento!

  • @Rosilene Romão por nada! Estamos aqui para aprender uns com os outros e buscar nossa nomeação.

  • LUGAR COMUM (SEM HÍFEN) = LUGAR COMUM

    LUGAR-COMUM (COM HÍFEN) = IDEIA COMUM

  • Sobre a letra B

     “O governo precisa focar nas prioridades da população.” (Redação de aluno)

    Na frase acima, o aluno cometeu uma falha de regência. O verbo “focar” é transitivo direto, ou seja, liga-se ao complemento sem o intermédio de preposição. Foca-se “alguma coisa” e não “em alguma coisa”.

    Essa confusão se deve, em parte à interferência do substantivo "foco". Como o complemento desse substantivo é preposicionado (mantém-se o foco em alguma coisa), tende-se a estender a preposição ao complemento do verbo.

    Portanto, se você escrever que pretende focar “em seus objetivos”, não pode incluir entre eles a aprovação numa prova de português!

    Eis a frase corrigida: “O governo precisa focar as prioridades da população.” 

  • Como se justifica o uso da crase antes do advérbio "mais".?

  • Tive varios aprendizado nessa questão : 1- a crase (por causa dela eu errei a questão), 2-a palavra "degradativo", pois jurava que ela existia oficialmente na lingua portuguesa 3- lugar-comum (ótima explicação dada pelo colega Nilton), 4- focar (quem foca, foca alguma coisa), eu achava que era "em".

    Questão bem rica!!! Português é uma matéria que parece que a pessoa nunca ta pronta...eu hein.

  • A transitividade do verbo Focar foi um aprendizado. Quem foca, foca ALGUMA COISA - VTD

  • Que questãozinha lascada..,.Deus me livre. MUITO difícil

    verbo FOCAR é transitivo DIRETO = foca algo

  • Ótima questão daquelas que  fazem a diferença, pois mesmo tendo errado fiquei entre a letra A e B. A explicação de LUGAR COMUM X LUGAR-COMUM e do Verbo Transitivo Direto Focar ficou FANTÁSTICO aqui no forum Obrigado Colegas !!!!