-
- a) Não deixa de ser estranha, a meu ver, a trajetória desses artesãos que, desde o início da minha pesquisa, já mostravam de modo flagrante seu desprezo por regras e instituições.
- b) O público alvo para o qual o programa se direciona admite em entrevistas que não dispõe dos recursos financeiros
suficiente suficientes para o desenvolvimento das suas atividades.
- c) Trabalhava com muitos imigrantes ilegais franco-canadenses,
onde os quais a maioria não se aceitava ou se via como tal, rejeitando fosse qual fossem as formas de discriminação.
- d) Participou do grupo que fez o relatório, que estava sempre próximo devido aos horários de reunião coincidirem com suas folgas, que, aliás, não estão nada e
sparças. esparsas
- e) O meio de transporte que usavam era com canoas sobre o riacho barrento, às quais eles mesmos fabricavam, ou
à a cavalo ou de carro de bois.
-
Na minha concepção, além dos erros já citados pelo colega, na d, também a um erro de concordância:
d) Participou do grupo que fez o relatório, que estava sempre próximo devido aos horários de reunião coincidirem com suas folgas, que, aliás, não estão nada esparças. esparsas
Correto seria participou....sua folga
-
Não concordo com o José.
Eu posso tranquilamente formular a frase:
"Ele não participou do grupo devido aos horários de reunião coincidirem com suas folgas".
O pronome possessivo 'suas' concorda com 'folgas' e não com o sujeito da oração. Então, plenamente cabível. O erro da letra d) é a escrita de 'esparças' com 'ç'.
-
verifiquei os seguintes erros:
a) correta
b) suficiente. o correto seria suficientes
c) onde. não cabe este tipo de pronome, pois o mesmo
indica lugar. caberia "cuja"
d) esparças. o certo seria esparsas
e) às quais. não há necessidade de
tal crase, pois o verbo fabricar é T.D.
-
Só uma dúvida, na letra A):
"a) Não deixa de ser estranha, a meu ver, a trajetória desses artesãos que, desde o início da minha pesquisa, já mostravam, de modo flagrante, seu desprezo por regras e instituições."
Não vai vírgula separando "de mofo flagrante"?
-
a) Não deixa de ser estranha, a meu ver, a trajetória desses artesãos que, desde o início da minha pesquisa, já mostravam de modo flagrante seu desprezo por regras e instituições.
Frase Correta
b) O público alvo para o qual o programa se direciona admite em entrevistas que não dispõe dos recursos financeiros suficiente para o desenvolvimento das suas atividades.
Erro: suficiente, o correto é: recursos financeiros suficientes.
c) Trabalhava com muitos imigrantes ilegais franco-canadenses, onde a maioria não se aceitava ou se via como tal, rejeitando fosse qual fossem as formas de discriminação.
Erro 1: fosse qual fossem, o correto é: fossem quais fossem.
Erro 2: onde, o pronome relativo onde é empregado somente para lugar.
d) Participou do grupo que fez o relatório, que estava sempre próximo devido aos horários de reunião coincidirem com suas folgas, que, aliás, não estão nada esparças.
Erro: esparças, o correto é: esparsas.
e) O meio de transporte que usavam era com canoas sobre o riacho barrento, às quais eles mesmos fabricavam, ou à cavalo ou de carro de bois.
Erro 1: o verbo fabricar é transitivo direto, por isso a crase empregada em ”às quais” esta errada.
Erro 2: o meio de transporte que usava era com canoas, o correto é: o meio de transporte que usava eram as canoas.
Erro 3 : a crase antes de cavalo, pois é proibida crase diante de palavra masculina.
At,
-
Repondendo o Gabriel...
"de modo flagrante" é um Adjunto Adverbial de Modo deslocado, portanto as vírgulas são facultativas.
Caso houvesse um verbo no adjunto, ou seja, fosse uma Oração Subordinada Adverbial, aí sim seria OBRIGATÓRIO o uso de vírgulas.
Certo?
-
-
Na letra A, esse verbo no plural em "já mostravam" está concordando com quem? e quem é o seu sujeito? alguém pode me ajudar?
-
Jairo, o sujeito do verbo "mostravam" é ARTESÃOS, eles estão separados pelo adjunto adverbial deslocado "desde o início da minha pesquisa".
==> "... os artesãos já mostravam de modo flagrante seu desprezo por regras e instituições desde o início da minha pesquisa "
-
GABARITO = A
EXPLICAÇÃO COMPLETA!
A-)Não deixa de ser estranha, a meu ver,(A MEU VER ENTRE VÍRGULAS ESTÁ CORRETO POR SER UM COMENTÁRIO DO AUTOR) a trajetória desses artesãos que, desde o início da minha pesquisa (ESTÁ CORRETO -LOCUÇÃO ADVERBIAL ENTRE VÍRGULAS), já mostravam de modo flagrante seu desprezo por regras e instituições.
B-)O público alvo para o qual o programa se direciona admite em entrevistas ("EM ENTREVISTAS" DEVERIA ESTAR ENTRE VÍRGULAS POR SER LOCUÇÃO ADVERBIAL) que não dispõe dos recursos financeiros suficiente"S" para o desenvolvimento das suas atividades.
C-)Trabalhava com muitos imigrantes ilegais franco-canadenses, onde (ESSE "ONDE" É PRONOME RELATIVO QUE SÓ SE REFERE A LUGAR. COMO OS IMIGRANTES SÃO UM GRUPO DE PESSOAS, PODERÍAMOS UTILIZAR "CUJA" MAIORIA..., OU "NA QUAL"...) a maioria não se aceitava ou se via como tal, rejeitando fosse qual fossem (A EXPRESSÃO TEM QUE IR TODA PARA O PLURAL. FICANDO--> FOSSEM QUAIS FOSSEM) as formas de discriminação.
D-)Participou do grupo que fez o relatório, que (ESSE "QUE" RETOMA UM TERMO ANTECEDENTE, PODENDO SER O GRUPO, O RELATÓRIO, OU SEJA, ESTÁ CONFUSO. AQUI DEVERIA UTILIZAR A CONJUNÇÃO "E"...) estava sempre próximo devido aos horários de reunião coincidirem (O SUJEITO DO VERBO COINCIDIREM É "OS HORÁRIOS DE REUNIÃO", OU SEJA, ELE NÃO PODE VIR PREPOSICIONADO --> "AOS")com suas folgas, que, aliás, não estão nada esparças (CORRETO = ESPARSAS). (CONCLUSÃO, O CORRETO É -->"DEVIDO A OS HORÁRIOS COINCIDIREM...)
E-)O meio de transporte que usavam era com canoas sobre o riacho barrento, às (SEM CRASE) quais eles mesmos fabricavam (QUEM FABRICA, FABRICA ALGUMA COISA = SEM CRASE), ou à (SEM CRASE ANTES DE NÚCLEO MASCULINO) cavalo ou de carro de bois.
-
Apenas a título de curiosidade:
Artesãos: plural de artesão = artista
Artesões: plural de artesão=enfeite daquela abóboda da igreja =)
-
Eu vejo como núcleo do sujeito do verbo mostravam (da letra "a") --> a trajetória.
Penso que o ficaria assim:
A trajetória (dos artesãos) já MOSTRAVA de modo flagrante seu desprezo por regras e instituições.
Sinceramente, eu vejo a trajetória como núcleo do sujeito e não artesãos (que seria seu complemento nominal)
Dúvida!!! rs
-
CORRETA: LETRA A. "Não deixa de ser estranha, a meu ver, a trajetória desses artesãos que, desde o início da minha pesquisa, já mostravam de modo flagrante seu desprezo por regras e instituições"
José Filho,
> A trajetória desses artesãos que, desde o início da minha pesquisa, já mostravam de modo flagrante seu desperzo por regras e instituições, não deixa de ser estranha, a meu ver.
> O que não deixa de ser estranha? A trajetória
> Quem mostravam? Os artesãos
-
Às vezes, acho tão desrespeitosa a forma como algumas bancas elaboram as questões querem que a gente adivinhe qual alternativa elas julgam estar carreta. Alternativa "a" discordo da concordância verbal.