SóProvas


ID
3191767
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Processos de planejamento incluem decisões e ações usadas para formular e implementar estratégias que visem proporcionar uma adequação positiva entre organizações e seus ambientes para a consecução de seus objetivos. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • E

  • e) Estratégias de crescimento rápido e expansão se dão em organizações com elevadas taxas de crescimento e de participação no mercado.

     

    Vejamos o que diz Westwood (apud Souza Jr, 2010):

    “As estratégias de crescimento buscam aumentar a participação da empresa no mercado, ofertando produtos novos ou modificados aos atuais clientes ou mercados.“

    A escrita da alternativa ficou um tanto quanto redundante, mas de fato, estratégias de crescimento rápido visam aumentar a participação no mercado, e podem ser realizadas através da inovação (ofertas de novos produtos ou serviços) ou através da integração com os clientes, fornecedores e concorrentes. Portanto, letra E está correta.

     

  • a) Sinergia estratégica se concretiza quando há combinação das unidades de negócio e das linhas de produtos/serviços da organização.

     

    Vejamos o que diz Souza Jr. (2010) sobre o assunto:

    “Ansoff (1990) explica que, para a estratégia de carteira, existem quatro componentes principais: vetor de crescimento, vantagem competitiva, sinergia e flexibilidade estratégica. (…) A sinergia visa o entrosamento entre as áreas e atividades da empresa e a flexibilidade faz com que essa empresa se adapte facilmente às mudanças de mercado.” (grifos nossos)

    O erro é bem sutil e está em afirmar que a combinação é entre unidades de negócio e linhas de produtos/serviços, na realidade a combinação é com as atividades.

  • Cespe aprendendo a ser FGV. Alternativas vagas e subjetivas que somente mensuram quem CHUTA melhor!

  • Alguém sabe o porquê da C está errada? Obrigada!

  • Vejamos o que diz Souza Jr. (2010):

    “Além da diversificação através da aquisição de outras empresas, Wright, Kroll e Parnell (2000) sugerem fusões e alianças estratégicas como forma de crescimento sustentado para as empresas. Na fusão, a empresa se une com outra empresa, formando uma terceira organização. As alianças estratégicas são parcerias entre as empresas buscando sinergias para um projeto específico. “

  • Gab. E

    O erro da C é pq aliança estratégica é externo e não interno. Aliança entre empresas.

    O erro da A é pq quando ela falou em sinergia, estaria mais para uma combinação do negócio e o ambiente externo.. O item tá bem interno.

    O erro da D é dizer essa intimidade com o cliente. Acho que caberia mais para estratégia de fofo, enfoque ou nicho. Diferenciação está mais para algo seletivo, ofertando um produto ou serviço diferenciado no mercado. Ex. Apple

    A B achei estranha por conta do design organizacional. Não entendi bem esse item. Fui nas mais lógica.

  • Gabriela Pinto, essa redundância é que mata o candidato. Eu pensei: como que uma empresa que já tem altas taxas de crescimento vai implementar uma estratégia de crescimento rápido? Não tem lógica! Numa situação dessa de altas taxas de crescimento, a empresa poderia adotar estratégia de manutenção, de diferenciação para achar novos nichos...

  • Fiz associação com a matriz BCG pq ela considera essas duas variáveis: crescimento do mercado e participação relativa de mercado (market share).

    O produto no qual essas duas variáveis são altas é o produto ESTRELA.

    Realmente, o produto que traz crescimento rápido e expansão é ele mesmo.

    É, por exemplo, quando se lança um Iphone novo no mercado.

  • Ai que confusa!!! A Cespe tem o dom de complicar.

    Por causa da D e da E eu pensei na matriz de Ansoff.

    Pensei que a letra E tivesse mais relacionada com a estratégia de desenvolvimento já que a empresa já tem elevada taxa de crescimento no mercado o próximo passos seria desenvolver novos mercados.

    Mas vendo o comentário do colega Maurício o item E tem mais a ver com a matriz BCG mesmo.

    O quadrante da estrela corresponde ao alto crescimento, combinado com alta participação de mercado. Os produtos que se enquadram aqui são aqueles que geram boa rentabilidade, mas também precisam de investimentos altos.

    Seu alto índice ajuda a manter o bom posicionamento no mercado, mesmo que ele precise de investimento constante, devido ao crescimento do mercado.

    Esses produtos têm muito potencial, mas ainda não estão estáveis.

    Mesmo com as explicações dos colegas não entendi exatamente o erro da A. Porque se é uma sinergia estratégica não se trata da combinação de todas as áreas da organização?

  • A questão em análise aborda um assunto relacionado ao planejamento, mais especificamente ao planejamento da estratégia de uma organização. Segundo Philip Kotler (1994): “planejamento estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando maior grau de interação com o ambiente". Ademais, segundo Michael Porter, em seu artigo para a Harvard Business Review intitulado “O que é Estratégia?", estratégia pode ser entendida como a criação de uma posição ímpar e valiosa, envolvendo um conjunto diverso de atividades.

    A banca não nos faz uma pergunta direta, ela quer que avaliemos cada uma das alternativas apresentadas. Na oportunidade, destaco que essa questão é bem capciosa e requer uma atenção maior do candidato. Portanto, vamos à análise:

    Letra “A" Sinergia estratégica: Sinergia é uma ação cujo resultado reforça o entrosamento ou cooperação ou coesão entre diversas áreas de uma empresa. A alternativa em análise nos apresenta que essa sinergia surgiu de linhas de produtos, porém, não podemos afirmar que produtos ou serviços geram sinergia estratégica em uma empresa.  

    Letra “B" Design organizacional e a gestão de pessoas:  O desenho organizacional é uma metodologia de estruturação e organização de uma empresa. Já a Gestão de Pessoas é uma área da gestão responsável por gerir o talento humano, o capital humano, atuante na empresa. Apesar de fundamentais para uma organização, não são as pecas principais de uma estratégia tática e de uma operacional, haja vista que o estabelecimento de estratégias envolver diversas áreas da empresa.

    Letra “C" Estratégia de parceria: essa estratégia objetiva a realização de alianças ou parcerias com o foco no aumento da participação no mercado e na geração de vantagem competitiva para as empresas associadas. Essas parcerias podem ser por meio de: joint ventures, fusões ou aquisições etc. As alianças focam na complementação, na competitividade e no aumento de Market Share, ela não necessariamente deve priorizar o grau de colaboração entra as empresas para sua realização. Basta que dessa atitude gere valor aos acionistas e sustentabilidade dos negócios.

    Letra “D" Estratégias de diferenciação: Essa estratégia faz parte de um conjunto de três estratégias genéricas desenvolvidas por Michael Porter, são elas: liderança em custos, diferenciação e foco ou enfoque. A estratégia de valorizar e recompensar a flexibilidade organizacional e a intimidade com o cliente está relacionada à estratégia de enfoque, pois o foco dessa atitude está no cliente. A estratégia de diferenciação objetiva gerar vantagem competitiva em um produto com caraterísticas únicas, como, por exemplo, a qualidade de um produto.

    Letra “E" Estratégias de crescimento: segundo Djalma de Oliveira, a estratégia pode ser classificada em quatro tipos: estratégia de sobrevivência, de manutenção, de crescimento e de desenvolvimento. A alternativa foca na estratégia de crescimento. Essa estratégia significa que a empresa se encontra em um ambiente de inovação, internacionalização ou expansão e utiliza-se dessa oportunidade para fortalecer uma fraqueza existente. Caso isso ocorra com tranquilidade, essa estratégia poderá proporcionar uma rápida expansão da organização e elevadas taxas de crescimento e de participação no mercado. Sendo assim, essa alternativa é o gabarito da questão em análise.

    Gabarito do professor: Letra E.

    FONTES:
    KOTLER, Philip. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. São Paulo: Atlas, 1994.
    OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico. 24ª Ed. São Paulo: Atlas, 2007.
  • "Segundo Oliveira (2001,p.183) “na estratégia de crescimento, embora a empresa tenha predominância de pontos fracos, o ambiente está proporcionando situações favoráveis que podem transforma-se em oportunidades, quando efetivamente é usufruída a situação favorável pela empresa. Normalmente, o executivo procura, nesta situação, lançar novos produtos, aumentar o volume de vendas, etc”."

    Gabarito letra E - Estratégias de crescimento rápido e expansão se dão em organizações com elevadas taxas de crescimento e de participação no mercado.

  • Letra “A" Sinergia estratégica: Sinergia é uma ação cujo resultado reforça o entrosamento ou cooperação ou coesão entre diversas áreas de uma empresa. A alternativa em análise nos apresenta que essa sinergia surgiu de linhas de produtos, porém, não podemos afirmar que produtos ou serviços geram sinergia estratégica em uma empresa. 

    Letra “B" Design organizacional e a gestão de pessoas:  O desenho organizacional é uma metodologia de estruturação e organização de uma empresa. Já a Gestão de Pessoas é uma área da gestão responsável por gerir o talento humano, o capital humano, atuante na empresa. Apesar de fundamentais para uma organização, não são as pecas principais de uma estratégia tática e de uma operacional, haja vista que o estabelecimento de estratégias envolver diversas áreas da empresa.

    Letra “C" Estratégia de parceria: essa estratégia objetiva a realização de alianças ou parcerias com o foco no aumento da participação no mercado e na geração de vantagem competitiva para as empresas associadas. Essas parcerias podem ser por meio de: joint ventures, fusões ou aquisições etc. As alianças focam na complementação, na competitividade e no aumento de Market Share, ela não necessariamente deve priorizar o grau de colaboração entra as empresas para sua realização. Basta que dessa atitude gere valor aos acionistas e sustentabilidade dos negócios.

    Letra “D" Estratégias de diferenciação: Essa estratégia faz parte de um conjunto de três estratégias genéricas desenvolvidas por Michael Porter, são elas: liderança em custos, diferenciação e foco ou enfoque. A estratégia de valorizar e recompensar a flexibilidade organizacional e a intimidade com o cliente está relacionada à estratégia de enfoque, pois o foco dessa atitude está no cliente. A estratégia de diferenciação objetiva gerar vantagem competitiva em um produto com caraterísticas únicas, como, por exemplo, a qualidade de um produto.

    Letra “E" Estratégias de crescimento: segundo Djalma de Oliveira, a estratégia pode ser classificada em quatro tipos: estratégia de sobrevivência, de manutenção, de crescimento e de desenvolvimento. A alternativa foca na estratégia de crescimento. Essa estratégia significa que a empresa se encontra em um ambiente de inovação, internacionalização ou expansão e utiliza-se dessa oportunidade para fortalecer uma fraqueza existente. Caso isso ocorra com tranquilidade, essa estratégia poderá proporcionar uma rápida expansão da organização e elevadas taxas de crescimento e de participação no mercado. Sendo assim, essa alternativa é o gabarito da questão em análise.

  • GAB:E

  • Colegas!!! Eu observei que muitos de vocês ficaram com dúvidas em certas alternativas e realmente a questão ficou bem subjetiva mesmo, até eu tive que reler varias vezes as alternativas para por fim decidir ficar com a "e" que foi a alternativa que eu achei mais adequada dentre elas. Bom para complementar e ajudar a desmistificar a questão vai minha contribuição sobre a alternativa "e" gabarito da questão:

    Estratégia de Crescimento

    Quando a empresa vislumbra muitas oportunidades em seu ambiente, apesar de contar ainda com muitos pontos fracos, ela pode optar por uma estratégia de crescimento. Oliveira divide essa estratégia em:

    •Estratégia de inovação – a organização procura lançar novos produtos, com tecnologia avançada ou inédita, em busca de criar um impacto na mente dos consumidores.

    •Estratégia de internacionalização – a empresa vai buscar operar em países onde ainda não tem negócios.

    •Estratégia de joint venture – ocorre quando existe uma parceria de duas empresas para "atacar" um mercado específico.

    •Estratégia de expansão – a expansão é o aumento de produção dos produtos e/ou serviços que a empresa fornece ao mercado. Se a empresa não acompanhar a evolução do mercado, pode perder a participação de mercado por não poder atender a seus consumidores.

    Fonte: Rodrigo Rennó – administração para concursos

    GABA e

  • Gabarito letra E.

    Lendo com calma a letra D, a qual marquei como sendo certa, parece-me que o texto está invertido, vejamos:

    d) Estratégias de diferenciação valorizam e recompensam a flexibilidade organizacional e a intimidade com seus clientes.

    O correto seria: flexibilidade e a intimidade com seus clientes, favorecem a adoção de estratégias de diferenciação.

    Fui seco e errei hahaha (A ORDEM DOS FATORES ALTERA O PRODUTO)

  • Complementando o comentário da colega Regiane, sugiro que leiam e pesquisem acerca das estratégias de adaptação de Stevenson.

    Gabarito: E

  • a) Sinergia estratégica se concretiza quando há combinação das unidades de negócio e das linhas de produtos/serviços da organização.

     

    Vejamos o que diz Souza Jr. (2010) sobre o assunto:

    “Ansoff (1990) explica que, para a estratégia de carteira, existem quatro componentes principais: vetor de crescimento, vantagem competitiva, sinergia e flexibilidade estratégica. (…) A sinergia visa o entrosamento entre as áreas e atividades da empresa e a flexibilidade faz com que essa empresa se adapte facilmente às mudanças de mercado.” (grifos nossos)

    O erro é bem sutil e está em afirmar que a combinação é entre unidades de negócio e linhas de produtos/serviços, na realidade a combinação é com as atividades.

  • Se você conseguiu responder de boa essa questão e marcar sem dúvida alguma, você merece meus aplausos. Parabéns!

  • Se você leu e também não entendeu nada, toca aqui! Tamo junto e se lascando...!

  • Eu não entendi bem as alternativas mas quando eu li a opção E tive certeza que está certa (porque faz sentido).

    A explicação por comentário do professor foi boa!

  • eu li e reli a achei que todas estavam corretas

  • Eu o.d.e.i.o administração com todas as minhas forças. Tudo subjetivo.

  • cespe: remove a minha vida...

  • quando eu vejo que 42% acertou essa questão penso que concurso nao é pra mim!

    Estratégias de crescimento rápido e expansão se dão em organizações com elevadas taxas de crescimento e de participação no mercado.

    Ora, como empresas de elevada participação no mercado podem ter estratégias de crescimento rápido? enfim.. 4 anos de faculdade de ADM não foram suficientes, vamo que vamo..

  • Típica questão paradoxal, na qual a pessoa enxerga todas as alternativas como corretas e, possivelmente, incorretas!