SóProvas


ID
3214801
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Peruíbe - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto de Rubem Alves, para responder à questão.


                                     A arte de educar


      Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. O educador diz: “Veja!” e, ao falar, aponta. O aluno olha na direção apontada e vê o que nunca viu. Seu mundo se expande. Ele fica mais rico interiormente… E ficando mais rico interiormente ele pode sentir mais alegria – que é a razão pela qual vivemos.

      Já li muitos livros sobre Psicologia da Educação, Sociologia da Educação, Filosofia da Educação… Mas, por mais que me esforce, não consigo me lembrar de qualquer referência à Educação do Olhar. Ou à importância do olhar na educação, em qualquer um deles.

A primeira tarefa da Educação é ensinar a ver… É através dos olhos que as crianças tomam contato com a beleza e o fascínio do mundo… Os olhos têm de ser educados para que nossa alegria aumente.

A educação se divide em duas partes: Educação das Habilidades e Educação das Sensibilidades. Sem a Educação das Sensibilidades, todas as habilidades são tolas e sem sentido. Os conhecimentos nos dão meios para viver. A sabedoria nos dá razões para viver.

      Quero ensinar às crianças. Elas ainda têm olhos encantados. Seus olhos são dotados daquela qualidade que, para os gregos, era o início do pensamento: a capacidade de se assombrar diante do banal.

Para as crianças tudo é espantoso: um ovo, uma minhoca, uma concha de caramujo, o voo dos urubus, os pulos dos gafanhotos, uma pipa no céu, um pião na terra. Coisas que os eruditos não veem.

Na escola eu aprendi complicadas classificações botânicas, taxonomias, nomes latinos – mas esqueci. E nenhum professor jamais chamou a minha atenção para a beleza de uma árvore… Ou para o curioso das simetrias das folhas. Parece que naquele tempo as escolas estavam mais preocupadas em fazer com que os alunos decorassem palavras que com a realidade para a qual elas apontam.

      As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor. Aprendemos palavras para melhorar os olhos. Há muitas pessoas de visão perfeita que nada veem… O ato de ver não é coisa natural. Precisa ser aprendido. Quando a gente abre os olhos, abrem-se as janelas do corpo e o mundo aparece refletido dentro da gente. São as crianças que, sem falar, nos ensinam as razões para viver. Elas não têm saberes a transmitir. No entanto, elas sabem o essencial da vida. Quem não muda sua maneira adulta de ver e sentir e não se torna como criança, jamais será sábio.

                  (Disponível em:< https://psicologiaacessivel.net>. Acesso em: 18.11.2018)

Observe a pontuação do trecho destacado. É correto afirmar que, nele, os dois-pontos anunciam

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Para as crianças tudo é espantoso: um ovo, uma minhoca, uma concha de caramujo, o voo dos urubus, os pulos dos gafanhotos, uma pipa no céu, um pião na terra.

    ? Os termos que vêm após os dois-pontos são um desdobramento do pronome "tudo"; são apostos explicativos referentes ao pronome.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva C

    expressões que estão resumidas no pronome “tudo”; as vírgulas separam elementos que exercem a mesma função no enunciado.

  • Para as crianças ''TUDO ISSO(um ovo, uma minhoca, uma concha de caramujo, o voo dos urubus, os pulos dos gafanhotos, uma pipa no céu, um pião na terra)'' é espantoso.

    Gab: C

  • gabarito (C)

    aposto.

    Se parar para pensar toda a sequência de palavras do testo é para explicar o termo tudo.

  • Um APOSTO RESUMIDOR é expresso geralmente por um pronome.

    Ex: Homens, mulheres, crianças, todos buscam felicidade.

    Prof. Alexandre soares.

  • uma das funções do "dois pontos" é enumerar termos com a mesma função sintática.
  • sobre a B> não é síntese, mas sim alguns exemplos.

  • Principais usos dos dois pontos:

    1) A nunciar uma citação:

    Como dizia Bezerra da Silva; "....."

    2) Para Introduzir uma enumeração:

    Os desejos eram 2 :

    Magistratura e muita festa.

    3) Para introduzir um esclarecimento ou explicação:

    Não se trata de um homem inteligente : é apenas muito esperto.

    4) Introduzir fala de personagem.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Fiquei entre B e C.

    Não entendi quando diz que estão resumidas no pronome tudo. Se é o aposto está ligado a espantoso e não só pronome tudo???

  • É um aposto resumitivo . Alternativa C
  • GABARITO : C

    Diante da dificuldade, substitua o não consigo pelo : Vou tentar outra vez ! 

    RUMO #PCPR #DEPEN

  • Erro da letra A: os termos possuem sim a mesmas funções sintáticas.

    Letra C esta correta: sim! os termos retomam a palavra "tudo" que tem sentido resumitivo.

    Gabarito letra C!

  • Questão pega bobão. Muito malandra a dona Vunesp.

  • nem vi onde estava o trecho destacado, kkkkk!

  • Explicando sobre a B:

    A B fala em síntese, só seria síntese de estivesse detalhando todos os elementos do "tudo", mas ali não são todos os elementos, são só alguns exemplos com a mesma função sintática, portanto, letra C.

  • É um aposto enumerativo

  • síntese = processo ou operação que consiste em reunir elementos diferentes, concretos ou abstratos, e fundi-los num todo coerente.