SóProvas


ID
3222718
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Gramáticos e linguistas

        Um linguista moderno sente-se tentado a desprezar um tanto seus antecessores, e sorrirá ao ler um gramático científico do século XIX. Entretanto, é à gramática tradicional que devemos esse enorme trabalho de análise que ainda serve de base às investigações modernas. A definição das partes da frase (sujeito, verbo, complemento etc.) e de suas relações, os quadros da flexão (declinação, conjugação etc.), a descrição dos diferentes gêneros de proposições (principais e subordinadas, discurso direto e indireto etc.), e muitas outras coisas dessa ordem, resultados alcançados pelo trabalho várias vezes centenário de um espírito lógico e analítico, são como pilares sobre os quais se assentará o edifício da linguística enquanto houver homens que dela se ocupem.

(Adaptado de: AUERBACH, Erich. Introdução aos estudos literários. Trad. de José Paulo Paes. São Paulo: Cosac Naify, 2015) 

No período Um linguista moderno sente-se tentado a desprezar um tanto seus antecessores, e sorrirá ao ler um gramático científico do século XIX, observa-se que a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    "Um linguista moderno sente-se tentado a desprezar um tanto seus antecessores, e sorrirá ao ler um gramático científico do século XIX,"

    A preposição "a" foi utilizada nas duas ocorrências.

  • GABARITO: LETRA C

    A) forma verbal tentado a desprezar tem como complemento nuclear um tanto ? incorreto, desprezar algo ou alguém (seus antecessores), o núcleo do objeto direto é "antecessores".

    B) expressão e sorrirá tem o mesmo sentido de porquanto sorrirá ? incorreto, o "e" é uma conjunção coordenativa aditiva, o "porquanto" é uma conjunção coordenativa explicativa, sentidos diferentes.

    C) preposição a foi utilizada em duas ocorrências antes de formas verbais ? correto (=a desprezar um tanto seus antecessores, e sorrirá ao ler um gramático).

    D) expressão um linguista moderno desempenha a mesma função sintática de um gramático científico ? incorreto, Um linguista moderno sente-se (=sujeito do verbo "sentir"); ao ler um gramático científico (=ler alguma coisa, objeto direto).

    E) construção sorrirá ao ler um gramático pode ser substituída, sem prejuízo do sentido, por sorrirá a leitura de uma gramática ? incorreto, temos uma oração subordinada adverbial temporal reduzida do infinitivo originalmente, com a mudança é a leitura que sorrirá, sentido completamente alterado.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • A-forma verbal tentado a desprezar tem como complemento nuclear um tanto (É ANTECESSORES).

    B-expressão e sorrirá tem o mesmo sentido de porquanto sorrirá (ADIÇÃO E NÃO EXPLICAÇÃO).

    C-preposição a foi utilizada em duas ocorrências antes de formas verbais.

    D-expressão um linguista moderno desempenha a mesma função sintática de um gramático científico (SUJEITO – COMPLEMENTO).

    E-construção sorrirá ao ler um gramático pode ser substituída, sem prejuízo do sentido, por sorrirá a leitura de uma gramática (MUDA O SENTIDO).

    LETRA C

  • O ler forma verbal ? Conhecem a substantivação ? Isso não é mais verbo , eu heim .