SóProvas


ID
323302
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que concerne a relações públicas, especialmente à teoria dos
quatro modelos, julgue os itens seguintes.

A terceira fase das relações públicas, correspondente ao modelo duplo fluxo assimétrico da comunicação, foi sobrepujada, com o advento das tecnologias que possibilitaram a bilateralidade entre os polos emissor e receptor.

Alternativas
Comentários
  • A terceira fase corresponde ao modelo "assimétrico de duas mãos" e não "duplo fluxo assimétrico". Neste terceiro modelo, é feito uso de pesquisa e de instrumentos para criar mensagens para manipular os públicos, beneficiando a organização e não o público. 

  • O erro da questão está em afirmar que o modelo foi sobrepujado "com o advento das tecnologias que possibilitaram a bilateralidade". Primeiro, porque o modelo assimétrico de duas mãos É BILATERAL. Ele pressupõe o conhecimento sobre os públicos e suas aspirações, embora beneficie apenas a organização, por não estabelecer com esses públicos uma base de troca e diálogo, utilizando as informações apenas para persuadi-lo. Segundo porque, embora o quarto modelo (simétrico de duas mãos) seja apontado como o ideal de comunicação organizacional, ainda não conseguiu sobrepujar o assimétrico, na prática. Como diz Margarida Kunsch sobre o modelo simétrico de duas mãos, "trata-se de um relacionamento considerado ideal, ético e justo; é o modelo capaz de propiciar a excelência da comunicação nas organizações, mas o mais difícil de ser praticado na sua essência".
    Por último, o modelo de RP adotado depende muito mais da estrutura e da visão organizacional sobre os públicos do que das tecnologias em si.
  • A terceira fase das relações públicas, correspondente ao modelo duplo fluxo assimétrico da comunicação, foi sobrepujada (SUPERADA), com o advento das tecnologias que possibilitaram a bilateralidade entre os polos emissor e receptor.