SóProvas


ID
3233704
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As pesquisas e auditorias de opinião e de imagem são importantes ferramentas de relacionamento com públicos estratégicos. Há vários tipos de pesquisas no gerenciamento dos programas de comunicação com os públicos da organização.

Ao trabalharem a partir de sua intuição e de seu julgamento artístico, os técnicos de comunicação e de produção cultural utilizam a abordagem

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B

    A chave da questão está em "intuição".

    Em regra, as pesquisas usam técnicas.

    Abordagem da não-pesquisa: é realizada com base na intuição dos profissionais de comunicação que desenvolverão programas nas organizações. Ela não trabalha com pesquisas para monitoramento e gerenciamento de atividades, mas sim com ações rotineiras para permitir a comunicação no meio corporativo. O fluxo de informações, em geral, ocorre da gerência para as outras áreas da organização, com poucos dados na direção do ambiente para a organização.

    Abordagem informal: como o próprio nome já diz, o processo de pesquisa é feito de maneira informal, sem uma estruturação clara e sem padronizações. As pessoas são entrevistadas, no entanto, não seria possível afirmar que trata-se de uma opinião representativa de grupos maiores, devido às amostras inconsistentes. Os dados não devem ser usados como base para o desenvolvimento de programas, mas podem ser uma fase inicial para pesquisas mais elaboradas e organizadas.

    Abordagem da administração científica: é a pesquisa realizada em todo o processo de comunicação organizacional. Ela terá como ponto de partida a definição de um problema, fará um monitoramento dos programas, implementará novas ações e permitirá o acompanhamento dos resultados.

    Abordagem de evento midiático: trata-se do desenvolvimento de pesquisas com base em temas que seriam de interesse da imprensa, ou seja, buscando a publicação dos resultados em plataformas de comunicação e mídia espontânea. Os gestores conhecem os assuntos que podem ser relevantes para os jornalistas e, portanto, usam isso como uma ferramenta para conduzir pesquisa com esse fim.

    Abordagem exclusivamente de avaliação: a pesquisa é pouco utilizada na fase de planejamento, mas tem como foco as fases de implementação e de avaliação de resultados. Há um receio dos gestores em verificar que os índices desejados não foram alcançados e que, portanto, suas iniciativas não foram bem sucedidas.

    Essas classificações foram desenvolvidas pelos autores Glen Broom e David Dozier (1990).

    Fonte: Prof Julia Branco - Estratégia