-
GABARITO: CERTO
Verticalização → Produz-se (ou tenta-se produzir) internamente tudo o que puder. Essa estratégia foi dominante nas grandes empresas – usualmente denominadas conglomerados, marcadas por uma departamentalização multi divisional, até o final do século passado, no intuito de assegurar a independência de terceiros (ex: General Motors). Mais raramente, há empresas que ainda se esforçam na verticalização de seus negócios (um exemplo seria a Faber-Castell que, na última década, esforçou-se na conquista da autossuficiência no plantio de madeira, matéria-prima na confecção de lápis). No entanto, verticalizar mostrou-se um negócio arriscado, já que se corre o risco da empresa ficar “engessada”, ou seja, a imobilização de recursos e a baixa flexibilidade do processo produtivo podem tornar o negócio pouco flexível.
FONTE: Gestão de Materiais Renato Ribeiro Fenili.
-
COMPLEMENTANDO - "PRECONIZAR": RECOMENDAR, AVISAR COM INSISTENCIA, ACONSELHAR
-
*** Gabarito: Certo ***
Estratégia de verticalização - Produzir tudo
Estratégia de Horizontalização - Comprar tudo (ou o máximo possível)
-
CERTO
-
A decisão sobre produzir ou adquirir um item de material no mercado é tomada pela cúpula da organização, considerando os custos e a estrutura envolvida. Nesse contexto, há duas estratégias possíveis: a verticalização e a horizontalização.
--> Verticalização → Produz-se (ou tenta-se produzir) internamente tudo o que puder.Essa estratégia foi dominante nas grandes empresas – usualmente denominadas conglomerados, marcadas por uma departamentalização multidivisional, até o final do século passado, no intuito de assegurar a independência de terceiros(ex: General Motors).
FONTE;ENAP
GAB. CERTO.
-
Entre alguns dos critérios para classificar os materiais, temos aqueles que se referem à possibilidade de fazer ou comprar.
Talvez você se pergunte, qual o objetivo? Bem, a seu objetivo é prover a informação sobre quais materiais podem ser produzidos pela organização e quais podem ser adquiridos no mercado. A decisão acerca da produção dos materiais ou da sua aquisição cabe à cúpula organizacional. Diante dessas duas possibilidades, temos duas estratégias que podem ser usadas:
>> VERTICALIZAÇÃO: essa estratégia infere que a organização produza tudo o que for possível. Conseguindo com isso a independência de terceiros. Todavia, há um risco inerente a essa estratégia; o risco de engessamento/ inflexibilidade da organização.
>> HORIZONTALIZAÇÃO: aqui, o intuito é comprar de terceiros tudo o que for possível, mantendo na organização apenas os processos fundamentais, por razões de segredos tecnológicos.
GABARITO: CERTO
-
Certo
A decisão sobre produzir ou adquirir um item de material no mercado é tomada pela cúpula da organização, considerando os custos e a estrutura envolvida.
há duas estratégias possíveis: a verticalização e a horizontalização.
Verticalização → Produz-se (ou tenta-se produzir) internamente tudo o que puder.
Horizontalização → Compra-se de terceiros o máximo de itens que irão compor o produto final.
Gestão de Materiais
Renato Ribeiro Fenili Autor. p.28
-
Produze se na Verticalização, na Horizontalidade se compra. só para fixa e não se esquecer mais.