A cadeia de suprimentos, também conhecida como Supply Chain, já é um conceito bem difundido no universo empresarial. No entanto, é comum encontrarmos empreendedores que possuem dúvidas sobre o tema.
Em resumo, quando falamos em cadeia de suprimentos, estamos nos referindo a uma rede interligada de negócios que engloba toda a operação da empresa. Assim, ela configura-se desde o armazenamento da matéria-prima até a entrega do produto ao consumidor final.
Desse modo, ela pode ser entendida como o conjunto de atividades que envolvem inúmeros processos, como compra de produtos e matéria-prima, armazenamento e estocagem, movimentação interna, , transporte e todo o suporte para que os processos empresariais funcionem de maneira adequada.
Nesse cenário, pode-se afirmar que a gestão da cadeia de suprimentos — Supply Chain Management — é uma das grandes responsabilidades de um . Por meio dela é possível planejar de maneira estratégica todos os processos de uma empresa.
Fonte: https://blog.gs1br.org/o-que-e-cadeia-de-suprimentos-e-por-que-ela-e-tao-importante/
I A administração de materiais, no que se refere à cadeia de suprimentos das empresas, se inicia nas prateleiras e gôndolas dos varejistas e clientes e termina no processo de transformação de matérias‐primas em produtos intermediários.
O que dá início à cadeia de suprimentos?
Uma cadeia de suprimentos é quando uma pessoa ou uma empresa participa da troca ou entrega de mercadorias. Isso inclui qualquer coisa, desde comprar mantimentos até receber as matérias-primas para fabricar peças de computador. Enquanto bens, dinheiro ou troca de materiais, você faz parte de uma cadeia de suprimentos.
A interação do varejista com o cliente começa quando é feito o contato com o cliente e termina quando este recebe seu pedido.
Os processos envolvidos no ciclo do pedido do cliente são os seguintes:
a) chegada do cliente: o termo chegada do cliente refere-se ao momento que o cliente chega ao local onde ele tem acesso às opções e decide o 4 que vai comprar. O ponto de partida de qualquer cadeia de suprimento é a chegada do cliente;
b) emissão do pedido do cliente: o termo emissão do pedido do cliente refere-se à comunicação do cliente ao varejista sobre que produtos ele tem interesse em adquirir. O objetivo desse processo é garantir que a emissão do pedido seja ágil e precisa e que seja comunicado aos demais processos da cadeia de suprimentos a ela ligado;
c) atendimento ao pedido do cliente: o pedido é atendido e enviado ao cliente. Todos os estoques deverão ser atualizados, o que pode desencadear o ciclo de reabastecimento. No geral, o atendimento ao pedido do cliente acontece no estoque do varejista, porém, em um cenário de fabricação sob encomenda, o atendimento do pedido se da diretamente na linha de produção do fabricante. O objetivo do processo de atendimento do cliente é enviar os pedidos completos e corretos ao cliente, seguindo os prazos determinados, com o menor custo possível;
d) recebimento do produto pelo cliente: durante esse processo, o cliente recebe o pedido e tem posse sobre ele. Os registros desse recibo devem ser atualizados e o pagamento iniciado.