SóProvas


ID
3256045
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Juiz de Fora - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1

Automedicação pode causar sérios danos à

saúde

       Hábito pode inibir eficácia dos medicamentos, causar efeitos colaterais nocivos e causar a morte A automedicação pode trazer consequências graves à saúde, como reações alérgicas e dependência. Além disso, de acordo com o Ministério da Saúde, o hábito pode aumentar a resistência de micro-organismos e inibir a eficácia dos remédios.

     Segundo o Ministério da Saúde, nos últimos cinco anos, quase 60 mil casos de internações por automedicação foram registrados no Brasil.

      O estudante Stuart Figueredo, por exemplo, tem bronquite asmática e compra os medicamentos sem receita médica para tratar a doença. Ele conta que já percebeu os efeitos da automedicação. “Eu compro bombinha, inalador, para melhorar da asma, e já tem tanto tempo que eu faço essa automedicação que às vezes o remédio não surte tanto efeito. Já tiveram algumas situações em que o uso da bombinha ou então do inalador, da nebulização, não surtiu efeito que eu precisava. Eu precisava de verdade ir no hospital e fazer o tratamento correto para que eu pudesse sarar daquele sintoma”, conta.

    Segundo o ex-secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, optar pela automedicação pode trazer consequências graves para a saúde. “Pode matar, os excessos de medicamentos ou às vezes o uso prolongado de um medicamento. Os efeitos colaterais, os efeitos adversos. Basta ler as bulas, vocês vão ver que todos os medicamentos, eles podem ter efeitos adversos. O uso indevido de medicamentos, ele pode piorar a qualidade de vida em vez de melhorar a qualidade de vida se ele for utilizado inadequadamente”, reforça.

(Adaptado de http://www.brasil.gov.br/saude/2014/08/automedicacao

-pode-causar-serios-danos-a-saude)

Assinale a alternativa correta a respeito do texto 1.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    A) Em ?[...] de acordo com o Ministério da Saúde, o hábito pode aumentar a resistência de microorganismos[...]?, o termo em destaque é um substantivo abstrato que se refere a ?Ministério da Saúde? ? incorreto, refere-se ao fato de se automedicar.

    B) Em ?[...] Segundo o ex-secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha [...]?, a expressão em destaque é classificada sintaticamente como aposto explicativo ? correto, temos o aposto explicativo, explica quem é o ex-secretário.

    C) Em ?[...] O estudante Stuart Figueredo, por exemplo, tem bronquite asmática [...]?, a expressão em destaque é classificada sintaticamente como aposto explicativo ? incorreto, temos uma expressão que traz uma enumeração de exemplo, não é um aposto explicativo.

    D) Em ?[...] O uso indevido de medicamentos, ele pode piorar a qualidade de vida [...]?, o termo em destaque é um pronome pessoal do caso reto que se refere a ?medicamentos? ? incorreto, está na 3ª pessoa do singular, logo, refere-se a um elemento no singular, no caso, ao substantivo "uso".

    E) Em ?[...] Segundo o Ministério da Saúde, nos últimos cinco anos, quase 60 mil casos de internações [...]?, a expressão em destaque é classificada sintaticamente como aposto enumerador ? incorreto, temos um adjunto adverbial de tempo.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • é só pra mim que não aparece nenhum termo destacado?
  • GABARITO - B

    Definição de Aposto:

    O aposto é um termo sempre de valor substantivo (nunca adjetivo!) que explica, esclarece, desenvolve, resume outro termo sintático antecedente.

    Exemplo:

    Ela era a famosa Regina Duarte – grande atriz da televisão brasileira

    Bons estudos!

  • O oposto e um termo acessório que permite ampliar, explicar desenvolver ou resumir a ideia contida em um termo que exerça qualquer função sintática:

     Ontem, segunda feira, passei o dia mal-humorado.

    "Segunda-feira" é aposto do adjunto adverbial de tempo "ontem", O aposto e sintaticamente equivalente ao termo que se relaciona porque poderia substituí-lo: 

     Segunda-feira passei o dia mal-humorado.

    O aposto pode ser classificado, de acordo com seu valor na oração, em:

    a) explicativo: A linguística, ciência das línguas humanas, permite-nos interpretar melhor nossa relação com o mundo.

    b) enumerativo: A vida humana compõe-se de muitas coisas: amor, arte, ação. 

    c) resumidor ou recapitulativo: Fantasias, suor e sonho, tudo forma o carnaval.

    d) comparativo: Seus olhos, indagadores holofotes, fixaram-se por muito tempo na baía anoitecida.

    ✨Geralmente, a pausa entre um termo e outro vem separado dos demais termos da oração por vírgula, dois pontos, parênteses ou travessão.

    Às vezes, o aposto pode vir precedido de expressões explicativas do tipo: "a saber", "isto é", "por exemplo", etc.

    Por Exemplo: 

    Alguns alunos, a saber, Marcos, Rafael e Bianca não entraram na sala de aula após o recreio.