SóProvas


ID
3342418
Banca
IADES
Órgão
SEAP-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Quanto à organização político-administrativa do Estado brasileiro e à administração pública, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    b)Os Estados federados são autônomos, em decorrência da capacidade de auto-organização, autogoverno, autoadministração e autolegislação. Trata-se de autonomia, e não de soberania, na medida em que a soberania é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil. Internamente, os entes federativos são autônomos, nos limites de suas competências, constitucionalmente definidas, delimitadas e asseguradas. Constituem pessoas jurídicas de direito público interno, autônomos.

    Fonte: Cadernos sistematizados

  • Alternativa correta: B.

    .

    .

    a) ERRADA: não, não é admissível;

    .

    b) GABARITO;

    .

    c) ERRADA: é "eficiência" no lugar de "eficácia";

    .

    d) ERRADA: eles são acessíveis aos estrangeiros na forma da lei. Óbvio que se deve observar os cargos exclusivos de brasileiros natos;

    .

    e) ERRADA: o direito subjetivo é caso ele seja aprovado dentro do número de vagas. 

  • Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: 

    I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei;

  • Complemento:

    A) 1) O federalismo brasileiro não admite a secessão e é uma clausula pétrea, leia-se; não pode ser alterado por meio de emenda. Art.60, §4º, Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir:

    I - a forma federativa de Estado;

    B) Essas pessoas políticas descentralizadas possuem poder de auto-organização, competências legislativas e administrativas e autonomia financeira (têm competências tributárias próprias).

    C) É o L.I.M.P.E

    Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade, Eficiência.

    D) Art. 37, I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei; 

    E) o direito subjetivo à nomeação do candidato aprovado em concurso público exsurge nas seguintes hipóteses:

    I – Quando a aprovação ocorrer dentro do número de vagas dentro do edital;

    Fonte> Marcelo Alexandrino e Vicente P.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • EFICACIA NÃO É A MESMA COISA QUE EFICIÊNCIA KKK

  • Pessoal, evitem falar em EFICÁCIA no Direito Administrativo ! Trabalhamos com a ideia de EFICIÊNCIA que é fazer o máximo com os recursos disponíveis.

    eficiência seria o ato de “fazer certo as coisas”, enquanto que a eficácia consiste em “fazer as coisas certas”.

  • Apenas complementando:

    eficiência é a dimensão do desempenho expressa pela relação do processo envolvido, seu meio. É quando algo é realizado da melhor maneira possível, ou seja, com menos desperdício ou em menor tempo. Assim, possui foco interno e refere-se aos CUSTOS envolvidos.

    eficácia é a dimensão do desempenho expressa pelo alcance dos objetivos ou metas, independentemente dos custos implicados. Possui foco externo e refere-se aos RESULTADOS.

    efetividade é a dimensão do desempenho que representa a relação entre os resultados alcançados e as transformações ocorridas. Possui foco externo e refere-se aos IMPACTOS.

    Fonte: Tecconcursos

  • Confundi eficácia com eficiência.

    Os princípios da Administração Pública são

    L - legalidade

    I - impessoalidade

    M - moralidade

    P - publicidade

    E - eficiência

    Complementando com o comentário do colega Thiago:

    b)Os Estados federados são autônomos, em decorrência da capacidade de auto-organização, autogoverno, autoadministração e autolegislação. Trata-se de autonomia, e não de soberania, na medida em que a soberania é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil. Internamente, os entes federativos são autônomos, nos limites de suas competências, constitucionalmente definidas, delimitadas e asseguradas. Constituem pessoas jurídicas de direito público interno, autônomos.

    Fonte: Cadernos sistematizados

  • Assertiva b

    Os entes federados são considerados pessoas jurídicas de direito público interno com personalidade jurídica autônoma. Não há relação de hierarquia ou subordinação entre eles, mas somente de cooperação e coordenação. Essa autonomia conferida aos entes federados consolida e harmoniza o princípio federativo.

  • LEMBREM: O FEDERALISMO BRASILEIRO É CENTRÍFUGO OU POR DESAGREGAÇÃO.

  • Comentários sobre a letra E)

    Para ter direito subjetivo à nomeação, o nome do candidato deve estar incluído no número de vagas imediatas especificadas em edital. Na verdade, o que ele tem é uma mera expectativa do direito, o mesmo direito daqueles que passam no cadastro reserva

  • Drs e Dras façamos uma leitura analítica.

    1~~>A CF veda secessão.

    GABARITO~~> "B"

    3~~>Legalidade, moralidade, impessoalidade, "eficácia" e publicidade e EFICIÊNCIA são os princípios constitucionais que regem a administração pública.

    4~~>Todos os cargos são acessível a quem quer que seja, eles são acessíveis aos estrangeiros na forma da lei, menos os cargos específicos propriamente dito.

    5~~>O candidato aprovado em concurso público de provas e títulos tem o direito subjetivo à nomeação, ainda que o edital não tenha previsto número específico de vagas. Não, negativo, o direito SUBJETIVO só se enquadra se DENTRO DAS VAGAS.

  • GABARITO LETRA 'B'

    B Os Estados-membros possuem autonomia e capacidade de normatização própria, autogoverno e autoadministração.

    ESTADOS

    a) Auto-organização e Legislação Própria:

    Elaboração das constituições Estaduais

    Poder Constituinte Decorrente

    Princípio da Simetria

    2 turnos 3/5 dos votos

    Autolegislação: leis estaduais

    b) Autogoverno (arts. 27, 28 e 125 CF)

    Organizar os poderes executivo, legislativo e judiciário do Estado.

    c) Autoadministração

  • eita bizonhada, bati o olho e ví LIMPE já marquei certa.

  • Não devemos desmerecer nenhum tipo de conteúdo. Errei o L.I.M.P.E,mas isso só me trará maturidade e humildade.

  • Limpe do cão... kkkkkk

  • Pessoal que decora o LIMPE, mas não os itens certinhos não gostou dessa questão kkkk

  • Se o concurso foi só para cadastro de reservas, somente o primeiro lugar tem direito subjetivo à nomeação.

  • Na alternativa C creio que a alternativa estaria correta se : "Legalidade, moralidade, impessoalidade, eficácia e publicidade são os princípios constitucionais EXPLÍCITOS que regem a administração pública."

  • EFICIÊNCIA E NÃO EFICÁCIA

    EFICIÊNCIA E NÃO EFICÁCIA

    EFICIÊNCIA E NÃO EFICÁCIA

    EFICIÊNCIA E NÃO EFICÁCIA

    EFICIÊNCIA E NÃO EFICÁCIA

    EFICIÊNCIA E NÃO EFICÁCIA

    EFICIÊNCIA E NÃO EFICÁCIA

    EFICIÊNCIA E NÃO EFICÁCIA

    EFICIÊNCIA E NÃO EFICÁCIA

    EFICIÊNCIA E NÃO EFICÁCIA

    EFICIÊNCIA E NÃO EFICÁCIA

  • LETRA “A”: incorreta.

    O federalismo brasileiro não consagra o direito de secessão, isto é, não admite que um Estado-membro se desvincule da Federação, quebrando o pacto federativo.

    De acordo com o caput do art. 1º da CF, A República Federativa do Brasil é a união indissolúvel dos Estados, Municípios e DF.

     

    LETRA “B”: correta.

    Tendo como característica principal a descentralização, os Estados-membros, assim como os demais entes federativos, são dotados de autonomia política (caput do art. 18 da CF), que se manifesta por meio de 04 aptidões: auto-organização, autolegislação, autogoverno e autoadministração

     

    LETRA “C”: incorreta.

    Legalidade, moralidade, impessoalidade, eficiência (e não eficácia) e publicidade são os princípios constitucionais que regem a administração pública, conforme o caput do art. 37 da CF.

     

    LETRA “D”: incorreta.

    A CF/88 garante o acesso, aos estrangeiros, a cargos, empregos e funções públicas:

    CF, art. 37, inciso I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei.

     

    LETRA “E”: incorreta.

    De acordo com o STF, “o candidato aprovado em concurso público para formação de cadastro reserva é mero detentor de expectativa de direito à nomeação” (MS 31.732 ED).

    Não é, portanto, hipótese de direito subjetivo à nomeação.

  • Trata-se de questão acerca da organização político-administrativa.

    A) No federalismo brasileiro, é admissível a separação de um Estado-membro, mediante emenda constitucional aprovada por quórum qualificado de 2/3, consagrado no denominado direito de secessão.

    ERRADO. Na Federação não se admite direito de secessão (separação).

    B) Os Estados-membros possuem autonomia e capacidade de normatização própria, autogoverno e autoadministração.

    CORRETO. A autonomia, de fato, compreende as capacidades de auto-organização, autogoverno e autoadministração.

    C) Legalidade, moralidade, impessoalidade, eficácia e publicidade são os princípios constitucionais que regem a administração pública.

    ERRADO. Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte.

    O examinador trocou eficiência por eficácia.

    D) Os cargos, os empregos e as funções públicas são acessíveis apenas aos brasileiros que preencham os requisitos legais, sendo vedados aos estrangeiros em razão do princípio da soberania mitigada.

    ERRADO. Art. 37. (...) I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei.

    E) O candidato aprovado em concurso público de provas e títulos tem o direito subjetivo à nomeação, ainda que o edital não tenha previsto número específico de vagas.

    ERRADO. Conforme a jurisprudência pacífica do STF, somente o candidato aprovado em concurso público dentro do número de vagas previsto no edital possui direito subjetivo à nomeação.

    GABARITO DO PROFESSOR: Letra B.

  • FEDERAÇÃO

    • União indissolúvel

    • Os entes federados são autônomos

    • Tem como fundamento a constituição

    CONFEDERAÇÃO

    • União dissolúvel

    • Os entes federados são soberanos

    • Tem como fundamento um acordo internacional

  • Li a palavra eficiência em vez de eficácia e me ferrei , bola pra frente .. PAPAMIKE
  • pegar o candidato pela desatenção não é testar o conhecimento, apenas fazer joguinho infantil de palavras!!!!

  • quais cai coisinha

  • Eficácia atingir o objetivo.

    Eficiência atingir o objetivo com menos custo.

  • É bom filtrar as questões pela área de atuação do concurso pretendido. Eu estava estuando constitucional apenas com o filtro da banca e tinha muita questão relacionada a magistratura, que não tem nada a ver com o que o meu objetivo.

  • Em um concurso exclusivo para cadastro de reservas, em tese ninguém terá direito à vaga.

  • Questão de teste de atenção!