SóProvas


ID
3357160
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As análises funcional e topográfica de cada caso constituem etapas do diagnóstico clínico no caso da psicoterapia de base

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

  • A Análise Funcional envolve o levantamento sistemático de variáveis antecedentes e consequentes para a explicação do comportamento, de acordo com o modelo de seleção por consequências. Para a análise do comportamento, nas mais variadas tipografias (formas do comportamento) as ações são selecionadas pelas consequências que estas têm no ambiente. A função do comportamento seria a relação entre uma determinada performance e o produto desta, seja pelo acréscimo de alguma variável, ou a retirada de alguma variável.
    Tal análise baseia-se nas teorias comportamentais.

    GABARITO: E


  • LETRA E

    Para a Análise do Comportamento, podemos compreender:

    ----------Analise Topográfica dos Comportamentos: como sendo a descrição dos comportamentos emitidos pelo sujeito. Assim, ela buscar conhecer os comportamentos, sua frequência e em que contexto são emitidos. É uma análise mais descritiva.

    ---------Análise Funcional dos Comportamentos: para além de conhecer e descrever os comportamentos, a Análise Funcional buscar compreender como esse comportamento foi selecionado e qual a função que ele desempenha na vida do sujeito. Assim, temos um aprofundamento do estudo comportamental, focado na tríplice contingência;

    A grasso modo, podemos exemplificar a situação a seguir:

    Ex: Sujeito com comportamentos depressivos.

    Análise Topográfica: baixo repertório verbal; fadiga; insônia; falta de ânimo; choro recorrente (são as descrição dos comportamentos de "depressão").

    Análise Funcional: Quais fatores podem estar contribuindo para o quadro depressivo? Quais são as contingências envolvidas? Quais esquemas de reforçamento e punição estão presentes nesse comportamento de depressão?

    Enfim, espero ter ajudado. Bons estudos

  • Vamos la. A Analise funcional é método de compreensão do comportamento, e ela está dentro da teoria BEHAVIORISTA. VEJA

    "Uma formulação das interações entre um organismo e o seu meio ambiente, para ser adequada, deve sempre especificar três coisas: 1) a ocasião na qual ocorreu a resposta, 2) a própria resposta e 3) as consequências reforçadoras. As relações entre elas constituem as 'contingências de reforço'" (Skinner, 1975, p.182).

    A palavra "topográfica" (me confundi com as teorias de Freud af) faz parte de um todo dentro do diagnóstico funcional . No interior de abordagens comportamentais, o estruturalismo pode se sugerir, quando a análise tem como foco a especificação topográfica do comportamento, em detrimento das relações funcionais entre organismo e ambiente.