SóProvas


ID
3359362
Banca
FCC
Órgão
DPE-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O inexpugnável mistério
      Aceitemos de bom grado a tese formulada pelo físico nuclear dinamarquês Niel Bohr, segundo a qual “a tarefa da ciência é reduzir todos os mistérios a simples trivialidades”. Aceitemos também a conjectura de que, com o tempo e com um trabalho sem tréguas, os cientistas tenham conseguido levar a cabo essa tarefa da ciência, e todos os mistérios do mundo – da origem da vida à relação entre a mente e o cérebro – tenham afinal rendido os seus segredos e se revelado ao olhar humano naquilo que são: trivialidades perfeitamente inteligíveis na ordem natural das coisas.
     Pois bem. Terminada a tarefa da ciência, restará ainda um derradeiro enigma diante do qual ela não tem, nem poderá vir a ter, o que dizer: o mistério da trivialidade de tudo. Em outras palavras: a ciência não saberá explicar a razão de ser de todas as trivialidades que compõem o nosso misterioso mundo.
(Adaptado de: GIANETTI, Eduardo. Trópicos utópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 2016, p. 27)

Na frase Terminada a tarefa da ciência, restará ainda um derradeiro enigma, mantém-se o sentido caso se substitua o segmento sublinhado por:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ?  Terminada a tarefa da ciência, restará ainda um derradeiro enigma

    ? Temos uma oração subordinada adverbial temporal reduzida do particípio, o termo "uma vez" traz exatamente esse valor temporal que procuramos (=Uma vez concluída a tarefa).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Achei que uma vez só usaria com valor causal (verbo no indicativo) ou condicional (verbo no subjuntivo)

  • Assertiva D

    Terminada a tarefa = Uma vez concluída a tarefa

  • As orações reduzidas trazem muitas ambiguidades! Neste caso, por exemplo, eu classificaria como reduzida de particípio causal, entendendo da mesma forma que a Jéssica Santos.

  • A) Ainda que... -> Conj. concessiva

    B) À proporção que... -> Conj. Proporcional

    C) Conquanto... -> Conj concessiva

    D) Gabarito. Arthur Carvalho já explicou em seu cometário.

    E) À medida que.. -> Conj. proporcional

    OBS: CUIDADO COM À MEDIDA QUE x NA MEDIDA EM QUE

    > NA MEDIDA EM QUE = VALOR CAUSAL

    > À MEDIDA QUE = VALOR PROPORCIONAL

  • Tive a ideia que a oração tem valor consessivo.

  • Lendo os comentários, eu só fiquei mais confusa.

  • Nesta questão, não é difícil perceber o conteúdo que a embasa teoricamente – orações reduzidas. No entanto, muita atenção ao comando e ao que se mostra nas opções quando esse for o tema cobrado.

    Quando se trata de assinalar a opção cujos termos sejam supostamente equivalentes em sentido à oração reduzida em análise, temos de desenvolvê-la para identificar-lhe o sentido. Isso porque, no formato desenvolvido, teremos de explicitar plenamente o conectivo introdutor dessa oração, bem como retirar o seu verbo da forma reduzida (infinitivo, gerúndio e particípio). Essa ampliação de estrutura oferece uma ampliação do significado também. Esse é o método, embora saibamos que a ambiguidade prevista na leitura dessas orações possa atrapalhar a questão, caso ela não esteja bem formulada.

    Aplicando a metodologia na oração que desejamos examinar, encontramos o seguinte:


    Fragmento: “[Terminada a tarefa da ciência], [restará ainda um derradeiro enigma]"

    No período anterior, segmentando-se suas orações, identificamos ser a primeira reduzida de particípio, posicionada antes da principal. Nesse caso e relacionando-o ao conteúdo do texto, sabemos que, para desenvolver a oração reduzida, precisaremos de um conectivo temporal, pois é a ideia de tempo, mais especificamente de sequência, que dá coerência tanto a esse período solto, presente tanto no enunciado quanto no contexto do qual faz parte:


    [Assim que a ciência terminar a sua tarefa], [restará ainda um derradeiro enigma].


    Além da segmentação oracional acima, com o desenvolvimento da oração, sabemos que, para o autor do texto, quando a ciência terminar a tarefa de reduzir os mistérios da humanidade a trivialidades, ela terá outra: descobrir ser o mistério dos homens a própria trivialidade. Assim, uma tarefa se inicia quando a outra termina.

    Entendida a análise, porém, parece que não encontramos um conectivo subordinativo temporal iniciando as orações presentes nas opções. No entanto, vejamos com atenção:


    A)   Ainda que a tarefa seja arrematada 


    B) À proporção que se finalize a tarefa 


    C) Conquanto se ultime a tarefa 


    D) Uma vez concluída a tarefa 


    E) À medida que se implemente 


    Observe que A, B, C e E apresentam conectivos subordinativos adverbiais como introdutores das orações desenvolvidas. Respectivamente, tais conectores expressam sentido de concessão (= “embora", “apesar de"), proporção (= à medida que), concessão novamente e, por fim, proporção, também de novo.

    Se olharmos sem muita atenção, tenderemos a pensar que a letra D traz uma desenvolvida com sentido de causa, devido à presença da expressão “uma vez", que nos lembra o conectivo subordinativo adverbial causal “uma vez que". No entanto, observando com um pouco mais de atenção, percebemos que não se trata do conector causal, e sim da expressão “uma vez", que é a redução do arcaísmo “uma vez quando" e equivale aos conectivos temporais como “quando", “logo que" e “assim que". Note, ainda, que a letra D nos traz um exemplo de outra oração reduzida (veja a palavra “concluída" cujo particípio caracteriza o formato reduzido da estrutura), em que o termo introdutório equivale semanticamente à “terminada a tarefa".

    Em resumo, esta questão não apresentou uma clássica cobrança sobre encontrar uma alternativa que apresentasse uma oração desenvolvida correspondente à reduzida em análise, mas sim uma opção na qual a oração preserve o sentido daquela indicada no enunciado. O que se assinalou, portanto, foi outra reduzida cuja significação é sinônima à da oração reduzida presente no enunciado.


    Resposta: D

  • No caso a questão pedi para passar para a desenvolvida num é ?

  • TERMINADA A TAREFA = QUANDO TERMINAR A TAREFA = UMA VEZ CONCLUIDA A TAREFA

    GABARITO D

  • particípio é a forma nominal que expressará o resultado do fato verbal, ou seja, indicará uma ação já realizada, finalizada.

    Pessoal, foquem na semântica ação já realizada uma vez concluída.... QUANDO TERMINAR 

  • Simulei esta prova de português da DPE/AM e a única questão que errei foi essa. Um pouco triste pelo fato de o conteúdo ser o que mais estudo. Achei que se tratava de valor concessivo.