SóProvas


ID
3397147
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Juiz de Fora - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                  Texto 1

                    Automedicação pode causar sérios danos à saúde


      Hábito pode inibir eficácia dos medicamentos, causar efeitos colaterais nocivos e causar a morte A automedicação pode trazer consequências graves à saúde, como reações alérgicas e dependência. Além disso, de acordo com o Ministério da Saúde, o hábito pode aumentar a resistência de micro-organismos e inibir a eficácia dos remédios.

      Segundo o Ministério da Saúde, nos últimos cinco anos, quase 60 mil casos de internações por automedicação foram registrados no Brasil.

      O estudante Stuart Figueredo, por exemplo, tem bronquite asmática e compra os medicamentos sem receita médica para tratar a doença. Ele conta que já percebeu os efeitos da automedicação. “Eu compro bombinha, inalador, para melhorar da asma, e já tem tanto tempo que eu faço essa automedicação que às vezes o remédio não surte tanto efeito. Já tiveram algumas situações em que o uso da bombinha ou então do inalador, da nebulização, não surtiu efeito que eu precisava. Eu precisava de verdade ir no hospital e fazer o tratamento correto para que eu pudesse sarar daquele sintoma”, conta.

      Segundo o ex-secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, optar pela automedicação pode trazer consequências graves para a saúde. “Pode matar, os excessos de medicamentos ou às vezes o uso prolongado de um medicamento. Os efeitos colaterais, os efeitos adversos. Basta ler as bulas, vocês vão ver que todos os medicamentos, eles podem ter efeitos adversos. O uso indevido de medicamentos, ele pode piorar a qualidade de vida em vez de melhorar a qualidade de vida se ele for utilizado inadequadamente”, reforça.

(Adaptado de http://www.brasil.gov.br/saude/2014/08/automedicacao -pode-causar-serios-danos-a-saude)

Assinale a alternativa correta a respeito do texto 1.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    A) Em ?[...] de acordo com o Ministério da Saúde, o hábito pode aumentar a resistência de microorganismos[...]?, o termo em destaque é um substantivo abstrato que se refere a ?Ministério da Saúde? ? incorreto, refere-se ao fato de se automedicar.

    B) Em ?[...] Segundo o ex-secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha [...]?, a expressão em destaque é classificada sintaticamente como aposto explicativo ? correto, temos o aposto explicativo, explica quem é o ex-secretário.

    C) Em ?[...] O estudante Stuart Figueredo, por exemplo, tem bronquite asmática [...]?, a expressão em destaque é classificada sintaticamente como aposto explicativo ? incorreto, temos uma expressão que traz uma enumeração de exemplo, não é um aposto explicativo.

    D) Em ?[...] O uso indevido de medicamentos, ele pode piorar a qualidade de vida [...]?, o termo em destaque é um pronome pessoal do caso reto que se refere a ?medicamentos? ? incorreto, está na 3ª pessoa do singular, logo, refere-se a um elemento no singular, no caso, ao substantivo "uso".

    E) Em ?[...] Segundo o Ministério da Saúde, nos últimos cinco anos, quase 60 mil casos de internações [...]?, a expressão em destaque é classificada sintaticamente como aposto enumerador ? incorreto, temos um adjunto adverbial de tempo.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • A expressão em destaque é classificada sintaticamente como aposto explicativo.

    Gab. B

  • Analise comigo..

    A) Substantivos abstratos são os que expressam ações, estados, sentimentos..

    No caso, temos um substantivo concreto.

    B) O aposto pode ser definido como um termo que retoma outro com a função de explicar, especificar, enumerar, resumir..

    perceba que o termo em questão explica o anterior.

    C) Esse é um dos casos de vírgulas.. utilizamos vírgulas em termos que apresentem função de explicar como no exemplo.. disse tudo, Ou melhor, quase tudo.(556)

    D) 1º Se fosse para retornar medicamentos deveria estar pluralizado. 2º retorna a uso indevido.

    E) O termo em destaque é um adjunto adverbial de tempo deslocado de sua posição natural.

    O aposto enumerador efetua enumerações.. como nos exemplos:

    Tenho duas grandes aspirações: aprender e ensinar. Aposto: aprender e ensinar Havia várias pessoas presentes: meus pais, meus avós, meu irmão. Aposto: meus pais, meus avós, meu irmão.

    Bons estudos!

  • Arthur sempre dando uma grande contribuição aos nossos estudos! Valeu!

  • Gente, mas o aposto que vem com nome próprio é o especificativo. Essa questão, pra mim, é passível de anulação.

  • Gabarito B.

    (E) Em “[...] O uso indevido de medicamentos, ele pode piorar a qualidade de vida [...]”, o termo em destaque é um pronome pessoal do caso reto que se refere a “medicamentos”.

    Está incorreta a alternativa, porque ele se refere a "o uso indevido de medicamentos". Coloque medicamento no lugar do ele e verás que não há sentido lógico

  • Joana, o aposto especificador não apresenta separação por vírgula. Este detalhe fazia toda diferença. O fato de o aposto especificador ser um nome próprio não impede que o aposto explicativo também o seja.

  • não poderia ser aposto NOMINATIVO?

  • Mas gente, não seria aposto especificativo?
  • Excelente!!