SóProvas


ID
3424168
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Viana - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Produção e Consumo Sustentáveis


       Produção e consumo sustentáveis é uma abordagem holística aplicada para minimizar os impactos ambientais negativos dos sistemas de produção e de consumo, ao mesmo tempo em que promove melhor qualidade de vida para todos; estimula a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos e insumos; e fomenta a geração de trabalhos decentes e o comércio justo. Ademais, contribui para a conservação dos recursos naturais e dos ecossistemas, dissociando crescimento econômico da degradação ambiental.

       A agenda PCS constitui um novo paradigma para a gestão ambiental. Ela vai além dos tradicionais mecanismos de comando e controle, pois sua abordagem e internalização requerem um novo olhar sobre o modelo de desenvolvimento. Um modelo no qual todos os atores – governos, empresas, instituições, sociedade – têm responsabilidades e papéis a cumprir se desejarmos um País onde todos tenham direito a uma melhor qualidade de vida, sem comprometer nosso meio ambiente e nosso futuro, e o das gerações que virão.

         Com esse propósito, o Departamento de Desenvolvimento, Produção e Consumo Sustentáveis (DPCS) tem como principal competência fomentar no País práticas de produção e de consumo sustentáveis (PCS) com vistas à promoção de um desenvolvimento socialmente mais justo, ambientalmente mais responsável e economicamente mais equilibrado.

       O DPCS atua na implementação do Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS) desde 2010, e na disseminação e apoio à implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, com vistas ao alcance das metas estabelecidas em 2015, sobretudo do ODS 12, de assegurar os padrões de produção e consumo sustentáveis.

     Buscamos, por meio da articulação institucional e com o apoio do Comitê Gestor de

    Produção e Consumo sustentáveis, e dos parceiros, a promoção de sinergias entre políticas, ações e programas voltados a produção e consumo sustentáveis, visando a implementar e fortalecer ações em PCS, e o cumprimento das metas e compromissos assumidos no contexto das convenções e acordos internacionais. Padrões mais sustentáveis de produção e de consumo são o caminho mais seguro e justo para combater as mudanças climáticas, conservar e usar sustentavelmente os recursos hídricos, a biodiversidade, as florestas, todos os recursos. Para alcançarmos esses objetivos, acreditamos na cooperação, no intercâmbio de experiências e de boas práticas, e no trabalho conjunto.


(Disponível em: <http://www.mma.gov.br/responsabilidadesocioambiental/producao-e-consumo-sustentavel> Acessado em 22 de fev. de 2019)

Assinale a única alternativa CORRETA quanto à pontuação.



Alternativas
Comentários
  • LETRA-A INCORRETA, POIS SEPARA SUJEITO DO VERBO.... GAB LETRA E!

  • GABARITO A

    Na primeira oração, o sujeito do verbo adquirir, que está no imperativo, é o pronome de tratamento "você", que está em elipse e tem a mesma forma do presente do subjuntivo dos verbos na terceira pessoa do singular. Assim, temos o verbo e o sujeito oculto seguidos por um termo acessório isolado por vírgulas e o objeto direto "produtos originais".

    "[...]adquira (você), sempre, produtos originais"

    "e exija nota fiscal." -> Oração Coordenada Sindética Aditiva com o verbo no imperativo e sujeito elíptico (mesmo raciocínio da oração anterior).

    No segundo período, temos um adjunto adverbial deslocado para o início e separado corretamente (e obrigatoriamente) por vírgula. Em seguida, há a ocorrência de voz passiva sintética, caso em que o termo seguinte é o sujeito (igualdade nas competições de mercado). Passando para a voz passiva analítica temos: igualdade nas competições de mercado pode ser buscada.

    Somente através do comércio legal, pode-se buscar igualdade nas competições de mercado.

    Não há separação de sujeito e verbo em nenhuma ocorrência. Discordo, portanto, do colega Gedean Sá.

  • GABARITO: LETRA A

    A) Primeiro: adquira, sempre, produtos originais e exija nota fiscal. Somente através do comércio legal, pode-se buscar igualdade nas competições de mercado ? correto, advérbio separado facultativamente pelas vírgulas; pode-se buscar isso (=isso pode ser buscado ? a vírgula separa um termo intercalado, não separa o sujeito, visto que o sujeito é oracional e é um sujeito paciente).

    B) Verifique onde o produto foi fabricado; quanto mais próximo de nossa casa, melhor. Ao comprar um produto oriundo da economia local estamos ajudando a fortalecer essas empresas e colaborando para o desenvolvimento da região ? faltou a vírgula para separar a oração subordinada adverbial reduzida do infinitivo deslocada da oração principal.

    C) Opte por produtos oriundos da economia verde e avalie adotar algumas de suas práticas. Produtos com o selo ?fair trade?, garantem que sua produção promoveu relações de comércio mais justas e solidárias ? vírgula separando incorretamente o verbo de seu sujeito.

    D) Redes ou cooperativas de consumidores facilitam o acesso a produtos orgânicos com um preço acessível. E feiras de troca mostram, ser possível, existirem relações comerciais que não se baseiam em dinheiro ? isso ser possível (=oração subordinada substantiva subjetiva separada incorretamente do verbo, sujeito separado do verbo pela vírgula).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • por que a C está errada?

  • Dieime, a C está incorreta pois a vírgula está separando o sujeito do verbo, o que é proibido. Veja:

    Produtos com o selo “fair trade”, garantem que sua produção promoveu relações de comércio mais justas e solidárias.

    Quem é que garante? Os produtos garantem. (sujeito = os produtos)

    Correção:

    Produtos com o selo “fair trade” garantem que sua produção promoveu relações de comércio mais justas e solidárias

  • Não se separa o Sujeito do Verbo

    Não se separa o Sujeito do Verbo

    Não se separa o Sujeito do Verbo

    Não se separa o Sujeito do Verbo

    Não se separa o Sujeito do Verbo

    Não se separa o Sujeito do Verbo

    Não se separa o Sujeito do Verbo

    Não se separa o Sujeito do Verbo

    Não se separa o Sujeito do Verbo

    Não se separa o Sujeito do Verbo

    Não se separa o Sujeito do Verbo

    Não se separa o Sujeito do Verbo

    Não se separa o Sujeito do Verbo

    Não se separa o Sujeito do Verbo

    ACHO QUE AGORA EU FIXEI ... KKKKKKKK

  • minha duvida em relação a alternativa A foi sobre esse começo "

    Primeiro: adquira, sempre...",ou seja, a palavra "primeiro" e os dois pontos que estava errado, pois pensei. Alguem poderia me explicar?

  • Pra quem quiser aprender vírgula, a regra básica é não separar sujeito do verbo, pelo amor de Deus. É o que aconteceu na letra C.

  • Ao se falar em pontuação, fala-se, mormente, sobre o uso da vírgula. Em certas ocorrências, é obrigatória, proibida ou facultativa. Vejamos item por item:

    a) Primeiro: adquira, sempre, produtos originais e exija nota fiscal. Somente através do comércio legal, pode-se buscar igualdade nas competições de mercado.

    Correto. Os dois pontos introduzem uma informação importante, ou seja, o que adquirir. Em seguida, o primeiro par de vírgulas cerceia advérbio breve, logo há correção, embora se pudesse, com igual correção, suprimir as vírgulas; por fim, a vírgula sucedendo "legal" separa segmento com valor adverbial. Inexiste uso inoportuno de vírgula e dos dois-pontos nessa estrutura;

    b) Verifique onde o produto foi fabricado; quanto mais próximo de nossa casa, melhor. Ao comprar um produto oriundo da economia local estamos ajudando a fortalecer essas empresas e colaborando para o desenvolvimento da região.

    Incorreto. A oração acima, reduzida de infinitivo e deslocada, deve ser cerceada por vírgula;

    c) Opte por produtos oriundos da economia verde e avalie adotar algumas de suas práticas. Produtos com o selo “fair trade”, garantem que sua produção promoveu relações de comércio mais justas e solidárias.

    Incorreto. Separou-se sujeito (segmento em destaque) do predicado (segmento à frente);

    d) Redes ou cooperativas de consumidores facilitam o acesso a produtos orgânicos com um preço acessível. E feiras de troca mostram, ser possível, existirem relações comerciais que não se baseiam em dinheiro.

    Incorreto. É complemento verbal de "mostrar". Não deve aparecer vírgula alguma.

    Letra A

  • NÃO HÁ VÍRGULA:

    > Entre o Sujeito e o Predicado (Leia-se: Sujeito e o Verbo)

    > Entre o Verbo e seu Complemento (Ob. Direito e/ou Indireto)

    > Entre um Nome e seu Complemento

    > Entre um Nome e seu Adjunto Adnominal

  • Um advérbio só, como o não ou o nunca antes do verbo, modificadores intrínsecos do

    verbo, jamais é separado por vírgula:

    Eu não vou mais errar esta questão. / Nunca errarei esta questão.

  • Somente praticando se aprende!