-
GABARITO: E
É a literalidade do caput do art. 37 da CF.
Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:
(...)
Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.
-Tu não pode desistir.
-
Princípios EXPLÍCITOS da Administração Pública segue o famoso macete = LIMPE.
Legalidade;
Impessoalidade;
Moralidade;
Publicidade;
Eficiência;
-
GABARITO: LETRA E
CAPÍTULO VII
DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Seção I
DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
''LIMPE''
Legalidade
Impessoalidade
Moralidade
Publicidade
Eficiência
FONTE: CF 1988
-
-
multiplica Senhor...questões como dantes...
-
Eu realmente não consigo acreditar em questão assim.
-
Acertei a alternativa por ser a mais completa, mas a alternativa B também esta correta, pois poderá sim, ocupar cargo público sem necessidade de concurso público, cargos comissionados de livre nomeação e exoneração.
-
Sobre a Questão B:
Cargos ou Empregos PÚBLICOS: Depende de aprovação prévia em concurso público. (artigo 37,II,CRFB).
Cargo em COMISSÃO: É Cargo de livre nomeação e exoneração. (artigo 37,II,CRFB).
CORRETA: LETRA E (artigo 37, caput, CRFB).
-
Pra cargo de motorista ta valendo
-
o Gabarito: E.
.
A. ERRADA: Ver alternativa E.
B. ERRADA: Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:
II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração;
C. ERRADA: Art. 37. III - o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período;
D. ERRADA: Art. 37. I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei;
E. CORRETA: Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:
-
A administração pública direta e indireta de qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
-
Quanto à Administração Pública, em relação aos servidores públicos:
A) INCORRETA.
A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte (art. 37, caput, CF88).
Alternativa equivocada. Não apenas a administração direta, mas também a indireta de qualquer dos Poderes deve obedecer aos princípios sobreditos.
B) INCORRETA.
A investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração (art. 37, IV, CF/88).
A aprovação prévia em concurso público para o ingresso, em cargo público, perante as Prefeituras Municipais é condição obrigatória, nos moldes do diploma constitucional em tela.
C) INCORRETA.
O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período (art. 37, III, CF/88).
O prazo de validade do concurso público é de até dois anos. Afirmativa errada. O prazo de validade de um concurso público é definido de forma discricionária pela Administração, podendo ser de até dois anos (pode ser menos, mas no máximo dois).
IMPORTANTE:
VALIDADE DO CONCURSO PÚBLICO >>> ATÉ DOIS ANOS (art. 37, III, CF/88).
ADQUIRIR ESTABILIDADE >>> 3 ANOS (art. 41 da CF/88).
D) INCORRETA.
Os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei (art. 37, I, CF/88).
Diante disso, não há que se falar em vedação à contratação de estrangeiros.
INDO ALÉM: É facultado às universidades admitir professores, técnicos e cientistas estrangeiros, na forma da lei (Art. 207, §1º).
E) CORRETA.
Alternativa correta, em função de reproduzir os exatos termos do diploma constitucional.
A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte (art. 37).
Para guardar esses princípios, utilize o mnemônico LIMPE: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.
Fonte: CF 88.
Gabarito da questão: E.
-
L-legalidade
I-impessoalidade
M-moralidade
P-publicidade
E-eficiência
-
Torça para uma questão dessas não cair na sua prova.
O corte será nas alturas.
-
GABARITO: LETRA E
DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
CF/88.
-
LIMPE a essa altura.
-
Para as pessoas que estão reclamando da questão ser fácil, mas temos que levar em conta o cargo.
-
Questões fácil como essa vai muito do cargo também para quem está reclamando que é fácil.
O famoso LIMPE
L-legalidade
I-impessoalidade
M-moralidade
P-publicidade
E-eficiência
GABARITO: LETRA; E
-
Questão aula.
Grava como "Limpe"
Legalidade;
Impessoalidade;
Moralidade;
Publidade; e
Eficiência.
-
Na cidade em que eu moro a "B" está certa!
-
A Apenas o Governo Federal deve obedecer ao princípio da legalidade. (ERRADO)
O princípio da legalidade é aplicável a toda administração pública (direta/indireta)
B Não é necessária a aprovação prévia em concurso público para o ingresso, em cargo público, perante as Prefeituras Municipais. (ERRADO)
Um dos requisitos para tomar posse em um cargo público é a aprovação em concurso público, salvo em cargos de comissão (livre nomeação, exoneração ''ad nutum'') e aos cargos temporários, a qual é facultado o concurso - famoso PSS.
C O prazo de validade do concurso público é de cinco anos. (ERRADO)
O prazo é de até 2 anos prorrogável por igual período.
D Os cargos, empregos e funções públicas não são acessíveis por estrangeiros. (ERRADO)
São acessíveis desde que cumpram os requisitos na lei
E A administração pública direta e indireta de qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos
Municípios obedecerá aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. (CORRETO)