SóProvas


ID
3491464
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“Muitas vezes menos mortais do que as epidemias, porém mais frequentes, as sedições de toda natureza marcavam com súbita violência os tempos fortes de uma inquietude coletiva que, entre as explosões, permanecia silenciosa, até mesmo subterrânea. (...) Pode-se então falar, na civilização da Europa pré-industrial, com a condição de não tomar a expressão ao pé da letra, de uma ‘cotidianidade da revolta’”.

(DELUMEAU, Jean. História do Medo no Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2009)

Considere as seguintes afirmações:


I - O texto poderia ser reorganizado da seguinte forma, sem perda de sentido: “As sedições de toda natureza marcavam com súbita violência os tempos fortes de uma inquietude coletiva que permanecia silenciosa ou subterrânea a não ser nos momentos de explosão. Elas eram menos mortais do que as ondas de epidemia, mas eram mais frequentes. (...) Pode-se então falar que as revoltas ocorriam cotidianamente durante a época da civilização da Europa pré-industrial, ainda que não se possa levar esta frase ao pé da letra”.

II - A oração “as sedições de toda natureza marcavam com súbita violência os tempos fortes de uma inquietude coletiva” e a oração “que (...) permanecia silenciosa (...)” possuem uma relação de subordinação adjetiva entre si, sendo a primeira a oração principal e a segunda, um termo integrante.

III - O texto fala sobre como, durante o período anterior à Era Industrial, a Europa passou por um período repleto de revoltas e de doenças, sendo que essas ocorriam com maior frequência que aquelas.


Assinale a alternativa que indica as afirmações corretas sobre o texto supramencionado.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO DA BANCA: LETRA A (APÓS RECURSOS)

    A meu ver, a questão deveria ter sido anulada, a banca fez confusão, explicarei:

    I - O texto poderia ser reorganizado da seguinte forma, sem perda de sentido: “As sedições de toda natureza marcavam com súbita violência os tempos fortes de uma inquietude coletiva que permanecia silenciosa ou subterrânea a não ser nos momentos de explosão. Elas eram menos mortais do que as ondas de epidemia, mas eram mais frequentes. (...) Pode-se então falar que as revoltas ocorriam cotidianamente durante a época da civilização da Europa pré-industrial, ainda que não se possa levar esta frase ao pé da letra” → a parte em negrito denuncia a mudança de sentido, o texto original diz "entre as explosões" (a mudança nega o fator de explosões).

    II - A oração “as sedições de toda natureza marcavam com súbita violência os tempos fortes de uma inquietude coletiva” e a oração “que (...) permanecia silenciosa (...)” possuem uma relação de subordinação adjetiva entre si, sendo a primeira a oração principal e a segunda, um termo integrante → incorreto, visto que o "que" é um pronome relativo que dá início a uma oração subordinada adjetiva restritiva. Não é uma conjunção integrante, logo, não há qualquer termo integrante.

    III - O texto fala sobre como, durante o período anterior à Era Industrial, a Europa passou por um período repleto de revoltas e de doenças, sendo que essas ocorriam com maior frequência que aquelas → incorreto, segundo o texto: "Muitas vezes menos mortais do que as epidemias, porém mais frequentes, as sedições de toda natureza marcavam com súbita violência os tempos fortes de uma inquietude coletiva [...]." O texto diz que eram as revoltas que ocorriam com mais frequência, o item faz uma inversão e diz que as doenças ocorriam com mais frequência.

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Questão sem resposta...

  • A III com certeze é falsa.

    III - O texto fala sobre como, durante o período anterior à Era Industrial, a Europa passou por um período repleto de revoltas e de doenças, sendo que essas (as doenças) ocorriam com maior frequência que aquelas (as revoltas).

    Eliminamos B,C,E

    A II é falsa na minha opinião, pois o que permanece silenciosa é a inquietude coletiva e não toda a oração como afirma o enunciado da assertiva.

    Gab. A.

  • Sedição: perturbação da ordem pública; desordem, rebuliço.

  • A banca, diante da pressão dos recursos impetrados, alterou seu gabarito apenas para não anular a questão, o que demonstra inconfundível despreparo típico do IBADE. Não há opção pertinente no gabarito.

    Uma análise rápida do "novo gabarito" deixa clara a inexistência de opção correta. Segundo a banca, somente I está correta. Ao analisarmos a alternativa, é fácil perceber o erro:

    Na redação original temos: Muitas vezes menos mortais do que as epidemias, porém mais frequentes, as sedições..."

    Enquanto na reescritura se apresenta: "Elas eram menos mortais do que as ondas de epidemia, mas eram mais frequentes."

    No trecho original, embora muitas vezes fossem menos mortais, fica implícito que haviam sedições mais mortais que as epidemias. Já na alteração não existe margem para interpretação, elas eram menos mortais, sem exceção.

    Bem-vindos ao IBADE!

  • Nunca que essa I manteve o mesmo sentido!

    Caderno -> Lixeira. Nunca mais responderei na vida =)

  • Quando nem o examinador entende o texto, triste...

  • Questãozinha ******!

  • IBADE: Considerando os argumentos apresentados E O ERRO MATERIAL AO REGISTRAR A LETRA “D” NO LUGAR DE “A”, pois a Oração Subordinada Adjetiva é termo acessório, diferentemente do informado na afirmação II e o fato de que, assim como a afirmação II, a afirmação III também está errada, pois as epidemias eram menos frequentes do que as revoltas, a banca resolve DEFERIR O RECURSO E ALTERAR O GABARITO DE “D” PARA “A”. 

  • Pra mim essa questão não tem gabarito, afirmar que a assertiva I está correta é um absurdo!

    A reescritura coloca, "momentos de explosão", como algo particular, em sentido de exceção, o que não condiz com a semtântica colocada no texto.