SóProvas


ID
3505645
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Monte Horebe - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 7

Psicóloga explica as causas e os sintomas da Síndrome do Regresso


A Síndrome do Regresso acontece quando você volta para casa após estudar no exterior, trabalhar ou qualquer outro tipo de estadia prolongada. Criado pelo neuropsiquiatra Dr. Décio Nakagawa, o termo serve para dar nome a este período de readaptação. E ele é mais comum do que pode se imaginar: “A Síndrome do Regresso acontece com a maior parte das pessoas que retorna ao seu país de origem”, diz Juliana Polydoro, psicóloga e mestre em Psicologia da Saúde. A profissional, que também é colunista do site e-Dublin, explicou as causas da Síndrome e como lidar com o período para amenizar os sintomas.

Fonte: https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/estudar-no-exterior/psicologa-explica-as-causas-os-sintomas-sindrome-regresso.htm

Com relação ao texto 7, analise as proposições a seguir e atribua V para as verdadeiras e F para as falsas.


( ) No período: “Criado pelo neuropsiquiatra Dr. Décio Nakagawa, o termo serve para dar nome a este período de readaptação.”, a oração destacada é reduzida de particípio.

( ) Aoração “que também é colunista do site e-Dublin” intercala a oração principal do período, por isso aparece entre vírgulas.

( ) No período: “A Síndrome do Regresso acontece com a maior parte das pessoas que retorna ao seu país de origem”, a oração destacada explica o grupo que mais é atingido pelo Síndrome do Regresso.

( ) De acordo com a gramática normativa, a oração “que também é colunista do site e-Dublin” se classifica como uma oração subordinada adjetiva restritiva.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    (V) No período: “Criado pelo neuropsiquiatra Dr. Décio Nakagawa, o termo serve para dar nome a este período de readaptação.”, a oração destacada é reduzida de particípio → correto, temos uma oração subordinada adjetiva reduzida do particípio (terminação -ado: criado).

    (V) A oração “que também é colunista do site e-Dublin” intercala a oração principal do período, por isso aparece entre vírgulas → correto, temos uma oração subordinada adjetiva explicativa (entre pontuação).

    (F) No período: “A Síndrome do Regresso acontece com a maior parte das pessoas que retorna ao seu país de origem”, a oração destacada explica o grupo que mais é atingido pelo Síndrome do Regresso → incorreto, ela é uma oração subordinada adjetiva restritiva (sem pontuação). Ela restringe e não explica.

    (F) De acordo com a gramática normativa, a oração “que também é colunista do site e-Dublin” se classifica como uma oração subordinada adjetiva restritiva → incorreto, temos uma oração subordinada adjetiva explicativa (entre pontuação). Ela explica algo.

    → EXPLICATIVA (=ENTRE PONTUAÇÃO);

    → RESTRITIVA (=SEM PONTUAÇÃO).

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Eu marquei a letra C como correta e o gabarito tá marcando a letra D.
  • Gabarito é letra D, oração intercalada é diferente de oração adjetiva explicativa, esta não está intercalada, pois o seu lugar na oração é exatamente depois do termo que ela quer explicar, tomem cuidado com algumas explicações do Arthur.

  • CUIDADO

    O comentario do colega Arthur Carvalho está incorreto e aponta o gabarito de forma incorreta.

    O gabarito da questão é a alternativa D, a qual não possui vícios.

    Na segunda assertiva temos uma oração subordinada adjetiva explicativa, e não uma oração intercalada, são conceitos diferentes, não devem ser confundidos.

  • Tem é muita gente com inveja do Arthur em!

  • É pano pra manga... rs

    Marquei a C, todavia há diferença conceitual entre a oração intercalada (deslocada) e a oração subordinada adjetiva explicativa. A oração “que também é colunista do site e-Dublin” explica "A profissional". Por essa razão, é oração subordinada adjetiva restritiva. A oração vem logo após o sujeito, portanto não há que se falar em deslocamento da oração.

    Resposta D.

  • Q1171051 Temos a mesmíssima questão e com o gabarito V V F e F enquanto a resposta desta é V F F e F. Confiram e peçam comentário do professor, por favor.

  • Podem até questionar, também acho que o gabarito deveria ser D, mas o gabarito oficial no site da banca saiu como C. Vida que segue....

  • Gente, o gabarito desta questão está equivocado. A resposta correta é a letra C.

    Existe também uma questão repetida Q1166806- O gabarito é a letra C..

  • Sobre a segunda alternativa.

    O que é oração intercalada (ou interferente)?

    São aquelas, sempre separadas por vírgulas ou travessão, que acrescentam um comentário, em determinado ponto da frase, com sentido de opinião, desejo, desculpa, permissão, ressalva ou esclarecimento.

    Na maioria dos casos a oração intercalada não exerce função sintática, ou seja, não é subordinada.

    Oração intercalada é a mesma coisa que intercalação ou efeito de intercalar como previsto na questão?

    Não.

    Conforme ensina o professor Pestana:

    “Certas expressões ou orações podem estar intercaladas, mas não serem orações intercaladas. Exemplo: O mundo, que é belo, nunca irá perecer. (a oração subordinada adjetiva está intercalada, ou seja, ela está no meio do período, separada por vírgulas). Uma oração intercalada (ou interferente), de fato, em tese, não exerce função sintática alguma, diferentemente do exemplo que acabamos de ver.”

    Dessa forma, de fato a segunda alternativa parece verdadeira, já que a oração é intercalada por vírgulas.

    GABARITO C