SóProvas


ID
366913
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TermoMacaé
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Quando os documentos são transferidos de uma fase a outra dentro de uma empresa, são necessários procedimentos para estabelecer a sua real destinação, de acordo com seus valores, seja para eliminação, transferência ao arquivo intermediário etc. Esses procedimentos, em síntese, são definidos como

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - E

    O processo de avaliação de documentos de arquivo é feito através de pré-requisitos estabelecidos, com análise e seleção de documentos, indicando com precisão o prazo de guarda nas fases corrente, intermediária e permanente, com identificação de seus valores primário e secundário, devendo ser executado por uma equipe técnica, composta por profissionais de diversas áreas, como: arquivistas, historiadores, pesquisadores, profissionais das unidades organizacionais as quais os documentos serão avaliados, economistas e etc.

    "A avaliação consiste fundamentalmente em identificar valores e definir prazos de guarda para os documentos de arquivo, independentemente de seu suporte ser o papel, o filme, a fita magnética, o disquete, o disco ótico ou qualquer outro. A avaliação deverá ser realizada no momento da produção, paralelamente ao trabalho de classificação, para evitar a acumulação desordenada, segundo critérios temáticos, numéricos ou cronológicos." (Fonte: http://arquivologia.multiply.com/journal/item/14)

    Schellenberg (1956, 1965) desenvolveu toda uma teoria de valor, pela qual se tornou conhecido, de acordo com Cook (1997), como o pai da avaliação arquivística. Essa teoria propõe dois tipos de valores aplicáveis ao contexto dos arquivos: valor primário e valor secundário.

    Os valores inerentes aos registros públicos modernos são de dois tipos: valor primário para a gestão de criação e valor secundário para outras instâncias e utilizadores. Os documentos públicos são gerados para realizar as finalidades para as quais um organismo foi criado: administrativo, fiscal, legal e operacional. Os documentos públicos são preservados em uma instituição arquivística definida, porque têm um valor que existirá por longo tempo, mesmo depois que cessam de ser do uso corrente e porque terão valores importantes para outros usuários que não os atuais. (HSCHELLENBERG, 1984, p.58)

  • Avaliação de documentos:

    É o processo em que são estabelecidos prazos de guarda nas fases corrente e intermediária, bem como a destinação final dos documentos da instituição (eliminação ou guarda permanente). Na prática, é o ato de criar a
    TABELA DE TEMPORALIDADE, realizada pela COMISSÃO PERMANETE DE AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS.


    Fonte:Vestcon. Miranda, Élvis Corrêa.


  • LETRA E

     

  • Errei pq todo lugar eu leio que AVALIAÇÃO se refere apenas à fase permanente, que é uma tarefa típica desta fase e de nenhuma outra. Errado, nas fases corrente e intermediária são estabelecidos os prazos de destinação, na tabela de temporalidade.

    Fases da gestão de documentos PUD: produção, utilização e destinação (ou avaliação)