-
A questão solicita a alternativa incorreta.
B)Em “O esportista, que não apresentou nota fiscal dos seus equipamentos, foi preso pela Polícia Federal.”, tem-se uma oração subordinada adjetiva restritiva reduzida de particípio. ⨠ Incorreto, temos uma oração subordinada adjetiva explicativa, pois está marcada por vírgulas.
GABARITO. B
-
✅ Gabarito: B
✓ Em “O esportista, que não apresentou nota fiscal dos seus equipamentos, foi preso pela Polícia Federal.”, tem-se uma oração subordinada adjetiva restritiva reduzida de particípio.
➥ INCORRETO. Temos uma oração subordinada adjetiva explicativa (=vem entre pontuação).
☛ EXPLICATIVA (=ENTRE PONTUAÇÃO);
☛ RESTRITIVA (=SEM PONTUAÇÃO).
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
GABARITO: LETRA B
O esportista, que não apresentou nota fiscal dos seus equipamentos, foi preso pela Polícia Federal.
Para facilitar: O esportista foi preso pela Polícia Federal.
O esportista, que não apresentou nota fiscal dos seus equipamentos, foi preso pela Polícia Federal. Oração subordinara adjetiva Explicativa, abraços.
Demais corretas.
"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço"
-
Pessoal aí é gênio. Eu entendi foi nada, oração subordinada substantiva subjetiva reduzida de infinitivo do gerúndio adverbial do objeto voador não identificado. Minha nossa!
-
Aposto- tem a função de resumir, enumerar distribuir ou explicar um outro termo tambem de valor substantivo.
Eu só preciso de uma coisa: o aposto vai explicar o que precisa. ( que a empresa de telefonia cancele meu plano de dados)
-
A ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA recebe esse nome, pois ela exerce funções sintáticas típicas de substantivos: sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo, complemento nominal e aposto.
DICA:
Uma dica consagrada para identificar orações do tipo substantivas é substituí-las por uma forma pronominal substantiva. A mais comum substituição é pela forma demonstrativa ISTO. Essa é a substituição que vamos fazer em 99,999% dos casos.
Se a oração subordinada substantiva exerce a função de sujeito, ela se chama SUBJETIVA
Se exerce a função de objeto direto, ela se chama OBJETIVA DIRETA;
Se exerce a função de objeto indireto, ela se chama OBJETIVA INDIRETA
Se exerce a função de predicativo, ela se chama PREDICATIVA
Se exerce a função de complemento nominal, ela se chamará COMPLETIVA NOMINAL;
Se exerce função de aposto, ela se chama APOSITIVA.
Fonte: Prof. José Maria | Direção Concursos
ALTERNATIVA: B
-
A questão aborda o assunto de período composto e concentra-se em orações subordinadas desenvolvidas e reduzidas.Queremos encontrar a questão que indica incorretamente a classificação da oração.
Para resolver essa questão é de suma importância o candidato ter conhecimento sintático.
Orações reduzidas são orações nas quais não há conectivo e o verbo se encontra na forma nominal. Podem ser classificados em três tipos infinitiva, particípio e gerúndio.
Em questão dessa linhagem é importante logo de cara procurar algum conectivo, seja conjunção, pronome relativo conjunção integrante e o verbo em alguma das suas formas nominais citadas acima. Caso não encontre nenhum já fique desconfiado para assinalar uma oração reduzida.
a) Em “É importante informar todos os trabalhos dos quais participou.”, tem-se uma oração subordinada substantiva subjetiva reduzida de infinitivo.
Correta. Não há conectivo e o verbo está na sua forma infinitiva. É importante isso,ou seja, o verbo "informar" está como sujeito da oração.
( Desenvolvida) É importante que informe todos os trabalhadores .
b) Em “O esportista, que não apresentou nota fiscal dos seus equipamentos, foi preso pela Polícia Federal.”, tem-se uma oração subordinada adjetiva restritiva reduzida de particípio.
Incorreta. Reparem que temos o pronome relativo "que" dando inicio a uma oração subordinada adjetiva explicativa ( com vírgulas). Logo não há o que falar de oração reduzida de particípio, pois temos conectivos e o verbo não está em sua forma de particípio.
c) Em “Conquanto estivesse triste, não voltou atrás em sua decisão.”, tem-se uma oração subordinada adverbial concessiva.
Correta. As orações concessivas indicam uma concessão à ideia expressa pelo verbo da oração principal, isto é, admitem uma contradição ou um fato inesperado. "Conquanto" é uma conjunção de concessão e por isso podemos ratificar o que a questão afirma. Ainda temos como outras conjunções de concessão: embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto, etc.
d) Em “Enviei os e-mails necessários quando voltei das minhas férias.”, tem-se uma oração subordinada adverbial temporal.
Correta. A conjunção "quando" faz com que a segunda oração estabeleça função temporal a primeira oração.
e) Em “Eu só preciso de uma coisa: que a empresa de telefonia cancele o meu plano de dados.”, tem-se uma oração subordinada substantiva apositiva.
Correta. A oração subordinada substantiva apositiva exerce a função de aposto, isto é, explica, esclarece um termo anterior (da oração principal). Reparem que está explicando "a coisa que a pessoa precisa".
GABARITO B
-
ExpliCativa = Com vírgula
ReStritiva = Sem vírgula
-
Entre virgulas é explicativo.
-
A questão é sobre orações é que saber qual das alternativas apresenta a classificação INCORRETA. Vejamos:
A) Em “É importante informar todos os trabalhos dos quais participou.”, tem-se uma oração subordinada substantiva subjetiva reduzida de infinitivo.
Certo. Em "É importante informar", temos uma o. sub. sub. subjetiva reduzida de infinitivo (terminação em "r")
Oração subordinada substantiva subjetiva: funciona como sujeito do verbo da oração principal.
Esqueminha:
1) Verbo de ligação + predicativo + QUE
Ex. 1) É preciso que você estude muito. (= É preciso ISSO / ISSO é preciso)
.
B) Em “O esportista, que não apresentou nota fiscal dos seus equipamentos, foi preso pela Polícia Federal.”, tem-se uma oração subordinada adjetiva restritiva reduzida de particípio.
Errado. Em "que não apresentou nota fiscal dos seus equipamentos", temos uma o. sub. adj. explicativa.
Oração subordinada adjetiva explicativa: É isolada por VÍRGULAS. Toma o termo a que se refere no seu sentido amplo, destacando sua característica principal ou esclarecendo melhor sua significação, à semelhança de um aposto.
Ex.: O homem, que é mortal, tem problemas na vida. (todo homem é mortal e todo homem tem problemas na vida)
Oração subordinada adjetiva restritiva: Não é isolada por vírgulas. Restringe o sentido do termo a que se refere.
Ex.: Os celulares que são modernos custam caro. (somente os celulares que são modernos custam caro)
.
C) Em “Conquanto estivesse triste, não voltou atrás em sua decisão.”, tem-se uma oração subordinada adverbial concessiva.
Certo. Em "Conquanto estivesse triste", temos uma o. sub. adv. concessiva.
Oração subordinada adverbial concessiva: exprime ideia contrária ao fato expresso na oração principal. A concessão está diretamente ligada à ideia de contraste, de quebra de expectativa. É introduzida pelas conjunções embora, conquanto, ainda que, se bem que, mesmo que, mesmo quando, apesar de que, malgrado...
Ex.: Conquanto discordasse, aceitei as condições impostas pela direção.
.
D) Em “Enviei os e-mails necessários quando voltei das minhas férias.”, tem-se uma oração subordinada adverbial temporal.
Certo. Em "quando voltei das minhas férias", temos uma o. sub. adv. temporal.
Oração subordinada adverbial temporal: exprime ideia do tempo em que ocorre o fato expresso na oração principal. É introduzida pelas conjunções quando, enquanto, logo que, até que, antes que, depois que, desde que, desde quando, assim que, sempre que...
Ex.: Quando todos saíam, eu estudava.
.
E) Em “Eu só preciso de uma coisa: que a empresa de telefonia cancele o meu plano de dados.”, tem-se uma oração subordinada substantiva apositiva.
Certo. Em "que a empresa [...] plano de dados", temos uma o. sub. sub. apositiva.
Oração subordinada substantiva apositiva: funciona como aposto de um termo da oração principal.
Esqueminha: "DOIS PONTOS" + QUE ou SE
Ex.: Algo me preocupa: que eu não saiba fazer a redação. (Algo me preocupa: ISSO)
.
Gabarito: Letra B
-
QUEM PRECISA DE PROFESSOR NO QCONCURSO, QUANDO SE TEM O "JOÃO CORPES!"
OBRIGADO PELA BELA AULA!
-
A) CORRETO: Em “É importante informar todos os trabalhos dos quais participou.”, tem-se uma oração subordinada substantiva subjetiva reduzida de infinitivo. ➡ Observe que o verbo da oração principal está na terceira pessoa do singular e que a oração subordinada funciona sintaticamente como sujeito da principal. Ademais, essa oração subordinada apresenta o verbo na forma nominal de infinitivo e não é introduzida por preposição, logo, é reduzida.
B) INCORRETO: Em “O esportista, que não apresentou nota fiscal dos seus equipamentos, foi preso pela Polícia Federal.”, tem-se uma oração subordinada adjetiva ➡ A oração é subordinada substantiva adjetiva explicativa, pois introduz uma explicação em relação ao substantivo “esportista”, está entre vírgula e estabelece uma relação de totalidade em relação ao objeto referido (esportista).
C) CORRETO: Em “Conquanto estivesse triste, não voltou atrás em sua decisão.”, tem-se uma oração subordinada adverbial concessiva. ➡ A conjunção “conquanto” introduz ao período o sentido de concessão. Cuidado para não a confundir com “porquanto”, que explicativa.
D) CORRETO: Em “Enviei os e-mails necessários quando voltei das minhas férias.”, tem-se uma oração subordinada adverbial temporal. ➡ Observe que a oração introduzida pela conjunção “quando” traduz sentido de tempo em relação à oração principal.
E) Em “Eu só preciso de uma coisa: que a empresa de telefonia cancele o meu plano de dados.”, tem-se uma oração subordinada substantiva apositiva. ➡ A oração “que a empresa de telefonia cancele o meu plano de dados” introduz um aposto em relação à oração principal.
-
Já to com ranço de estudar pelo qc, vim nos comentário e ver Arthur e Mateus, sempre concordando com a banca. alguém me ensina a bloquear pra eu nao ver mais. Vou ter q migrar pro sistema de questões do estratégia! tomara q eles não estejam lá. VOU ME ENFORCAR
-
Explicativas= Entre vírgulas
-
ORAÇÃO COORDENADA possui independência sintática, pois todos os elementos que ela possui estão nela mesma.
Pode ser sindética (com conectivo) ou assindética (sem conectivo)
ORAÇÃO SUBORDINADA possui dependência sintática, pois um elemento sintático da oração principal está na oração subordinada.
Esta oração pode ser:
Oração subordinada substantiva: exerce função de complemento nominal, verbal, sujeito, predicativo, aposto. PODE SER SUBSTITUÍDA POR "ISSO"
Oração subordinada substantiva apositiva: tem função de aposto. Sempre vem após dois pontos
Oração subordinada substantiva subjetiva: exerce função de sujeito
Oração subordinada adjetiva: exerce função de adjetivo, qualificando/caracterizando um termo da oração principal. Sempre vem introduzida por pronome relativo [QUE, QUEM, O QUAL, CUJO, ONDE].
Oração subordinada adjetiva restritiva: sem vírgula
Oração subordinada adjetiva explicativa: com vírgula
Oração subordinada adverbial: exerce função de advérbio, ou seja, dá uma circunstância para a ação do verbo. Sempre vem introduzida por conectivo, e é o valor deste que classificará a oração.
Oração subordinada adverbial temporal: QUANDO, ENQUANTO, ASSIM QUE, ANTES QUE, DEPOIS QUE
Oração subordinada adverbial consecutiva = consequência: (TÃO, TAL, TANTO) QUE
Oração subordinada adverbial concessiva = concessão: EMBORA, AINDA QUE, MESMO QUE.
ERA PARA SER UMA ANOTAÇÃO INDIVIDUAL/PARTICULAR, MAS O QC NÃO CONSEGUE RESOLVER MEU PROBLEMA COM AS ANOTAÇÕES (NUNCA SALVAM). QUEM SABE AGORA NÃO DÃO JEITO NISSO NÉ?
-
Eu consegui matar a questão pela informação de "reduzida de particípio", na oração subordinada "que não apresentou nota fiscal dos seus equipamentos", não há nenhuma verbo no particípio.
-
Letra B
É uma oração subordinada adjetiva explicativa, e não restritiva.
-
ExpliCativa: com virgula
ReStritiva: sem virgula
-
pqp, INCORRETA LLLLLLLLLLLKKKKKKKKKKKKKKK
PAI AMADO.
-
que eliminou logo a B de cara por não ter lido o que a questão pediu a incorreta kk
-
Meu Deus Raila Paraaaaaaaaaaaaaaaaa de Buraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
-
O esportista, que não apresentou nota fiscal dos seus equipamentos, foi preso pela Polícia Federal.
Para facilitar: O esportista foi preso pela Polícia Federal.
O esportista, que não apresentou nota fiscal dos seus equipamentos, foi preso pela Polícia Federal. Oração subordinara adjetiva Explicativa
-
Eu ri alto do comentário do Erickson Cardoso. Obrigada, divertiu minha tarde. Hhahaah.
(acertei essa :D)
-
Nunca mais se confunda:
CONquanto = CONcessiva.
-
Letra B- Oração Subordinada Adjetiva Explicativa
-
oração subordinada adjetiva explicativa
-
Orações subordinadas adjetivas restritivas não têm vírgula.
Gabarito B
-
Restritiva = não isoladas por vírgulas
Explicativas = isoladas por vírgulas
Oração subordinada substantiva subjetiva = Substituíveis por ISSO
-
Em “O esportista, que não apresentou nota fiscal dos seus equipamentos, foi preso pela Polícia Federal.”, tem-se uma oração subordinada adjetiva restritiva reduzida de particípio.
B) Em “O esportista, que não apresentou nota fiscal dos seus equipamentos, foi preso pela Polícia Federal.”, tem-se uma oração subordinada adjetiva restritiva reduzida de particípio.
comentário:
- oração subordinada adjetiva explicativa= COM VÍRGULA.
- oração subordinada adjetiva restritiva= SEM VÍRGULA.