-
✅ Gabarito: B
✓ para as festas da deusa Deméter, paria fêmeas e, para as de Atena, machos
➥ Temos a figura de sintaxe denominada zeugma. Os concursos costumam analisar o zeugma como elipse, o que não deixa de ser verdade, pois a diferença entre elas é que a elipse é a omissão de um termo sem referência no texto; já o zeugma é a omissão de um termo ocorrido anteriormente no texto.
➥ Ocorreu a omissão do substantivo "festas" (=e para as FESTAS de Atena).
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Essa elipse está cada vez mais recente nas questões da FCC, vamos acrescentar mais esse conteúdo para certame, provavelmente vai cair nas provas futuras. A banca se inovando.
-
Observa-se a elipse (ou seja, a omissão) de um substantivo no seguinte trecho:
A) um devedor, ao ter sua dívida cobrada pelo credor, primeiro pôs-se a pedir-lhe um adiamento
B) para as festas da deusa Deméter, paria fêmeas e, para as de Atena, machos > (para as festas de Atena)
C) como o comprador estivesse assombrado com a resposta
D) Ele afirmou que ela não apenas paria, mas que ainda o fazia de modo extraordinário
E) Mas não se espante, pois nas festas do deus Dioniso ela também vai lhe parir cabritos
A elipse num enunciado, supressão de um termo que pode ser facilmente subentendido pelo contexto linguístico ou pela situação ex: meu livro não está aqui, [ele] sumiu !). [ele] retoma "livro".
Na elipse pode ocorrer a omissão de qualquer termo, como o sujeito, um verbo, uma preposição,… - No zeugma ocorre a omissão de um termo que já foi anteriormente mencionado. Assim, o zeugma é um caso particular de elipse.
-
Eu acertei por eliminação de questões. Mas fiquei em dúvida, pois o enunciado pede um SUBSTANTIVO e a palavra "paria" (Verbo "parir" no pretérito imperfeito) me parece um VERBO. Se alguém puder me explicar, agradeço!
-
A) Usamos Vírgulas diante de termos intercalados.
C) Sequer estamos utilizando vírgulas.
D) Usamos vírgulas antes antes da conjunções.
nesse caso : adversativa.
E) Usamos vírgulas antes antes da conjunções
-
Demorei para a análise mas acertei, pior é ir rápido demais e errar.
Seguindo firme !!!
-
Carlos Augusto de Souza eu pensei o mesmo, mas depois fui perceber que na letra B tem a elipse da palavras festas também. Acho que colocaram uma elipse do termo pariu para nos confundir e não perceber que festas também está em elipse.
-
Achei bem fácil, não precisei olhar para marcações sintáticas, basta ver que o 'paria' ficou claramente oculto. O que me analisar as outras alternativas foi o fato de o enunciado pedir um substantivo, mas o termo em elipse ser um verbo. Isso não poderia causar anulação na questão?
Bons estudos! (:
-
-
Assertiva b
para as festas da deusa Deméter, paria fêmeas e, para as de Atena, machos
-
Letra B. Existe duas elipses nessa frase: do substantivo "festas" e do verbo "paria", sendo que este não tem valor para a resposta, mas aquele sim.
-
para as festas da deusa Deméter, paria fêmeas e, para as de Atena, machos
-
-
na letra b ocorre zeugma.
-
Qual o intuito de copiar e colar a assertiva nos comentários?
-
Para resolvermos essa questão, precisamos prestar muita atenção nas assertivas. A correta é a B.
Entretanto, numa leitura de relance, a B parece mais se tratar de zeugma por conta da omissão do verbo "parir", mas, na verdade, além dessa omissão, há também a omissão do substantivo feminino "festas".
A frase sem nenhuma omissão ficaria assim: "paras as festas da deusa Deméter, paria fêmeas e, para as festas de Atena, paria machos."
GABARITO: "B) para as festas da deusa Deméter, paria fêmeas e, para as de Atena, machos"
-
Pensei que seria pegadinha a B, porque primeiro vi a elipse do verbo "paria", só muito depois que fui perceber a do substantivo "festas".
-
A letra E para mim seria mais coerente, pois elipse se trata de um termo que foi omitido sem ser mecionado anteriormente. O excerto: "Mas não se espante(tu/você)"... Dessa forma a forma verbal "espante" omitiu também a pessoa com quem se fala no discurso. Já o zeugma ,que é uma espécie de elipse , normalmente ocorre com termos semanticamente já mencionados anteriormente.
-
Por mais que seja uma zeugma, é a única possível de ser a correta!
-
Na minha opinião não é Elipse. Elipse é a omissão de um termo que fica subentendido e não é o caso de nenhuma das assertivas.
-
Analisei, escolhi a certa e, depois mudei pra errada. É sempre assim, Deus me ajude!