-
✅ Gabarito: A
✓ “Tu finges”, dirás, “não entender o que digo; ora, afirmo que ninguém pode viver agradavelmente se não vive também virtuosamente, coisa que não pode ocorrer com os brutos animais, que limitam o seu bem ao alimento. Atesto, com toda a evidência: essa vida a que chamo agradável só será bem-sucedida se estiver unida à virtude.” (Sêneca. Da vida feliz. Tradução de João Carlos Cabral Mendonça. São Paulo: Martins Fontes, 2009.)
➥ Limitam alguma coisa (=verbo transitivo direto, ele não rege a preposição "a", logo sem crase, somente o artigo definido que está acompanhando o pronome possessivo= o seu); somente a preposição "a" usada antes do pronome relativo "que"; unida a algo (=preposição "a" + artigo definido "a" que acompanha o substantivo feminino "virtude"= crase= à virtude).
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Parece que tem um ponto final depois de unida, fiquei na dúvida entre a A e E.
-
Há um ponto final após a palavra "unida" que me induziu ao erro.
-
Acertei, mas concordo com o Hugo, e também há ponto antes de "seu", induz ao erro porque após ponto deve-se iniciar com letra maiúscula.
-
GB A
Crase no à que
Crase Diante de Pronomes Relativos:
A crase ocorrerá apenas quando for utilizado o pronome "a qual"/ "as quais" e o verbo exigir a preposição "a" em sua regência:
Exemplo: As roupas às quais me refiro estão na varanda.
O verbo "referir-se" rege a preposição "a" (referir-se a algo, a alguém), assim temos a contração da partícula "a" que compõe o pronome relativo "as quais" com a preposição "a" exigida pelo verbo.
Exemplo: Esta é a lei à qual todos devem obedecer.
O verbo "obedecer" rege a preposição "a" (obedecer a alguém), assim temos a contração desta preposição exigida pelo verbo com o a partícula "a" que integra o pronome relativo "a qual".
Atenção! Não devemos, em regra, empregar o sinal indicativo de crase antes dos pronomes relativos: que, quem, cujo(s), cuja(s)!
Exemplo: Este é o filme a que me referi ontem.
O verbo "referir–se", como já vimos, pede a preposição "a", entretanto o pronome relativo "que" não admite o artigo "a", assim, como não ocorre a contração "a+a", não devemos utilizar o acento grave. O mesmo acontece com os pronomes: quem, cujo(s), cuja(s).
Chamar. a) é transitivo indireto, regendo a preposição por, no sentido de ... Logo, não cabe o uso de crase diante de nomes masculinos, nem de verbos, por ...
https://www.tecconcursos.com.br/blog/e-caso-de-crase-aprenda-sem-crise-parte-2/#:~:text=A%20crase%20ocorrer%C3%A1%20apenas%20quando,me%20refiro%20est%C3%A3o%20na%20varanda.
-
"...só será bem-sucedida se estiver unida ...III... virtude (AO SENTIMENTO)."
-
Cuidado com o " a que".
O "que" como pronome relativo não possui artigo precedente, porém, se o que substituir o pronome aquele(s) ou aquela(s), poderá possuir crase.
Muito raro, mas o cespe é o cespe.
Uma maldade, mas derrubaria muita gente!!!
ex: Sua ideia é igual à que tenho.
Sua ideia é igual àquela que tenho.
-
Matei por eliminação.
-
“Tu finges”, dirás, “não entender o que digo; ora, afirmo que ninguém pode viver agradavelmente se não vive também virtuosamente, coisa que não pode ocorrer com os brutos animais, que limitam o seu bem ao alimento. Atesto, com toda a evidência: essa vida a que chamo agradável só será bem-sucedida se estiver unida à virtude
-
GABARITO: LETRA A
ACRESCENTANDO:
Principais casos em que não ocorre a crase:
* Antes de palavra masculina
* Em locução feminina que indique instrumento (ex: Ela escreveu o texto a caneta)
* Antes de verbo
* Entre palavras repetidas que formem uma expressão (ex: cara a cara)
* Antes de artigo indefinido
* Quando o A estiver no singular e a palavra posterior estiver no plural
* Antes dos seguintes pronomes:
a) De tratamento (exceções: senhora, senhorita, dona e madame)
b) Relativos (exceção: à qual, às quais)
c) Indefinidos (exceção: outra(as))
d) Demonstrativos (exceções: àquele, àquela, àquilo)
e) Pessoais
FONTE: QC
-
Fiquei em dúvida entre A e E. Confesso que o que me fez optar pela E foi o fato de "virtude" não está especificada em seguida, nem também anteriormente no texto, não ensejando o artigo "a".
-
Assertiva A
o − a − à
os brutos animais, que limitam ..I... seu bem ao alimento. Atesto, com toda a evidência: essa vida ...II... que chamo agradável só será bem-sucedida se estiver unida ...III... virtude.” (Sêneca. Da vida feliz. Tradução de João Carlos Cabral Mendonça. São Paulo: Martins Fontes, 2009.)
-
-
"...Atesto, com toda a evidência: essa vida a que chamo agradável ..."
Pergunta:
O "que" é pronome relativo e o "a" é artigo definido feminino de "vida" ?
Alguém sabe?
-
Bem... esses pontos finais no texto atrapalharam um pouco, mas deu para resolver.
-
Gab: A
Errando e aprendendo.
Diante de pronomes relativos, à exceção de "a qual" e "as quais", não ocorre crase.
Ex: A partida a que assisti foi repleta de defesas impressionantes.
Ex: Assisti à partida de futebol...
Temos que ter cuidado para não confundir a preposição "a" que vem antes do relativo "que" com a fusão da preposição "a" com o pronome demonstrativo "a(as) = aquela(as)"
Ex: Essa bicicleta é igual à que vi ontem lá no parque. (igual a aquela)
-
Limita algo A alguma coisa
Bitransitivo!
-
quem limita, limita algo: Limito o bem
quem se limita, se limita a algo: ele se limitou à corrida
-
à virtude, é um locução.
-
à virtude, é uma locução feminina que obrigatoriamente exige a crase.