✅ Gabarito: A
a) O segundo período do texto mantém, de forma subentendida, o mesmo sujeito da primeira frase e se constitui em um período formado por duas orações coordenadas entre si. A segunda delas é uma oração coordenada aditiva → CORRETO. A fome é, de longe, o sintoma mais grave e mais geral do subdesenvolvimento. Resulta de todo um conjunto de causas e provoca toda uma gama de consequências (=ELA/A FOME resulta; e ELA/A FOME provoca. Temos o período sendo composto por uma oração principal + uma oração coordenada sindética aditiva iniciada pela conjunção coordenativa aditiva "e"= período composto por coordenação).
b) Em: “Admite-se que os homens fiquem nus”, a oração sublinhada é subordinada substantiva objetiva indireta → INCORRETO. Admite-se ISSO/ISSO é admitido (=temos, em destaque, uma oração subordinada substantiva subjetiva, trata-se do sujeito paciente da voz passiva sintética).
c) Em: “Admite-se que sejam doentios”, a palavra sublinhada exerce a função sintática de predicativo do objeto e qualifica uma condição humana de subdesenvolvimento → INCORRETO. Temos, em destaque, um adjetivo com função sintática de predicativo do sujeito.
d) Em: “É necessário a intervenção imediata do mundo para resolver o problema da fome” a concordância nominal está correta → INCORRETO. Temos a presença do determinante "a", o correto é "é necessária a"; sem determinante: é necessário intervenção.
e) As vírgulas empregadas na expressão sublinhada no texto justificam-se pela necessidade de se dar ênfase à ação descrita, o que caracteriza a expressão como termo integrante da oração → INCORRETO. Sua denúncia é, de fato, o único [...]. A expressão em destaque é um termo de realce e não é integrante da oração, pode ser retirado sem qualquer prejuízo à frase.
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Refere-se à análise sintática essa questão. Para responder com acerto, requer o reconhecimento de função exercida por palavras ou segmentos extensos no interior de uma estrutura. Item a item:
a) O segundo período do texto mantém, de forma subentendida, o mesmo sujeito da primeira frase e se constitui em um período formado por duas orações coordenadas entre si. A segunda delas é uma oração coordenada aditiva.
Correto. Leiamos o fragmento: "A fome é, de longe, o sintoma mais grave e mais geral do subdesenvolvimento. Resulta de todo um conjunto de causas e provoca toda uma gama de consequências".
O primeiro período vai de "a fome" até "desenvolvimento". O sujeito dessa oração é "a fome". À frente, na estrutura seguinte, o verbo "resulta" possui o mesmo sujeito, ou seja, "a fome". Ainda sobre essa estrutura, a conjunção aditiva (e) coordena as duas orações ("Resulta de todo um conjunto de causas" e "provoca toda uma gama de consequências");
b) Em: “Admite-se que os homens fiquem nus”, a oração sublinhada é subordinada substantiva objetiva indireta.
Incorreta. O segmento sublinhado exerce função de sujeito oracional. Trata-se, pois, de oração subordinada substantiva subjetiva;
c) Em: “Admite-se que sejam doentios”, a palavra sublinhada exerce a função sintática de predicativo do objeto e qualifica uma condição humana de subdesenvolvimento.
Incorreto. Veja fragmento maior: "(...) os homens fiquem nus (...), que se alojem em cabanas (...), que sejam doentios". Existe verbo de ligação (ser) e o adjetivo "doentios" confere ao sujeito (os homens) nova roupagem, logo há predicativo do sujeito;
d) Em: “É necessário a intervenção imediata do mundo para resolver o problema da fome” a concordância nominal está correta.
Incorreto. Deve-se flexionar o adjetivo "necessário" no feminino, tendo em vista que o substantivo "intervenção" acha-se determinado. Correção: "É necessária a intervenção (...)";
e) As vírgulas empregadas na expressão sublinhada no texto justificam-se pela necessidade de se dar ênfase à ação descrita, o que caracteriza a expressão como termo integrante da oração.
Incorreto. Veja o trecho: "Sua denúncia é, de fato, o único meio (...)". O segmento em destaque comporta-se como adjunto adverbial cujo valor é análogo ao de "efetivamente". Logo, por ser tratar de um adjunto adverbial, não é termo integrante e sim acessório.
Letra A