I. O Kaizen é uma proposta de valorização de talentos individuais dentro das organizações, estimulando a seleção e o treinamento de funcionários multifuncionais e capazes de se adaptar às constantes mudanças do ambiente externo.
II. O Benchmarking consiste em uma busca pelo “melhor do melhor”, em que se objetiva identificar fatoreschave que influenciam a produtividade e a qualidade em organizações com o intuito de, comparativamente, aprimorar processos, produtos e serviços.
III. O Ciclo PDCA consiste em um método para o controle e melhoria de processos, cujas etapas ˗ planejamento (Plan), execução (Do), controle (Check) e ação corretiva (Act to corret) ˗ visam analisar e otimizar a forma como as coisas são feitas, buscando maximização da eficiência.
IV. O Downsizing refere-se a um processo de enxugamento das organizações, o que significa a aplicação de ações como a redução de níveis hierárquicos e das operações ao mínimo necessário ao negócio (core business), assim como a transferência de operações não-essenciais para terceiros.
V. A reengenharia refere-se a um processo de mudanças lentas e incrementais, que visam melhorar os processos organizacionais sem alterar radicalmente conceitos, métodos e sistemas, de modo a não gerar resistências nos funcionários por meio de uma aplicação bottom-up (de baixo para cima).
A questão aborda alguma ferramentas da gestão estratégica. Para responder corretamente, é preciso possuir conhecimento, ainda que mínimo, sobre o conceito de Kaizen e melhoria contínua, Benchmarking, Ciclo PDCA, Downsizing e Reengenharia. Analisaremos agora cada um dos itens, com a devida correção se necessária.
I. INCORRETO. Kaizen é de onde deriva a filosofia de melhoria contínua (Kai = mudança, Zen = bom), que envolve o processo de aperfeiçoamento contínuo de mudança de hábitos, valores, que incorporem a noção contínua de fazer melhor, conquistando os melhores resultados possíveis, o que envolve a redução de desperdícios (tempo, esforços, materiais, dinheiro) e aumento da qualidade
II. CORRETO. Benchmarking se trata de um processo de estudo dos concorrentes. Consiste em fazer uma análise das boas práticas usadas por empresas que atuam na mesma área que podem ser aplicadas no empreendimento da organização que faz uso dessa ferramenta.
III. CORRETO. O ciclo PDCA (também conhecido por ciclo de melhoria contínua) é uma ferramenta que busca a melhoria contínua dos processos e correção de problemas (Rennó, 2013) e garantir o alcance de metas organizacionais. Os resultados obtidos em uma passagem do ciclo são considerados no planejamento da passagem seguinte.
IV. CORRETO. Downsizing, ou enxugamento, é uma estratégia que promove a redução de níveis hierárquicos e o enxugamento organizacional, com a finalidade de reduzir as operações ao core business (essencial do negócio) e passar a execução das atividades de apoio, consideradas não essenciais, para terceiros (outsourcing = terceirização).
V. INCORRETO. Para Stair e Reynolds (2002, p.39) a reengenharia pode ser definida como o “redesenho de processos, readequando-se não só os processos organizacionais, mas também as estruturas, os sistemas d informação e os valores organizacionais”.Os objetivos visam reduzir custos, tempo de execução e melhoria da qualidade dos produtos e serviços".
A reegenharia propõe uma mudança radical nos processos organizacionais, buscando com isso níveis mais elevados de qualidade. A reegenharia é: estrutural; radical; interfuncional; de cima para baixo.
Após analisar cuidadosamente cada um dos itens, podemos perceber que apenas os itens II, III e V estão corretos. Portanto:
GABARITO: E
Fonte:
FENILI, R. Administração Geral e Pública para Concursos. 3. ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017
MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador: Juspodivm, 2016
RENNÓ, R. Adminsitração Geral para Concursos. Rio de Janeiro, Elsevier, 2013.