SóProvas


ID
3992833
Banca
TJ-AC
Órgão
TJ-AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • ==> No processo civil, na forma do artigo 344 do CPC, caso o réu não conteste a ação, será considerado revel e presumir-se-ão verdadeiras as alegações de fato formuladas pelo autor.

    #####

    ==> No processo penal, ainda que decretada a “revelia” (ausência ou não comparecimento), não há falar em confissão ficta ou presumida com consequente presunção de veracidade dos fatos narrados na peça acusatória. Mesmo nessa situação, deverá a acusação desimcumbir-se da sua carga probatória.

    Foco, guerreiros !

  • A única consequência da revelia no processo penal é a desnecessidade de intimação do acusado para a prática dos demais atos processuais, exceção feita à intimação da sentença, que deve ser realizada sob quaisquer circunstâncias (CPP, art. 392).

  • Assinale a alternativa INCORRETA:

    A) O processo seguirá sem a presença do acusado que, citado ou intimado pessoalmente para qualquer ato, deixar de comparecer sem motivo justificado, ou, no caso de mudança de residência, não comunicar o novo endereço ao juízo. (CERTO)

    Art. 367. O processo seguirá sem a presença do acusado que, citado ou intimado pessoalmente para qualquer ato, deixar de comparecer sem motivo justificado, ou, no caso de mudança de residência, não comunicar o novo endereço ao juízo.      

    B) A revelia do processo civil possui as mesmas características do processo penal.(ERRADO)

    VEJAMOS:

    Processo civil, na forma do artigo 344 do CPC, caso o réu não conteste a ação, será considerado revel e presumir-se-ão verdadeiras as alegações de fato formuladas pelo autor.

    Processo penal, ainda que decretada a revelia, não há que se falar em confissão ficta ou presumida com consequente presunção de veracidade dos fatos narrados na peça acusatória. Mesmo nessa situação, deverá a acusação desimcumbir-se da sua carga probatória.

    C) A intimação do Ministério Público, do defensor nomeado/dativo e do réu preso será sempre pessoal.(CERTO)

    Art. 370, § 4  A intimação do Ministério Público e do defensor nomeado será pessoal.       

    D) A citação por edital no Juizado Especial Criminal não é possível em qualquer caso por ser o procedimento célere.(CERTO)

    Os Juizados Especiais Criminais (JECRIM) são os órgãos da Justiça que existem no âmbito da União, do Distrito Federal e dos Estados. Tem competência para conciliação, processo e julgamento das infrações penais de menor potencial ofensivo, com intuito de celeridade na resolução do processo, assim como a reparação do dano causado à vítima, através de um acordo. Estes órgãos jurisdicionais devem ser orientados pela conciliação e transação penal como forma de composição, e o julgamento de recursos por turmas de juízes (SANTOS, 2013; FAVERI, 2018).

  • A intimação do Ministério Público, do defensor nomeado/dativo e do réu preso será sempre pessoal...

    A obrigação de intimar o réu preso finda-se na primeira instância!

  • REVELIA :

    PROCESSO CIVIL --- SERÃO CONSIDERADOS VERDADEIROS OS FATOS ALEGADOS PELO AUTOR

    PROCESSO PENAL --- NÃO HAVERÁ A CONFISSÃO. FICTA

  • A presente questão requer o estudo dos atos de comunicação processual, como a citação, que é o ato pelo qual o réu toma ciência dos termos da denúncia e da necessidade da sua defesa/resposta, que pode ser real, quando o réu recebe a citação, ou ficta, no caso da citação por edital ou por hora certa.

    Já a intimação é a ação em que é dada a ciência de um ato processual e a notificação é quando se dá ciência ao acusado para a prática de um ato positivo.

    Outra matéria importante e que merece destaque é a diferença entre:

    1) CARTA PRECATÓRIA: no caso de a pessoa a ser ouvida residir em outra comarca que não aquela em que está em curso a ação penal, não suspende o curso do processo (artigo 222, §1º, do Código de Processo Penal) e;

    2) CARTA ROGATÓRIA: que será expedida a outro Estado Nacional, a outro país, e requer ato de cooperação internacional, necessita de ser demonstrada sua imprescindibilidade, a parte requerente arcará com os ônus do envio e tem seu procedimento previsto nos artigos 783 e seguintes do Código de Processo Penal: “Art. 783.  As cartas rogatórias serão, pelo respectivo juiz, remetidas ao Ministro da Justiça, a fim de ser pedido o seu cumprimento, por via diplomática, às autoridades estrangeiras competentes".

    A) INCORRETA (a alternativa): o acusado citado ou intimado pessoalmente e que deixa de comparecer sem motivo justificado, ou, no caso de mudança de residência não comunica o novo endereço ao juízo, se este não constituir advogado será decretada sua revelia e o processo seguirá sem a sua presença, neste caso se o réu não tiver advogado constituído ser-lhe-á nomeado um defensor dativo.

    B) CORRETA (a alternativa): a presente afirmativa está incorreta, visto que a revelia no processo penal em hipótese nenhuma implica em confissão ficta, sendo a continuidade do processo penal sem a intimação do réu para os atos futuros. 

    C) INCORRETA (a alternativa): a intimação do Ministério Público e do defensor nomeado/dativo é sempre pessoal, artigo 370, §4º, do Código de Processo Penal e a do réu preso também será pessoal no caso da sentença condenatória, artigo 392, I, do CPP.

    D) INCORRETA (a alternativa): Não será feita a citação por edital no Juizado Especial Criminal, artigo 66, parágrafo único, da lei 9.099/95, sendo a citação editalícia incompatível com os critérios que orientam a citada lei, como a celeridade e a informalidade. Tenha atenção com relação a enunciado do FONAJE (125) no sentido de ser cabível a intimação por edital da sentença condenatória, no Juizado Especial Criminal, quando o réu não for localizado.

    Resposta: B

    DICA: Tenha sempre muita atenção com relação ao edital, ao cargo para o qual esteja prestando o concurso e o entendimento dos membros da banca, principalmente em questões em que há entendimentos contrários na doutrina e na jurisprudência. 

  • Acrescentando:

    No CPC Seria uma " confissão ficta ou presumida"

    O CPP não admite !

    Bons estudos!

  • GAB - B - CABE LEMBRAR QUE NÃO SENDO ACHADO O RÉU PARA A CITAÇÃO PESSOAL, SERÁ ENCAMINHADO O PROCESSO PARA A JUSTIÇA COMUM.