SóProvas


ID
4074508
Banca
Quadrix
Órgão
CREMAM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para responder à questão de, leia o texto abaixo.


                                                 O zika vírus e a microcefalia


Deu zica. Este ano o Brasil enfrenta um surto de recém-nascidos com microcefalia que é alarmante. Ao que tudo indica, essa epidemia está relacionada a um vírus emergente, o zika vírus, que está se espalhando rapidamente pelo país e pode ser o responsável por uma das piores catástrofes na área de saúde de todos os tempos. São mais de mil casos suspeitos de microcefalia em diversos estados, principalmente no Nordeste. A microcefalia é uma malformação incurável que causa redução do volume cerebral, com consequências graves e permanentes para o desenvolvimento do indivíduo. É grave porque afeta fetos em formação e o comprometimento é para a vida toda.

O zika vírus é um patógeno conhecido e identificado inicialmente em 1947 na floresta de Zika (Uganda), mas que desde 2007 estava restrito a África e Ásia. Esse vírus pertence ao gênero dos flavivírus, que inclui os vírus da dengue, febre amarela e do Nilo, e pode ser transmitido por um artrópode. No Brasil, são mais de 84 mil pessoas infectadas. No indivíduo adulto, o Zika pode passar despercebido, em alguns casos causando somente sintomas leves, como febre e dores pelo corpo. Não existe vacina para esse vírus.

Após alguns meses de silêncio, o governo federal finalmente se manifestou sobre o problema. Com ajuda da Organização Mundial da Saúde e do CDC (Centro de Controle de Doenças) dos EUA, que se preocupa com uma eventual contaminação no continente americano, resolveram montar uma operação de emergência. De acordo com nosso atual ministro da Saúde, Marcelo Castro, o caos pode ser consequência direta de um descaso com o programa de combate ao mosquito Aedes aegypti – o mosquito da dengue, e potencial agente transmissor do zika vírus.

Resolvi escrever sobre o assunto, refletindo sobre quais seriam as atitudes científicas mais óbvias a serem tomadas. Isso não só seria uma oportunidade única para os cientistas brasileiros (pois o mecanismo de ação do vírus é ainda desconhecido), como permitiria que o governo investisse em soluções definitivas (ao invés de investir em evitar mosquitos). Os experimentos científicos descritos abaixo têm um baixo custo em comparação ao orçamento destinado ao extermínio de mosquitos e custos com futuros tratamentos para os afetados ao longo da vida.

A primeira coisa a fazer seria buscar uma relação causal do vírus com o fenótipo dos pacientes, algo inédito na literatura mundial. Até agora, temos apenas uma correlação entre o vírus e material biológico dos pacientes. E essa evidência não é robusta: apenas dois fetos infectados com o vírus e com o diagnóstico de microcefalia por ultrassom existem até o momento. O vírus também foi encontrado em tecidos de um outro bebê com microcefalia que morreu ao nascer. Existem outras evidências circunstanciais vindas de outros países e que, juntas, tornam essa alternativa plausível. É possível que a versão do zika vírus brasileiro seja uma variante ou linhagem genética mais patogênica, selecionada através de algumas características da população nordestina, como exposição ao vírus da dengue ou ao mosquito transmissor.

Mas a pergunta mais importante seria: como o zika vírus causa microcefalia? Uma hipótese atraente seria que o zika vírus atravessasse a placenta, atingindo o feto em momentos críticos do desenvolvimento neural na gestação. O vírus poderia, por exemplo, infectar células do sistema nervoso central, causando a morte ou alterando o ciclo de células progenitoras neurais. Experimentos com modelos animais poderiam ajudar a confirmar essa correlação, mas o tempo de gestação humano é diferente da maioria dos animais em laboratório e ainda não sabemos se o vírus infectaria células nervosas de outras espécies. [...]

                                                                                                                               

(g1.globo.com)

Veja:


É possível que a versão do zika vírus brasileiro seja uma variante ou linhagem genética mais patogênica, selecionada através de algumas características da população nordestina, como exposição ao vírus da dengue ou ao mosquito transmissor.”



Sobre a passagem citada, assinale a afirmação correta.

Alternativas
Comentários
  • diogo comenta aqui

  • É possível ISSO, toda vez que uma oração subordinada pode ser substituída por isso vc tem 2 possibilidades : está funcionando como Objeto ou sujeito, se vc não consegue identificar o sujeito na primeira oração é pq a segunda está funcionando como sujeito

    É possível ... ISSO (oração) o que é possível? Isso --- Sujeito

    João fez ISSO (coração) quem fez? João, note que neste caso é possível identificar o sujeito, João, por isso a oração está funcionando como Objeto direito, comparando o sentido do verbo

  • Uma informação importante acerca da letra D, a palavra "através", do ponto de vista da norma culta, deve ser utilizada para indicar referência de algo que passa, atravessa alguma outra coisa, ou seja, torna-se um termo de referência de localização.

    É mais indicado o uso de "por meio de" para indicar "por intermédio". Desta forma, na letra D, o uso de através está inadequado perante à norma culta, o mais correto seria utilizar "por meio de".

  • A) As palavras “possível”, “vírus”, “genética” e “patogênica” são acentuadas pela mesma regra.

    “possível”- Paroxítona terminada em "l "

    Vírus - Paroxítona terminada em us: vírus, bônus.

    Genética - proparoxítona

    Patogênica - Proparoxítona

    ----------------------------------------------------------------------------

    B) Em “características da população”, o termo “da população” exerce função de adjunto adverbial de companhia.

    características da população

    Características de quem ?

    da população.. O termo "da população" complementa o substantivo características = Complemento Nominal.

    -------------------------------------------------------------------------------

    C) Apesar de longo, o período do trecho é simples, ou seja, trata-se de uma oração absoluta.

    É possível que a versão do zika vírus brasileiro seja uma variante ou linhagem genética mais patogênica, selecionada através de algumas características da população nordestina, como exposição ao vírus da dengue ou ao mosquito transmissor.”

    Temos uma oração subordinada substantiva SUBJETIVA

    A oração subordinada está exercendo a função de sujeito.

    É possível / Isso ...

    Para que tenhamos um período simples precisamos nos certificar de que só há um verbo...além disso, as orações subordinadas entram dentre as classificações do períodos composto..

    ----------------------------------------------------------

    D) O uso da palavra “através” é adequado, semanticamente, no trecho; não seria possível, porém, substituí-la por “por meio”, o que causaria problemas tanto sintáticos quanto semânticos.

    através de”, em seu sentido literal, quer dizer “de um lado a outro”, “transpor” “cruzar”: ... Enquanto isso, a locução “por meio de” significa “por intermédio de”

    Há alteração na semântica.

    https://exame.com/carreira/atraves-ou-por-meio-de-qual-e-o-jeito-certo/#:~:text=Acontece%20que%20a%20locu%C3%A7%C3%A3o%20%E2%80%9Catrav%C3%A9s

    ,%E2%80%9Ctranspor%E2%80%9D%20%E2%80%9Ccruzar%E2%80%9D%3A&text=Enquanto

    %20isso%2C%20a%20locu%C3%A7%C3%A3o%20%E2%80%9Cpor,se%20por%20meio%20de%20gestos.

    -----------------------------------------------------------------

    E) O “que” destacado introduz uma oração cuja função sintática em relação à principal é de sujeito.

    É possível que a versão do zika vírus brasileiro seja uma variante ou linhagem genética mais patogênica, selecionada através de algumas características da população nordestina, como exposição ao vírus da dengue ou ao mosquito transmissor.”

    Temos uma oração subordinada substantiva SUBJETIVA

    A oração subordinada está exercendo a função de sujeito.

    É possível / Isso ...

    ----------------------------------

    Fonte: José Maria, 393.

    Spadoto, FTD.

    O Exame.

  • essa tava facil errei pq sou preguiçoso e acertei agora pq tava lendo direito

  • que --- conjunção integrante, introduz uma oração subordinada substantiva subjetiva

  • Gabarito: E