SóProvas


ID
4144639
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Morro Agudo - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A ministra do Meio Ambiente da França, Elisabeth Borne, alertou nesta terça-feira que seu país não assinará o acordo alcançado entre a União Europeia e os países do bloco Mercosul (Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai) nas condições atuais.

(https://bit.ly/2CxF1yo. Publicado em 08.10.2019)


O motivo que gerou a declaração da ministra francesa foi

Alternativas
Comentários
  • As queimadas tem uma repercussão extremamente negativa no cenário internacional. Alternativa D.

  • "Não podemos assinar um acordo comercial com um país que não respeita a Amazônia e não respeita o acordo de Paris (clima). A França não assinará o acordo com o Mercosul nessas condições", afirmou a ministra [...]"

    GAB: D

  • Imagine agora
  • E uma certa galera cansa de afirmar que as queimadas não existem que sempre foi assim. Afff Sim, sempre teve queimada, mas não tanto quanto atualmente. Os negacionistas não aceitam a realidade NUNCA!

  • A título de atualização, o acordo foi assinado... notícia de julho 2020:

    O representante da União Europeia para assuntos externos, Josep Borrell Fontelles, falou em acordo finalizado com o Mercosul e comemorou acertos políticos e institucionais para fechar as negociações entre os dois blocos.... -

    "É um prazer poder, depois de 20 anos intensos marcados por vai e vem e negociação difícil, anunciar a finalização das negociações, tanto do acordo comercial, quanto da seção que faz menção à relação política de cooperação. O acordo da associação entre Mercosul e União Europeia foi finalizado em seus capítulos políticos e institucionais na metade deste mês", disse Fontelles.... - Veja mais em https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/07/02/representante-da-uniao-europeia-fala-em-acordo-finalizado-com-mercosul.htm?cmpid=copiaecola

    Do UOL, em São Paulo 02/07/2020 12h31..

  • D - a repercussão mundial sobre as queimadas ocorridas na Amazônia e as políticas ambientais brasileiras.

    A França não assinará o acordo UE-Mercosul sobre questões agrícolas alcançado pela União Europeia e os países do Mercosul — Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai — nas condições atuais, afirmou nesta terça-feira a ministra francesa do Meio Ambiente, Elisabeth Borne.

    “Não podemos assinar um tratado comercial com um país que não respeita a floresta amazônica, que não respeita o tratado de Paris (do clima). A França não assinará o acordo do Mercosul nessas condições”, disse a ministra à emissora de televisão BFM.

    https://exame.com/economia/nao-teremos-acordo-com-quem-nao-respeita-a-amazonia-diz-ministra-francesa/Publicado em: 08/10/2019

  • Grandes acordos internacionais são um tema recorrente em provas do tipo e devem ser acompanhados com atenção. O texto de apoio aborda importante acordo entre dois blocos envolvendo dezenas de nações e negociações que precisam refletir o contexto das nações envolvidas. O enunciado questiona a motivação para a recusa francesa em continuar o processo.
    A) O Brasil tem flexibilizado o processo de liberação de agrotóxicos numa escala sem precedentes, mas não foi essa a questão já que os efeitos de tal medida são locais e não impactam outras parte do planeta.

    B) Essa questão sanitária envolvendo a pecuária de exportação já ocorreu antes mas não é do que tratam as negociações atuais entre a União Europeia e o MERCOSUL. 

    C) O acordo comercial serve justamente para equalizar questões de comércio internacional e portanto não há razão para que elas sejam impedimento ao mesmo.

    D) A Amazônia é uma extensão florestal tão grande que seu impacto climático é global, fora a inestimável biodiversidade existente em seu interior. Sua degradação acelerada aliada a flexibilização de diversas normas ambientais no país pelo atual governo são apontados por diplomatas europeus como os principais problemas para o fechamento do acordo. Alternativa correta.

    E) Produtos orgânicos em geral tem circulação local raramente sendo exportados e quando o são com volumes tão baixos que não justificam o entrave as negociações. 




    Gabarito do professor: D.