SóProvas


ID
4165603
Banca
FCC
Órgão
FCRIA-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    1. A crônica no Brasil teve alguns autores de grande qualidade literária que também chegaram ao sucesso popular. João do Rio, Rubem Braga e Nelso Rodrigues logo vêm à mente. Depois deles, o grande cronista famoso do país é, claro, Luis Fernando Verissimo. Ele tem grande percepção para o comportamento social e suas mudanças e semelhanças no passar do tempo, revelando mais sobre a atual classe média brasileira em seus textos do que todos os ficcionistas vivos do país, somados. Seu intimismo não é nostálgico, é reflexivo; ele não precisa rir para que se perceba que está contando uma piada; e jamais deixa de dar sua opinião. Sobre suas influências, métodos e assuntos, ele fala na entrevista a seguir.

    2. Ivan Lessa diz que a crônica no Brasil tem uma tradição rica porque “somos bons no pinguepongue”. Você concorda? E por que somos bons no pinguepongue? Lessa diz que é porque “gostamos de falar de nós mesmos, contar a vida (íntima) para os outros... – Acho que a crônica pegou no Brasil pelo acidente de aparecerem bons cronistas, como o Rubem Braga, que conquistaram o público. Não existem tantos cronistas porque existia uma misteriosa predisposição no público pela crônica, acho que foram os bons cronistas que criaram o mercado.

    3. Você, na verdade, talvez seja o menos “confessional” dos cronistas brasileiros. Difícil vê-lo relatar que foi a tal lugar, com tal pessoa, num dia chuvoso etc. e tal. Por quê? – De certa maneira, o cronista é sempre seu assunto. A crônica não é lugar para objetividade, todos escrevem de acordo com seus preconceitos. Ser mais pessoal, mais coloquial, depende do estilo de cada um. Mas a gente está se confessando sempre.

    4. Há uma mescla de artigo e crônica nos seus textos, como se você estivesse interessado nas ideias, na reflexão sobre o comportamento humano, e ao mesmo tempo desconfiasse profundamente de generalizações e filosofices. Você é um pensador que “croniqueia” ou um cronista que filosofa? – Prefiro pensar que sou um cronista que às vezes tem teses, mas nunca vai buscá-las muito fundo. O negócio é pensar sobre as coisas, e tentar pensar bem, mas nunca esquecer que nada vai ficar gravado em pedra, ou fazer muita diferença.

    5. Você diz que o século XX foi o das “boas intenções derrotadas”. Também foi o século de Frank Sinatra, de Pelé... E o século das listas de melhores do século. Você faria uma lista das dez boas intenções vencedoras? – Este foi o século em que as melhores ideias foram derrotadas. Eu só livraria a escada rolante e o controle remoto.

(Adaptado de: PIZA, Daniel. Entrevista com Luís Fernando Verissimo. São Paulo: Contexto, São Paulo, 2004, ed. digital.) 

Mantendo-se um sentido adequado ao contexto, o gerúndio presente em ... revelando mais sobre a atual classe média brasileira em seus textos... (1° parágrafo) pode ser substituído por:

Alternativas
Comentários
  • gab: A

    ...de maneira que revela

    Ele tem grande percepção para o comportamento social e suas mudanças e semelhanças no passar do tempo, revelando mais sobre a atual classe média brasileira em seus textos do que todos os ficcionistas vivos do país, somados.

    Bons estudos.

  • Gerúndio -> o verbo representa uma ação em curso. Termina em -ndo

    Ex: Trabalhando, correndo, esperando.

    Substituindo uma a uma é possível perceber que o sentido da frase é mantido.

    Gab: Letra A

    Boa sorte.

  • GABARITO- A

    Ele tem grande percepção para o comportamento social e suas mudanças e semelhanças no passar do tempo, revelando mais sobre a atual classe média brasileira em seus textos do que todos os ficcionistas vivos do país,

    B) porém revele

    Expressa uma ideia adversativa o que não se encaixa na construção apresentada.

    ---------------------------------------

    C) a despeito de revelar

    Expressa sentido concessivo e não encaixa-se na construção.

    ----------------------------------------------

    D) uma vez que revelam

    Expressa sentido causa.

    ---------------------------------------

    E) a fim de que se revelem

    Locução prepositiva = Expressa finalidade e não se encaixa...

    -------------------------------------

    Bons estudos!

  • mais...do que (or sub adj comparativa).

    de maneira que

  • Apesar dos bons comentários dos colegas, até então nenhum explicou ao certo a justificativa da "A" ser o gabarito.

    Dessa forma, acredito que se trata de uma conjunção adverbial causal, pois, ao fazer a troca por outra causal, o sentido permanece, vejam:

    Ele tem grande percepção para o comportamento social e suas mudanças e semelhanças no passar do tempo, [posto que revela / já que revela / porque revela / visto que] mais sobre a atual classe média brasileira em seus textos do que todos os ficcionistas vivos do país...

    Portanto, nesse entendimento, a "D" está errada não por ser uma conjunção causal, que, como visto se encaixa perfeitamente, mas está errada por sua concordância verbal estar errada: D) uma vez que revelam (revela)

    Não tenho certeza, mas foi isso que compreendi, caso discordem ou esteja errado meu comentário, por favor me avisem...

    BONS ESTUDOS!!!

  • de maneira que revela - revelando

    GAb: A

  • A - de maneira que revela -> Consecutivos(Tão (tamanho, tanto, tal)...que, de modo que, de maneira que)

    B- porém revele -> Adversativos (mas, porém, contudo, todavia, no entanto, entretanto, e, não obstante)

    C- a despeito de revelar-> Concessivos ( Embora, conquanto, não obstante, ainda que, mesmo que, se bem que, posto que, por mais que, por pior que, apesar de que, a despeito de, malgrado, em que pese

    D- uma vez que revelam -> Causais (Pois, Porque, visto que, como, uma vez que, na medida em que, porquanto, haja vista que, já que)

    E - a fim de que se revelem -> Para, para que, a fim de que, de modo que, de forma que, de sorte que, porque

    Gabarito: A

    Fonte: folha de conectivos do Professor Elias Santana

  • as outras estavam erradas kkkk

    A)

  • Ele tem grande percepção para o comportamento social e suas mudanças e semelhanças no passar do tempo, DE MANEIRA QUE REVELA mais sobre a atual classe média brasileira em seus textos do que todos os ficcionistas vivos do país, somados.

    gabarito A

  • Gab: A

    O fato com que Ele tem grande percepção para o comportamento social... faz com que revele mais sobre a atual classe média brasileira...

    Relação de causa e consequência. A conjunção está no lado da consequência, portanto, fiz a troca por uma conjunção consecutiva "de maneira que".

    Oração subordinada adverbial consecutiva reduzida de gerúndio

  • sempre leiam o período todo.

  • Para saber o sentido, tem que voltar ao texto e ler o período, procurar o verbo no qual o gerúndio se remete.

    "Ele tem grande percepção para o comportamento social e suas mudanças e semelhanças no passar do tempo, revelando mais sobre a atual classe média brasileira em seus textos do que todos os ficcionistas vivos do país, somados."

    "O fato de" ter grande percepção, "fez com que" se revele....

    a) de maneira que revela - traz ideia de consequência.

    b) porém revele - tem ideia adversativa.

    c) a despeito de revelar - concessiva

    d) uma vez que revelam - causa

    e) a fim de que se revelem - finalidade.