-
GABARITO DA BANCA -D
Vejo alguns problemas nas assertivas...
A) Os verbos destacados no excerto “(...) para a qual convergem, embora também se oponham, o avanço da globalização e a persistência das identidades nacionais.” (1º parágrafo) poderiam estar flexionados no singular, mantendo-se a correção gramatical.
Analisei da seguinte maneira:
Levantar hoje a questão da cultura é colocar-se em uma encruzilhada para a qual convergem, embora também se oponham, o avanço da globalização e a persistência das identidades nacionais.
O avanço da globalização e a persistência / Convergem
Se Oponham / O avanço da globalização e a persistência
----------------------------------------------------------------------------
B) O elemento destacado em “(...) construir-se sem uma tensão constitutiva, existencial e vital entre o universal, o regional, o nacional e o comunitário.” (1º parágrafo) deve ser classificado como um pronome apassivador em sua ocorrência textual.
O SE partícula apassivadora precisa ser um VTD ou VTDI para indicar que o sujeito explícito da frase tem valor paciente, ou seja, sofre a ação verbal.
construir-se o regional, o nacional e o comunitário
É apropriado dizer que se assim fosse considerado dever-se-ia ter uma concordância pluralizada.
Construíram-se / o regional, o nacional e o comunitário FORAM construídos.
------------------------------------------------------------------------------
C) A oração “(...) que nos acompanha desde as primeiras globalizações (...)” (3º parágrafo) não poderia estar sem as vírgulas, no contexto em que se encontra, pois apresentaria grave prejuízo gramatical e semântico.
Temos a estrutura de Uma oração adjetiva EXPLICATIVA ( Com vírgulas )
A retirada das vírgulas alteraria o sentido, Mas não vejo como alterar a correção gramatical
o tema da identidade cultural, que nos acompanha desde as primeiras globalizações, é coisa do passado.
---------------------------------------------------------------------------
D) O vocábulo “Esta” em “Esta era percebida como algo estático e definitivo.” (3º parágrafo) é um elemento de coesão com função catafórica.
Realmente , na maioria dos casos, o Este é usado como referenciador catafórico, mas em alguns casos pode ser usado como anafórico. É O CASO.
O primeiro obstáculo advém da fundamentação do modelo hegemônico de identificação em uma cultura única, total, dominante, integrativa. Esta era percebida como algo estático e definitivo.
----------
E) Temos uma perífrase verbal sempre que do mesmo domínio predicativo participam um verbo auxiliar (também designado por «verbo morfemático») e uma forma nominal (infinitivo, gerúndio ou particípio passado) do verbo principal (também classificado como «verbo pleno») – com intermediaçã' ou não, de preposição (a, de, por, para). Exemplos:
a) «Estou a escrever um romance.»
O que acham? Se divergirem mandem mensagem..
Fontes: SPADOTO, PESTANA, CIBER DÚVIDAS.
-
SOBRE A LETRA A:para a qual convergem, embora também se oponham, o avanço da globalização e a persistência das identidades nacionais
Quando o sujeito está posposto ao verbo (como no caso, já que o sujeito é "o avanço da globalização e a persistência das identidades"), o verbo pode concordar com o núcleo mais próximo, que neste caso é "O AVANÇO", ou pode ir para o plural, já que se trata de sujeito composto.
-
(A)Os verbos destacados no excerto “(...) para a qual convergem, embora também se oponham, o avanço da globalização e a persistência das identidades nacionais.” (1º parágrafo) poderiam estar flexionados no singular, mantendo-se a correção gramatical.
(Note que temos um sujeito “o avanço da globalização e a persistência das identidades nacionais” composto posposto ao verbo, devido a isso, a regra diz que: “Quando o sujeito composto vier posposto o ao verbo, esse verbo pode ir para o masculino plural ou concordar com o primeiro núcleo”).
Item correto
(B)O elemento destacado em “(...) construir-se sem uma tensão constitutiva, existencial e vital entre o universal, o regional, o nacional e o comunitário.” (1º parágrafo) deve ser classificado como um pronome apassivador em sua ocorrência textual.
(Pode sim ser classificado, pois note que podemos transportar a oração para voz passiva analítica com dois verbo: “Mas,presentemente, sem uma tensão constitutiva, existencial e vital entre o universal, o regional, o nacional e o comunitário, a cultura não pode mais ser construída”).
Note, também, que o verbo “construir” é um verbo transitivo direto, isso nos traz mais um certeza que a frase pode ser transportada para voz passiva, porque só não poderia ser transportada se o verbo fosse: de ligação, transitivo indireto ou intransitivo.
Item correto
(C)A oração “(...) que nos acompanha desde as primeiras globalizações (...)” (3º parágrafo) não poderia estar sem as vírgulas, no contexto em que se encontra, pois apresentaria grave prejuízo gramatical e semântico.
(Poderia sim, pois no contexto em que ela se encontra dar-se o nome de “oração subordinada adjetiva explicativa”, porque está isolada por vírgula, caso a virgula fosse retirada, apenas passaria a ser uma “oração subordina adjetiva restritiva” causando apenas um sentido diferente(semântica).
Item errado, pois não teria prejuízo gramatical, e sim semântico.
(D)O vocábulo “Esta” em “Esta era percebida como algo estático e definitivo.” (3º parágrafo) é um elemento de coesão com função catafórica.
(Não, pois a função é anafórica, utilizada para retomar uma ideia anteriormente falada, nesse contexto, o vocábulo “Esta” está sendo empregado para retomar o termo: “cultura”).
A função “catafórica” faz referência a um termo que será citado posteriormente no texto.
Item errado
(E)Os termos destacados nas passagens “Mas a cultura não deve emancipar-se da identidade nacional (...).” (4º parágrafo) e “(...) ela poderia representar para as sociedades da informação (...)” (4º parágrafo) constituem, em sua ocorrência textual, perífrases verbais.
(As perífrases verbais consistem no emprego de um verbo auxiliar conjugado seguido de um verbo no infinitivo, gerúndio ou particípio. Introduzem no verbo modificações de ordem semântica)
Item correto
FOCO, FÉ E AÇÃO!
-
Letra C está incorreta também.
Por isso, o tema da identidade cultural, que nos acompanha desde as primeiras globalizações, é coisa do passado. Temos uma Oração subordinada adjetiva explicativa. Retirando a virgula vai restringir, ou seja, vai haver prejuízo semântico apenas. Não vai ocasionar erro gramatical.
-
o aluno bom , nessa questão, ficaria entre as letras C e D e optaria, por fim, pela D, pois é mais evidente que ESTA não tem valor catafórico, mas anafórico. Daí , acertada a questão, hora de se chatear com a letra C, é regra gramatical que , na maioria das vezes, a supressão das vírgulas de uma adjetiva explicativa NÃO torna o texto gramaticalmente incorreto, ocorrendo apenas mudança de sentido, e é justamente essa MUDANÇA DE SENTIDO que pode trazer incoerência com a supressão das vírgulas, por exemplo:
"O Canadá, que é um país de primeiro mundo, tem pouca população." , suprimamos as vírgulas, "O Canadá que é um país de primeiro mundo tem pouca população.", como estamos nos referindo a um conjunto unitário. a supressão das vírgulas trará incoerência, uma incoerência tal que ensejará a INCORREÇÃO GRAMATICAL.
Já em uma frase assim: " as meninas da minha rua, que eu pegava sem pena, falam bem de mim até hoje." , suprimindo, "as meninas da minha rua que eu pegava sem pena falam bem de mim até hoje", AQUI A SUPRESSÃO das vírgulas não causou incorreção, mas apenas mudança de sentido.
-
Alguém pode comentar qual seria essa mudança de sentido que a retirada da vírgula poderia ocasionar.
Por isso, o tema da identidade cultural, que nos acompanha desde as primeiras globalizações, é coisa do passado.
A oração “(...) que nos acompanha desde as primeiras globalizações (...)” (3º parágrafo) não poderia estar sem as vírgulas, no contexto em que se encontra, pois apresentaria grave prejuízo gramatical e semântico.
-
A letra C está errada, pois o pronome relativo QUE introduz uma subordinada adjetiva explicativa e a retirada das virgulas a converteria para restritiva só ocasionando mudança de sentido e não erro gramatical.
-
Assertiva D
O vocábulo “Esta” em “Esta era percebida como algo estático e definitivo.” (3º parágrafo) é um elemento de coesão com função catafórica.
-
Galera, leiam com calma: " GRAVE PREJUÍZO SEMANTICO ", mudará o sentido ? Sim. Há um grave prejuízo semântico ? Não
-
letra d pois tem função anafórico e não catafórico .
-
Na alternativa C:
Por isso, o tema da identidade cultural, que nos acompanha desde as primeiras globalizações, é coisa do passado.
Por que temos a vírgula depois da locução coordenativa conclusiva "por isso" ? Por isso,
-
Sujeito composto (dois núcleos) se estiver:
> Anteposto: Deve ficar no plural.
Salgadinhos e refrigerantes sobraram do aniversário.
> Posposto: Pode ficar no singular /Plural:
Sobrou/Sobraram= Salgadinhos e refrigerantes do aniversário.
-
Questão com dois gabaritos: C e D
-
-
Sobre a alternativa C:
que nos acompanha desde as primeiras globalizações
Entre virgulas é uma oração subordinada adjetiva explicativa.
Sem as vírgulas é uma oração subordinada adjetiva restritiva.
Algumas bancas adoram esse assunto.
-
LETRA D
-
A alternativa B está errada! O trecho" sem uma tensão constitutiva, existencial e vital entre o universal, o regional, o nacional e o comunitário." é um adjunto adverbial modal. Ao abrir o texto, percebe-se que o sujeito está anteposto ao verbo e o SE é reflexivo, isto é, funciona como objeto direto; logo, não há possibilidade de ser um pronome apassivador, como muitos comentários afirmam. Abaixo, o período está completo, vejam:
"Mas a cultura não pode mais, presentemente, construir-se sem uma tensão constitutiva, existencial e vital entre o universal, o regional, o nacional e o comunitário."
A dica que deixo é: sempre conferir na origem.
-
Eu vejo um problema na letra A: apesar da regra de concordância verbal permitir, pra sujeito composto posposto, a conjugação do verbo no singular, "se oponham" tem sentido reflexivo, para mim, e a concordância nesse caso se dá sempre no plural.
"(...) embora também se oponham, o avanço da globalização e a persistência das identidades nacionais."
Alguém saberia dizer se existe uma hierarquia nas regras? O porquê está correta a assertiva?
-
Segunda vez que eu faço uma questão dessa banca e há mais de uma alternativa correta.
Sério, boa sorte pra quem for fazer alguma prova dessa banca horrível aí.
-
As provas desta banca, principalmente a disciplina de português, conseguem tirar o concurseiro do sério!
-
Acredito que o enunciado seria "estão incorretas, com exceção.."