Ligam orações ou palavras, com sentido de contraste, oposição, compensação, ressalva, quebra de expectativa, retificação: Mas, porém, contudo, todavia, entretanto, não obstante, SENÃO (sentido de “mas”).
OBS.: Fique atento, pois o “e” pode vir com valor adversativo e as bancas muitas vezes exploram isso: Estava querendo ler, e o sono não deixava. (sentido de adversidade).
Uma pista que indica o valor adversativo do “e” é estar antecedido por vírgula. A regra de pontuação recomenda pôr vírgula antes do “e” adversativo.
FONTE: Confia no pai
#PERTENCEREMOS
A questão é sobre classe de palavras e quer saber qual a classificação do termo em destaque em "Você já sabe bastante, porém deve estudar mais.". Vejamos:
A) um verbo.
Errado.
Verbo: palavra variável que exprime um processo. Ao indicar um fato situado no tempo, o verbo pode exprimir ação, estado, mudança de estado ou fenômeno da natureza.
B) uma conjunção.
Certo. "Porém" é uma conjunção coordenativa adversativa.
Conjunções coordenativas adversativas: têm valor semântico de oposição, contraste, adversidade, ressalva...
São elas: mas, porém, entretanto, todavia, contudo, no entanto, não obstante, inobstante, senão (= mas sim)...
Ex.: Não estudou muito, porém passou nas provas.
C) um artigo.
Errado.
Artigo: é a palavra que se antepõe ao substantivo para determiná-lo, definindo ou indefinido o ser nomeado por esse substantivo.
Artigos definidos: determinam de forma precisa os substantivos. São eles: o, a, os, as.
Artigos indefinidos: indeterminam os substantivos, caracterizando-os de forma vaga, imprecisa e generalizada, sem particularizar e individualizar pessoas, objetos ou lugares. São eles: um, uma, uns, umas.
D) uma preposição.
Errado.
Preposição: palavra invariável que une dois termos, subordinando um ao outro.
As preposições essenciais são: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás.
Gabarito: Letra B