SóProvas


ID
4973458
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-RR
Ano
2003
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Carl Rokitansky (1804-1878) estabeleceu as bases estruturais das doenças e a técnica de necropsia, com o estudo sistemático de cada órgão. Foi um excelente patologista descritivo. Em 1866, já tinha feito mais de 30 mil necropsias. Os itens a seguir são fragmentos adaptados de um texto de Rokitansky. Julgue-o com referência aos sinais de pontuação e à grafia das palavras.


Sorriu e sonhou os mesmos sonhos das crianças e dos jovens. Por certo amou e foi amado; esperou e acalentou um amanhã feliz; sentiu saudades dos outros que partiram.

Alternativas
Comentários
  • gaba CERTO

  • minha duvida é sobre esse emprego do ponto e virgula. Pensei ate que a questão estaria errada. Alguém explica por favor

  • caramba! que TEXTO me fez refletir aqui...sobre o uso de ponto e virgula. esta certo, pois, estão separando as orações coodernadas.

  • Resposta:Certo

    -------------------------

    O ponto e vírgula ,em princípio, separa estruturas coordenadas já portadoras de vírgulas internas.

    Exemplo:

    • A borboleta voava; os pássaros cantavam; a vida seguia tranquila.

    -------------------------

    FONTE:Português Esquematizado / Professor Agnaldo Martino

  • Marquei "errado" por causa do "Por certo". Pensei que era obrigatório o uso da vírgula

  • O ponto-e-vírgula também pode ser empregado para separar elementos e orações que indiquem uma enumeração como o do presente trecho.

    Para quem tem dúvida (até porque é uma pontuação meio complicada e não é tão usada como a vírgula), a REGRA é que ele pode ser utilizado em lugares onde também se poderia empregar o PONTO FINAL.

    Logo, NÃO SE USA ponto e vírgula, por exemplo, para: a) demarcar termo explicativo; marcar uma elipse do verbo; e nem para marcar termos e orações deslocados. Estas aqui são funções exclusivas da vírgula.

  • As orações coordenadas podem ser separadas por: ponto-e-vírgula, ponto, e vírgulas.
  • cespe condenada kkkkk

    pois a `rpr´ me induziu ao erro kkkk

    LEIA NA VOZ DA CARMINHA:

    INFERNOOOOOOOOO!

  • O ponto e vírgula indica uma pausa maior que a vírgula e menor que o ponto. Quanto à melodia da frase, indica um tom ligeiramente descendente, mas capaz de assinalar que o período não terminou. Emprega-se nos seguintes casos:

    - Para separar orações coordenadas não unidas por conjunção, que guardem relação entre si.   

    Por Exemplo:

    O rio está poluído; os peixes estão mortos.

    Pode até usar o ponto: 

    O rio está poluído. Os peixes estão mortos.

  • Gabarito: Certo

    Leia se você achou que a questão estava errada por causa do ponto e vírgula (;).

    O sinal de ponto e vírgula deve ser utilizado quando houver a necessidade de uma pausa maior que uma vírgula e menor que um ponto final. A função do ponto e vírgula, basicamente, é a de atribuir clareza a uma frase, de modo a organizar os itens apresentados.

  • A questão do ponto e vírgula esta correta. Este serve para:

    1. Separar partes do período que se equilibram em importância. Ex.:Os pobres dão pelo trabalho; os ricos dão pela fazenda; os espíritos generosos dão pelo pão da vida; os de nenhum espírito dão pelo pão. A alma.
    2. Separar partes de um períodos que já esta separado por vírgula.
    3. Separar itens de uma enumeração.

    Acredito que a alternativa esteja pautada no item 1. Contudo, errei a questão por entender que depois de " Por certo", caberia uso de vírgulas.

  • Achei que a questão estava errada pela repetição do (e). "Sorriu e sonhou os mesmos sonhos das crianças e dos jovens". Achei que seria. "Sorriu, e sonhou os mesmos sonhos das crianças, e dos jovens". 

  • USO DA VÍRGULA E ADJUNTO ADVERBIAL

    Só será obrigatório o uso de virgulas em adjuntos adverbiais com 4 ou mais termos (3 termos ainda será considerado médio), e eles deslocados.

    FONTE: Professor Alexandre Soares.

    copiei do colega de comentário: loran silva.

  • PONTO E VÍRGULA INDICAM UMA PAUSA MAIOR QUE A VÍRGULA E MENOR QUE UM PONTO.