Ao meu ver, as aspas se referem a um termo que não é habitual ao contexto.
Use aspas em:
Reprodução literal de trechos de frases, palavras ou expressões.
Relator, Eduardo Braga corrige “sangria causada na classe médica”.
Ao apoiar a proposta, Pedro Simon (PMDB-RS) lembrou que a região de fronteira do Rio Grande do Sul já foi “uma das mais prósperas do país” e atualmente enfrenta grandes dificuldades.
Uma sugestão é usar o discurso indireto:
Ao apoiar a proposta, Pedro Simon (PMDB-RS) disse que a região de fronteira do Rio Grande do Sul já foi uma das mais prósperas do país e atualmente enfrenta grandes dificuldades.
Reprodução de trechos de documentos, como justificativa de projetos:
Na justificativa do projeto, o autor diz que "a ação civil pública é um importante mecanismo para a defesa de interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos".
Reprodução de trechos de músicas, contos, poemas.
O rap interpretado por Suplicy tem versos como "Um homem na estrada recomeça sua vida/Sua finalidade: a sua liberdade/Que foi perdida, subtraída/e quer provar a si mesmo que realmente mudou, que se recuperou/ e quer viver em paz, não olhar para trás,...."
Palavras usadas em contexto diferente do habitual, expressões populares e regionalismos.
“Papagaios” atrelados ao dólar.
Gíria. Só use gírias em transcrição de falas e quando for indispensável. Nesse caso, use-as entre aspas.
Tema, lema e slogan. Use entre aspas, sem itálico, com apenas a primeira inicial em maiúscula.
Paulo Davim (PV-RN) comemorou a escolha do tema da Campanha da Fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), “Fraternidade e a vida no planeta", por tratar do meio ambiente, principal bandeira de seu partido.
Nomes de capítulos de livros, poema, crônicas, título de artigos e reportagens, títulos de palestras e apresentações. Use entre aspas e com apenas a primeira inicial maiúscula. Não use itálico.
Um dos capítulos do estudo — “Como bebem os adolescentes brasileiros” — concluiu que 24% dos adolescentes bebem pelo menos uma vez por mês, sendo que 10%, em quantidades consideradas “arriscadas”..
Pontuação: se a citação estiver inteira entre aspas, o ponto fica dentro delas. Caso contrário, o ponto vai depois das aspas.
“A sociedade, o povo e a nação esperam que o Congresso legisle para proteger o meio ambiente, para proteger a agricultura, para proteger a natureza e para proteger as pessoas.” Foi dessa forma que o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) justificou sua proposta de reformulação da legislação florestal.
Aspas simples: use as aspas simples para marcar trechos que já estejam entre aspas ou para substituir as aspas duplas em títulos de notícias on-line.
'País vive momento propício para reforma política', diz Renan
Fonte: senado.leg.br
GABARITO - C
A) o uso das aspas no título do texto realça ironicamente a palavra empregada.
Segundo F. Pestana, um dos usos de aspas é quando usamos termos no seu sentido conotativo.
Parece-me o caso. ( 916 )
Novo plástico que 'sangra' se regenera sozinho
----------------------------------------------------------------------------------------------
B) os dois pontos (primeiro parágrafo) são utilizados para introduzir uma enumeração explicativa e podem ser substituídos sem alteração de sentido por “entretanto”.
Não se trata de enumeração e não dá para trocar por " entretanto".
Um dia no futuro: você faz aquela baliza malfeita e fica com um arranhão no para-choque traseiro. De repente, o plástico cinza fica avermelhado na região do dano. Em alguns minutos, a mancha desaparece, assim como o risco. Problema resolvido.
São usos de dois pontos segundo a gramática:
1) Introduzir uma citação (discurso direto). – Assim disse Voltaire: “Devemos julgar um homem mais pelas suas perguntas que pelas respostas.”
2) Introduzir um aposto explicativo, enumerativo, distributivo ou uma oração subordinada substantiva apositiva. – Amanda tinha conseguido finalmente realizar seu maior propósito: seduzir Pedro.
3) Introduzir uma explicação ou enumeração após as expressões por exemplo, isto é, ou seja, a saber, como etc. – Adquirimos vários saberes, como: Linguagens, Filosofia, Ciências
-------------------------------------------------------------------------------------------------
D) em: “[...] como dizia Arthur C. Clarke, saudoso escritor, qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível de magia.” (segundo parágrafo), as vírgulas são empregadas para isolar o vocativo.
As vírgulas isolam um aposto.
--------------------------------------------------------------------------------------------------
E) Em regra .. precisa.
Fontes: F. Pestana.
José Maria, material didático.
Havendo algum equívoco, comunique-me a proposta é ajudar a todos.
Bons estudos!