SóProvas


ID
5041987
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

Em cada um do item subsequente é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada, a respeito da seguridade social, da contagem recíproca do tempo de serviço e dos regimes próprios de previdência social.


Ronaldo, depois de ter contribuído por 14 anos para o regime previdenciário de um município do estado X, pediu exoneração em virtude da sua aprovação em concurso para provimento de um cargo público estadual no estado Y. Neste ano, Ronaldo, com 65 anos de idade, completou 23 anos de efetivo exercício no serviço público do estado Y. Nessa situação, embora conte, agora, com apenas 23 anos no serviço público estadual, Ronaldo faz jus a aposentadoria a ser concedida pelo regime próprio de previdência do estado Y, onde exerce sua função.

Alternativas
Comentários
  • Certo: pq Ronaldo atende aos requisitos, ou seja:

    -tem 65 anos

    -tem 25 anos de contribuição (tem 23 de contribuição para rpps do estado + 14 para rpps do município)

    -tem 10 anos de serviço público

    -tem 5 no cargo que se deu a aposentadoria.

  • O princípio da irredutibilidade do valor do benefício está assegurado na legislação ordinária que trata do Plano de Custeio (Lei 8212/1991, artigo 1.º) e na lei que trata do Plano de Benefícios da Previdência Social (Lei 8213/1991, artigo 2.º), bem como no Regulamento da Previdência Social (Decreto 3048/1999, artigo 1.º).
  • A questão deveria informar se o Estado Y fez ou não a Reforma da Previdência.

    Caso não a tenha feito, aplicam-se as regras anteriores a EC 103/19, ou seja, 10 anos de serviço público; caso contrário, o Estado Y pode estabelecer regras distintas daquelas previstas em outro entes federativos (por exemplo 40 anos de tempo no serviço público ou até mesmo não exigir esse critério). Vejam:

    art. 4º, § 9º, da EC 103/19. Aplicam-se às aposentadorias dos servidores dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios as normas constitucionais e infraconstitucionais anteriores à data de entrada em vigor desta Emenda Constitucional, enquanto não promovidas alterações na legislação interna relacionada ao respectivo regime próprio de previdência social.

    Perecebe-se, portanto, que a Reforma da Previdência rompeu a simetria prevista nas regras de concessão de aposentadoria entre os servidores públicos federais, estaduais e municipais.

    Desta forma, se o Estado Y não promoveu a reforma previdenciária, tranquilo, 10 anos de tempo de serviço público, a questão está CERTA. Se o Estado Y a promoveu, então, não há dados suficientes para respondê-la, a questão está ERRADA.

  • CF/88 Art. 40 § 9º "O tempo de contribuição federal, estadual, distrital ou municipal será contado para fins de aposentadoria (....)"

  • Achei que o erro da questão fosse ter afirmado que ele só contava com 23 anos de contribuição, sendo que o referido conta com 37.

  • Questão correta! trata-se de aposentadoria programada. idade minima ( 65 anos homem e 62 mulher) + mais tempo de contribuição (20 anos homem e 15 anos mulher). Mudança previdenciária decorrente da EC 103/19.

  • Mateus, 23 anos só no Estado, né querido? HEHEHE

    Lê ali :D

  • 37 anos de efetivo serviço e 65 anos de idade, se não puder se aposentar... melhor virar ministro do STF.

  • Para responder a presente questão, são necessários conhecimentos sobre compensação financeira entre o Regime Geral de Previdência Social e os regimes de previdência dos servidores da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nos casos de contagem recíproca de tempo de contribuição para efeito de aposentadoria.

     

    Sabe-se que, o servidor abrangido por regime próprio de previdência social será aposentado voluntariamente, e aos 65 (sessenta e cinco) anos de idade, se homem, observado o tempo mínimo de contribuição de 35 (trinta e cinco) anos, consoante art. 40, § 1º, inciso III da Constituição c/c art. 4º, inciso II da Emenda Constitucional 109/2019.

     

    Ainda, o § 9º do art. 40 da Constituição, prevê que o tempo de contribuição federal, estadual, distrital ou municipal será contado para fins de aposentadoria, sendo assegurada a contagem recíproca do tempo de contribuição, observada a compensação financeira (art. 201, § 9º da Constituição).

     

    Diante do exposto, computa-se o tempo de contribuição do servidor público em ambas as instituições, observado o dever do regime de origem, seja ele o município do estado X, compensar financeiramente o regime instituidor, estado Y.

     

    Nesse ensejo, verifica-se que Ronaldo preenche os requisitos impostos em lei, uma vez que possui 65 (sessenta e cinco) anos de idade e tem 37 (trinta e sete) anos de contribuição ao total.

     

    Gabarito do Professor: CERTO

  • CERTO - art. 10, § 1º EC 103/2019

    Art. 10. Até que entre em vigor lei federal que discipline os benefícios do regime próprio de previdência social dos servidores da União, aplica-se o disposto neste artigo.

    § 1º Os servidores públicos federais serão aposentados:

    I - voluntariamente, observados, cumulativamente, os seguintes requisitos:

    a) 62 (sessenta e dois) anos de idade, se mulher, e 65 (sessenta e cinco) anos de idade, se homem; e

    b) 25 (vinte e cinco) anos de contribuição, desde que cumprido o tempo mínimo de 10 (dez) anos de efetivo exercício no serviço público e de 5 (cinco) anos no cargo efetivo em que for concedida a aposentadoria;

  • 37 anos de efetivo serviço

  • Fundamento: Art. 40, §1º, III (2ª parte), CF/88 (EC 103/2019). O servidor abrangido por RPPS será aposentado: III (...) no âmbito dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, na idade mínima estabelecida mediante emenda às respectivas Constituições e Leis Orgânicas, observados o tempo de contribuição e os demais requisitos estabelecidos em lei complementar do respectivo ente federativo.

    Premissas para responder a questão:

    a) A questão NÃO disse expressamente que teve compensação recíproca, logo, NÃO podemos presumir que houve e somar 23+14 e chegar a 37 anos de contribuição. Tenho que trabalhar com 23 anos.

    b) A questão também NÃO especificou qual tipo de aposentadoria, só questionou genericamente se ele teria direito a algum tipo de aposentadoria em 2021, com apenas 23 anos de contribuição para o ente Estadual. Logo, temos que verificar se ele se enquadra em algum tipo de aposentadoria, qualquer que seja, prevista na legislação.

    c) A questão NÃO especificou se o Estado já regulamentou o disposto no art. 40, §1º, III (2ª parte), logo, presumi-se que não regulamentou e, portanto, se aplica a REGRA constitucional ANTERIOR à EC 103/2019, conforme ensina Frederico Amado.

    Analisando o caso concreto, considerando somente o que está expresso na questão, ele teria direito ao aposentadoria voluntária com proventos proporcionais, eis que se aplica a regra anterior, diante dos dados apresentados na questão, sobretudo, porque tem no mínimo 10 anos de efetivo exercício público e 5 anos no cargo, e 65 anos de idade (art. 40, III, b, EC 98).

  • A questão faz referência à EC 20/1998 devendo o servidor atender a regra de transição: Idade 65 anos (homem) + 10 anos de efetivo exercício no serviço público + 5 anos no cargo efetivo em que se der a aposentadoria.

  • Questão na qual precisa-se saber as regras de aposentadoria e sobre contagem recíproca.

  • art. 3º, caput e §2º da Reforma da Previdência prevê expressamente que o direito adquirido dos segurados e dependentes será respeitado, desde que tenham sido cumpridos os requisitos para obtenção desses benefícios até a data de entrada em vigor da EC n. 103/2019.

    Portanto, RPPS, POR IDADE E TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO (Art. 40, § 1º, inciso III, “a” da CF, com redação da EC nº 41/2003): Tempo de contribuição: 35anos (na questão já possuia 37 anos em 2021); Tempo no serviço público: 10anos; Tempo no cargo: 5anos; Idade mínima: 60 anos

    Logo a situação hipótetica da questão: foram CUMPRIDOS os requistos. Questão: CERTO

     

  • Gabarito''Certo''.

    Ronaldo preenche os requisitos impostos em lei, uma vez que possui 65 (sessenta e cinco) anos de idade e tem 37 (trinta e sete) anos de contribuição ao total.

    Não desista em dias ruins. Lute pelos seus sonhos!

  • muito boa essa questão!