SóProvas


ID
5061904
Banca
UNIOESTE
Órgão
UNIOESTE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Casa na árvore: projeto sugere escola integrada à natureza no pós-pandemia

    Imagine uma escola amplamente integrada à natureza, com espaços conjugados entre o interior e o exterior, além de salas de aula que se pareçam com uma casa na árvore. É o que vem propondo o arquiteto italiano Valentino Gareri. Tocado pelo clima de incertezas que assolou os centros de ensino de todo o mundo durante a pandemia, Gareri chegou a um modelo escolar que considera ideal. [...] Concebida como uma casa na árvore, a construção fica distribuída em vários níveis, com espaços interiores e exteriores combinados, permitindo grande flexibilidade para as atividades educativas. A ideia principal é criar uma escola suspensa e imersa na natureza, fazendo com que a relação com o espaço verde seja aumentada não só física, mas também visivelmente. Para isso, todos os espaços são encaixados em dois anéis, com dois pátios e uma cobertura utilizável. Cada módulo tem 55 metros quadrados e recebe a configuração para abrigar uma sala de aula com até 25 estudantes. Feitos de madeira laminada colada, os módulos são dispostos em círculos e interligados ao pátio e à paisagem externa. O perímetro circular apresenta painéis opacos que ajudam a bloquear a luz solar direta, enquanto um conjunto de painéis transparentes difunde a luz e oferece vistas desobstruídas.

    A proposta de Valentino Gareri ainda inclui a ideia de autossuficiência para o complexo. Com diversos dispositivos para economia de energia, o edifício traz coletores de água de chuva, painéis fotovoltaicos e turbinas eólicas no telhado mais alto. Com isso, o arquiteto busca trazer a ideia de sustentabilidade na prática para crianças e adolescentes no período educacional. [...] Feito com materiais naturais e técnicas construtivas de baixo custo, o projeto é visto como flexível e adaptável, o que poderia trazer benefícios à comunidade e, a partir daí, até mesmo a requalificação de áreas periféricas.

Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/haus/arquitetura/casa-na-arvore-projeto-sugere-escola-integrada-a-naturezano-pos-pandemia/

Marque a alternativa incorreta com relação ao uso dos elementos linguísticos no texto

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Erro: "NÃO SÓ" e "MAS TAMBÉM" expressam sentido de adição.

  • Significado de Além de locução adverbial Em adição a algo; igualmente, também, do mesmo modo: são também exportados figos, maçãs e outras frutas, além do óleo de oliva. Mais adiante; em relação a um ponto no espaço ou no tempo: o foco da imagem se projeta além da retina. ... Do advérbio além + preposição de. peguei do Google kkkk
  • Não esqueça que a questão quer a incorreta.

  • Inclusão , e não exclusao

  • Gabarito: D

    A questão se refere a alternativa incorreta.

    “[...] fazendo com que a relação com o espaço verde seja aumentada NÃO SÓ física, MAS TAMBÉM visivelmente”, a locução conjuncional em destaque dá ideia de exclusão.

    Na verdade dá a ideia de inclusão por se tratar de uma oração coordenada aditiva.

    Fonte: TABELA DE CONJUNÇÕES 3.0, Prof. Elias Santana.

  • A questão é sobre conjunções e quer que marquemos a alternativa incorreta com relação ao uso dos elementos linguísticos no texto. Vejamos:

     . 

    A) No trecho “[...] ATÉ MESMO a requalificação de áreas periféricas”, a expressão em destaque tem o sentido de “inclusive”.

    Errado. Esta alternativa está correta. ATÉ MESMO tem sentido de "inclusive" e é sinônimo de ainda, também, inclusivamente, até, mesmo...

     . 

    B) No trecho “[...] ALÉM DE salas de aula que se pareçam com uma casa na árvore”, a conjunção em destaque introduz uma ideia de adição ao que foi dito anteriormente.

    Errado. Esta alternativa está correta. ALÉM DE introduz uma ideia de adição ao que foi dito anteriormente e equivale a "e, como também..."

     . 

    C) No trecho “A proposta de Valentino Gareri AINDA inclui a ideia de autossuficiência [...]”, o termo em destaque não tem sentido temporal, mas de acréscimo.

    Errado. Esta alternativa está correta. AINDA tem sentido de acréscimo, de inclusão, e equivale a "também, além disso...". Trata-se, nesse caso, de um advérbio.

     . 

    D) No trecho “[...] fazendo com que a relação com o espaço verde seja aumentada NÃO SÓ física, MAS TAMBÉM visivelmente”, a locução conjuncional em destaque dá ideia de exclusão.

    Certo. Esta alternativa está incorreta. NÃO SÓ... MAS TAMBÉM dá ideia de ADIÇÃO e não de exclusão. Classifica-se como conjunção coordenativa aditiva.

    Conjunções coordenativas aditivas: têm valor semântico de adição, soma, acréscimo...

    São elas: e, nem (e não), não só... mas também, mas ainda, como também, ademais, além disso, outrossim...

    Ex.: Os livros não só instruem, mas também divertem.

     . 

    Referência: CEGALLA, Domingos Pascoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, 48.ª edição, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

     . 

    Gabarito: Letra D

  • Mas também = adição.

    Meu filho não só trabalha, mas também estuda.

  • MAS TAMBÉM despenca em provas viu galera fiquem ligados !

  • Não só e mas também tem sentido de ADIÇÃO!

    Gabarito D.